TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desafio Profissional

Por:   •  8/5/2015  •  Resenha  •  1.570 Palavras (7 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 7

RESUMO[pic 1][pic 2]

Nas últimas décadas, a postura do consumidor em relação aos produtos que adquire tem sido mais consciente. No setor de alimentos, essa evolução pode ser observada na busca pela qualidade de vida, agregando à dieta questões de saúde, incluindo produtos menos gorduras e calorias, e rico em fibras. No mercado de laticínios, aspectos demográficos e sócio-culturais, qualidade e preço dos produtos ofertados, são importantes para que as empresas se ajustem a essa realidade.. A empresa Life Milk, associado a uma cooperativa regional, é composta de cerca de 40 cooperativas regionais e possui atualmente seis fábricas, localizadas em Belo Horizonte, Guanhães, Goiânia, Sete Lagoas. A empresa, sendo a 3ª colocada no ranking de maiores empresas por vendas no setor de laticínios no Brasil, tem buscado a diversificação, principalmente na parte de produção de leite e derivados. A linha de produtos da mesma, comparada com há de seis anos atrás, aumentou cerca de quatro vezes tentando ajustar-se à demanda e, assim, conquistar cada vez mais o mercado. Segundo o gerente de transporte da empresa, isto ocorreu porque o mercado está muito competitivo sendo necessário procurar e atingir novas fatias do mesmo. A cooperativa também atinge o mercado internacional, principalmente com o leite em pó, o leite condensado e o leite evaporado, que é um produto novo feito para exportação.

De um modo geral, foi observado que as estratégias do composto mercadológico das empresas sofrem poucas variações em função das características dos produtos e do público-alvo dessas empresas. Entretanto, outros aspectos se diferenciam em função da natureza das organizações, principalmente àquelas referentes à comunicação e o desenvolvimento de produtos. Apesar dessa constatação, a análise dos resultados revelou a existência de um ambiente propício para o aumento da competitividade dos laticínios estudados.

O empenho da Life Milk, visa fortalecer a imagem do leite e seus derivados, e educar a população para o consumo dos produtos lácteos (Associações e Empresas). Uma maior articulação do setor para que sejam desenvolvidas pesquisas de mercado dirigidas, a fim de obter informações sobre o consumo e preferências do consumidor final (Associações e Empresas). Promovendo o leite enquanto alimento, destacando seus benefícios, uma vez que o fato de o produto ser considerado “commodity” pode resultar em baixa fidelidade por marcas, apoiada pela busca por preços mais baixos, negligenciando inclusive aspectos relacionados à segurança do alimento por parte do consumidor (Associações e Empresas). A Life Milk Vem dedicando especial atenção na comunicação do produto ao mercado, de forma a destacar os benefícios proporcionados pelo consumo do leite e derivados e a valorização de produtos premium e funcionais, como alternativa para as classes mais favorecidas (Empresas).

Necessidade de ações nos pontos de venda (varejo), visando tornar empresas e produtos mais conhecidos dos consumidores, a partir do fortalecimento da marca. A maior preocupação com questões relacionadas à saúde e à estética, de forma a influenciar os hábitos de consumo da população, sugere que a indústria precisa desenvolver variações de produtos para atender os segmentos light ou diet. Ela foca a distribuição desses novos produtos em canais adequados, tornando-os disponíveis ao consumidor em embalagens e quantidades próprias para atender aos diversos segmentos-alvo.

Quanto à logística de captação a realização da coleta direto ao produtor por frota própria, e para a distribuição indicamos a terceirização deste serviço por meio de carreteiros e freteiros. Os veículos utilizados, direto e por terceiros, para captação do leite da fazenda ou das plataformas de recebimento dessa matéria-prima até o seu processamento final no laticínio, foram: caminhões-tanque (refrigerados),caminhões-baús (não-refrigerados),

Quanto a distância percorrida não é considerada como um problema, mas sim as 144 condições de seu acesso ao local de origem da matéria-prima, de tal modo que, adotamos à adoção de critérios para captação do leite, como as condições de escoamento e manutenção das estradas e o horário de recebimento do leite. Adotamos também a chegada do leite ao laticínio até às 11h da manhã e caso fazem uso do sistema de granelização do leite não adotamos nenhum criterio.

Sendo a técnica mais utilizada atualmente para a coleta do leite (que no caso é primeiro percurso) é a granelização do leite, que consiste no resfriamento do leite imediatamente após sua ordenha. O leite é acondicionado nos tanques de expansão, onde sua temperatura fica na faixa dos 4ºC. Com a chegada do caminhão isotérmico, o leite é transferido para o caminhão por magotes flexíveis, com auxílio de uma bomba autoaspirante, não havendo, portanto, nenhum contato manual.

O relacionamento da Life Milk, com seus fornecedores se baseia nas orientações dos Princípios de Compra Life Mill. Este documento estabelece os padrões de qualidade necessários às matérias-primas, além das condutas éticas esperadas dos fornecedores em relação a temas como meio ambiente e discriminação, entre outros.

A empresa orienta sua relação com os parceiros comerciais em concordância com as regras estabelecidas pela Câmara Internacional de Comércio.

A Life Milk também exige de seus fornecedores o cumprimento das diretrizes que tratam do assunto. Na condição de fornecedora, a empresa cumpre fielmente esses conceitos e práticas.

Serviço de Inspeção Federal – SIF – é um órgão nacional que atesta a qualidade sanitária dos produtos de origem animal oferecidos à população brasileira e a milhares de consumidores em todo o mundo, certificando que os produtos estão aptos ao consumo sob o aspecto sanitário e tecnológico, em conformidade com a legislação vigente. Os produtos brasileiros com a marca SIF são comercializados em mais de cento e oitenta países, elevando o Brasil à categoria de grande exportador mundial de produtos de origem animal. Sucedendo a isto, contribui para o aumento de divisas, a geração de empregos e a consequente inclusão social. O tradicional carimbo do SIF aposto nas embalagens faz parte de nosso cotidiano, preservando a segurança dos alimentos e o direito do consumidor. Todos os produtos da Life Milk possuem o carimbo do SIF, um atestado ao padrão de qualidade e respeito ao consumidor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (76.1 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com