TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desafio Profissional

Por:   •  1/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.125 Palavras (13 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO FINANCEIRA

POLO: FACULDADE ANHANGUERA DE SÃO BERNARDO

JANAINA PINTO FERREIRA        RA: 5056554432

DESAFIO PROFISSIONAL

2ª SÉRIE

TUTOR(A) A DISTANCIA:

PRISCILA CINTRA ZANGIROLAMI

SÃO BERNARDO DO CAMPO/SP

2016.2

JANAINA PINTO FERREIRA

        

DESAFIO PROFISSIONAL

2ª SÉRIE

Desafio profissional do Curso Tecnologia em Gestão Financeira da Uniderp, como requisito parcial à obtenção de notas das disciplinas de matemática, processos gerenciais, direito empresarial, tecnologias de gestão e responsabilidade social e meio ambiente.

Orientador (a): Tutor(a) a distância:

PRISCILA CINTRA ZANGIROLAMI

SÃO BERNARDO DO CAMPO/SP

2016.2


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

DESENVOLVIMENTO        4

 1 - PESQUISA SOBRE RELAÇÕES HUMANAS        4

 2 - ANÁLISE DA PRODUÇÃO        5

 3 - CONTRATAÇÃO E FORMALIZAÇÃO DE SERVIÇOS TERCEIRIZADOS        6

 4 - ENTERPRISE RESOURCE PLANNING - ERP´S        7

 5 - LEGISLAÇÃO SOBRE A DESTINAÇÃO DE RESÍDUOS        9

CONSIDERAÇÕES FINAIS        12

REFERÊNCIAS        13


INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho visa o estudo e a criação de um projeto de reestruturação de uma empresa de baterias automotivas.

A empresa passa por uma fase de transição, onde ocorre a sucessão da administração do pai para os filhos.

É muito importante que nesta fase de transição sejam evitados conflitos familiares, já que a nova diretoria busca realizar grandes mudanças na forma de administrar, trocando a gestão centralizada praticada pela administração anterior por uma gestão descentralizada. Nesta nova forma de gestão ocorre uma administração onde os colaboradores tem mais participação nas tomadas de decisões e na busca por soluções inovadoras.

Para que as mudanças ocorram de maneira eficiente é necessária a apresentação de um planejamento estratégico, desenvolvido pelos administradores, profissionais responsáveis e capacitados. Devem ser feitos investimentos em novas ferramentas de tecnologia, implementação de sistemas de gestão,  treinamento e capacitação dos  colaboradores.

Os interesses da empresa precisam estar alinhados aos interesses dos seus stakeholders. Sabe-se que nos dias atuais os colaboradores tem outras necessidades que vão além do ganho financeiro, trata-se da busca pelo crescimento profissional e pessoal.

O conceito de sustentabilidade deve ser agregado aos novos conceitos da cultura organizacional e na implementação das mudanças para que a empresa possa atuar atendendo à legislação vigente e as demandas da sociedade.

 

   

DESENVOLVIMENTO

  1. PESQUISA SOBRE RELAÇÕES HUMANAS

Elton Mayo(médico e sociólogo) é considerado o fundador do movimento das relações humanas, contrariando os princípios de Taylor(Administração Científica) e Fayol(Teoria Clássica da Administração), que tinham ênfase nas tarefas.

A principal mudança proposta por Mayo, foi a de dar ênfase nas pessoas. Através de pesquisas percebeu-se que as pessoas poderiam ser mais motivadas por recursos que vão além do financeiro.

À partir das experiências de Hawthorne(ocorreu de 1927 à 1932), Mayo concluiu que os trabalhadores, por estarem mais cansados e pela má condição do ambiente de trabalho, cometiam mais falhas, produziam menos e não tinham vontade de permanecer por muito tempo dentro da empresa.

Na primeira fase da experiência, um grupo trabalhava em um ambiente bem iluminado enquanto outro trabalhava num ambiente onde a iluminação falhava. Percebeu-se ,que no ambiente com melhor iluminação a produção melhorava, enquanto na outra situação sempre que a iluminação ficava mais fraca havia queda na produção, isso se dava em relação a algum fator psicológico.

Na 2° fase foram feitas mudanças no ambiente de trabalho, foram criados intervalos de descanso e oferecido lanches para os funcionários, estes ficavam mais satisfeitos e acabavam rendendo melhoras em suas tarefas.

Na 3° fase Mayo e sua equipe realizaram algumas entrevistas com os funcionários. Mayo viu que havia união entre os funcionários de uma mesma classe. Se alguém estivesse com problemas, os outros se uniam com a intenção de ajudá-lo.

Se o aumento na produção significasse aumento no pagamento de forma individual, o grupo então nivelava a quantidade produzida e dessa forma se solidarizavam entre si.

A conclusão foi que a produção variava de acordo com os interesses sociais dos operários.

Quando foram criados benefícios como os intervalos de descanso, um bom ambiente de trabalho e refeições, os funcionários se sentiam motivados a melhorar e aumentar a produção. Foram inclusive realizadas trocas de cargo, visando evitar a monotonia. Os indivíduos, de uma mesma cultura e hábitos, se uniam formando grupos e estes grupos eram parte integrante da empresa.

O trabalhador deixou de ser visto como uma ferramenta mecânica de produção.

Algumas características dessa mudança são:

- O ser humano não deve ser reduzido a um ser de comportamento simples e mecânico.

- O homem é, ao mesmo tempo, guiado por um sistema social e por necessidades biológicas.

- Todos os homens possuem necessidades de segurança, afeto, aprovação social, prestígio e autorrealização.

No fundo, organizações existem para alcançar objetivos que as pessoas isoladamente não conseguem alcançar (Chiavenatto).

A busca por reconhecimento e aceitação cria novos estímulos às pessoas(Morales).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.5 Kb)   pdf (167.5 Kb)   docx (36.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com