TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIETA REGIONAL - RIO GRANDE DO SUL

Por:   •  30/10/2015  •  Projeto de pesquisa  •  290 Palavras (2 Páginas)  •  384 Visualizações

Página 1 de 2

Dieta Regional
Rio Grande do Sul

Cardápio Gaúcho

Os gaúchos são conhecidos pelo churrasco e chimarrão, e na  sua culinária encontramos grandes influências indígenas, alemã e espanhola, e rica em variedades.

Seus pratos tradicionais são: Arroz carreteiro, torrão de alicante, espinhaço de ovelha, feijão mexido, queijo colonial, quibebe (purê de abobora), puchero (carne de peito de bovino), charque com mandioca, paçoca de pinhão com carne assada, roupa velha (sobra de carnes) entre outras.

ARROZ CARRETEIRO

TORRÃO DE ALICANTE

É doce composto por mel, amêndoas e claras de ovos, sua origem vem de Alicante na Espanha muito consumido principalmente em festas natalinas.

ESPINHAÇO DE OVELHA

O corte usado na preparação é o pescoço e o lombo da ovelha, é dividido em pedaços e quando bem preparado é uma carne bem macia e normalmente a mandioca vai como acompanhamento, como tempero a cebola e sal são suficientes.

CHIMARRÃO

A bebida mais tradicional da região, é proveniente de infusão de ervas-mates, preparado em uma cuia e é um usado uma espécie de talher que é chamada como bomba. Em sua preparação vai apenas ervas, uma térmica de água quente e água morna.

CHURRASCO GAÚCHO

Trabalhadores rurais que lidavam com o gado,ficavam longos períodos no campo conduzindo os rebanhos A principal refeição do dia era feita nos finais de tarde, e tinha como base a carne de boi,no espeto de madeira preparado com sal grosso.

CHARQUE

 Charque é geralmente feita com carne de segunda, cortada em largos pedaços mais desidrata do que a carne seca, produzida em larga escala,tem odor e gosto forte, necessita de longo dessalgue.

CONCLUSÃO

A dieta gaúcha tem influências italiana, alemã, indígena, portuguesa e espanhola e o clima frio da região também influência o cardápio.

Tem como base carnes bem temperadas, carnes de pato, galinha e animais de médio  porte são bem consumidas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (95 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com