TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desafio De Exploração Do Pré-sal

Artigos Científicos: O Desafio De Exploração Do Pré-sal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2014  •  1.709 Palavras (7 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 7

TARCISIO MACHADO OLIVEIRA

EMANUEL BORGES DE SOUZA JÚNIOR

O DESAFIO DA EXPLORAÇÃO DO PRÉ-SAL X PERSPECTIVAS DE LUCROS FUTUROS

SALVADOR

2014

TARCISIO MACHADO OLIVEIRA

EMANUEL BORGES DE SOUZA JÚNIOR

O DESAFIO DA EXPLORAÇÃO DO PRÉ-SAL X PERSPECTIVAS DE LUCROS FUTUROS

SALVADOR

2014

RESUMO

O pré-sal já é uma realidade, e se tornou um marco na história do Brasil. Essa camada apresenta uma grande oportunidade de emprego e desenvolvimento na indústria brasileira, deixando o país numa boa posição tendo em vista a grande demanda de petróleo em todo mundo.

O presente artigo remete-se a maneiras de como solucionar os problemas já identificados na exploração do pré-sal visando a relação com as perspectivas de lucros posteriores, sempre procurando estabelecer o equilíbrio custo x benefício. Para isso, serão postas em questão, fatos como o custo total de exploração e poluição de petróleo na área do pré-sal versus a estimativa de quanto o pais lucrará com as reservas.

Palavras chave: pré-sal, exploração, petróleo, plataforma.

ABSTRACT

The pre-salt is a reality, and became a landmark in the history of Brazil. This layer presents a great career opportunity and development in the Brazilian industry, leaving the country in a good position in view of the great demand for oil worldwide.

This article refers to ways of resolving the problems already identified in the pre-salt exploration targeting the relationship with the prospects of subsequent profits, always seeking to establish the cost-benefit balance. For this, be called into question, the facts as total cost of ownership and pollution of oil in the pre-salt area versus the estimate of how much the country will profit from the reserves.

Keywords: pre-salt, exploration, oil, platform.

INTRODUÇÃO

O artigo científico O Desafio da exploração do Pré-Sal x Perspectivas de lucros futuros busca apresentar, de forma clara e objetiva, o processo de desenvolvimento das atividades de exploração e produção das reservas localizadas na área do Pré-Sal.

A pesquisa foi realizada através da consulta de informações disponibilizadas através de documentários, de artigos publicados pela principal empresa responsável (Petrobrás) além de reportagens encontradas na internet.

O início do trabalho apresenta informações básicas sobre o petróleo e o pré-sal, como sua composição e classificação. Trata também de informações relevantes sobre a formação, composição e localização da camada pré-sal no Brasil, que se confirmado as expectativas, o Brasil tem tudo para figurar entre os maiores produtores de petróleo do mundo.

Na continuidade desse artigo apresenta-se as informações das novas reservas encontradas, mostra os investimentos realizados para exploração em águas profundas e produção nas plataformas de petróleo exclusivas do Pré-Sal, os equipamentos e as soluções tornando um processo sustentável e finalmente a avaliação dos impactos ambientais e riscos eminentes de acidentes.

1.1 Objetivo

O objetivo é Apresentar os principais desafios de exploração e produção das descobertas do pré-sal a serem enfrentados e fornecer informações e estimular a obtenção de uma nova visão de futuro, onde surgirão novas oportunidades de empregos e conhecimento dos rumos que o Brasil caminhará na questão do chamado ouro negro, apresentando perspectivas de desenvolvimento econômico para todo o país.

1.2 Camada Pré-sal (o que é e como foi formada)

O petróleo do pré-sal está em uma rocha reservatório localizada abaixo de uma camada de sal nas profundezas do leito marinho.

Entre 300 e 200 milhões de anos havia um único continente, a Pangeia, que há cerca de 200 milhões de anos se subdividiu em Laurásia e Gondwana. Há aproximadamente 140 milhões de anos teve inicio o processo de separação entre as duas placas tectônicas sobre as quais estão os continentes que formavam o Gondwana, os atuais continentes da África e América do Sul. No local em que ocorreu o afastamento da África e América do Sul, formou-se o que é hoje o Atlântico Sul.

Nos primórdios, formaram-se vários mares rasos, onde proliferaram algas e microrganismos chamados de fitoplâncton e zooplâncton. Estes microrganismos se depositavam continuamente no leito marinho na forma de sedimentos, misturando-se a outros sedimentos, areia e sal, formando camadas de rochas impregnadas de matéria orgânica, que dariam origem às rochas geradoras. A partir delas, o petróleo migrou para cima e ficou aprisionado nas rochas reservatórios, de onde é hoje extraído. Ao longo de milhões de anos e sucessivas Eras glaciais, ocorreram grandes oscilações no nível dos oceanos, inclusive com a deposição de grandes quantidades de sal, que formaram as camadas de sedimento salino, geralmente acumulado pela evaporação da água nestes mares rasos.

Estas camadas de sal voltaram a ser soterradas pelo oceano e por novas camadas de sedimentos quando o gelo das calotas polares voltou a derreter nos períodos inter-glaciais. Estes microrganismos sedimentados no fundo do oceano, soterrados sob pressão e com oxigenação reduzida, degradaram-se muito lentamente e, com o passar do tempo, transformaram-se em petróleo, como o que é encontrado atualmente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com