TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desafio Profissional

Por:   •  15/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  5.771 Palavras (24 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 24

CONSIDERAÇÕES INICIAIS

A SUPERSOFT LTDA é uma empresa familiar, situada em São Paulo, capital, e direcionada ao segmento de informática, onde desenvolve aplicativos para controle de estoque de pequenos supermercados.

Porém a empresa vem passando por problemas, sendo eles: queda de faturamento mensal, perda de clientes, custos com admissão e demissão e desmotivação dos colaboradores. Visando o progresso, a SUPERSOFT não considerou os pedidos dos funcionários, ocorrendo assim um alto índice de absenteísmo e muita insatisfação.

A empresa, no entanto têm sérios problemas relacionados ao ambiente de trabalho. A interação entre os funcionários é mínima e há muito ressentimento. A empresa também não oferece um ambiente físico adequado a alguns de seus colaboradores, políticas salariais e de recompensas não são claras e geram dúvidas e insatisfações por parte dos colaboradores.

A contratação de um consultor em RH tornou-se essencial para a correção desses problemas, tendo como vantagem um Consultor, para assim resolver o clima organizacional da empresa, pois a proximidade com os colaboradores ajuda a identificar e corrigir as insatisfações nela existentes, onde a transparência da gestão com os mesmos podem sanar dúvidas sobre o seu papel dentro da organização ocorrendo assim menor resistência às mudanças.

DIAGNÓSTICOS

Diante de análises o consultor detectou os seguintes problemas:

• Adequação Salarial: a falta de clareza nos demonstrativos de pagamento está gerando muitas dúvidas e algumas insatisfações por parte dos colaboradores.

• Clima Organizacional: o Clima Organizacional da SUPERSOFT é ruim. Os funcionários não interagem entre si e há dificuldade para o trabalho em equipe, onde obteria um resultado positivo e prosperidade a empresa.

• Infraestrutura da Empresa: a SUPERSOFT possui uma copa que não é bem utilizada pelos colaboradores por não ter uma estrutura adequada para o uso. Além da falta de equipamentos adequada a alguns funcionários.

• Políticas de Remuneração: não existe política de remuneração para os funcionários, gerando alto índice de insatisfação e absenteísmo.

Através do dossiê, o consultor percebeu que a insatisfação dos colaboradores era generalizada. Não havia suporte na gestão de pessoas, um feedback onde colaboradores pudessem expor seu descontentamento para a direção da empresa. Percebe-se que não havia uma linha de reconhecimento pelo trabalho de cada um, o que gerou desmotivação e estagnação por parte dos colaboradores. Eles não viam motivos dentro da organização para desenvolver melhor seu trabalho. Simplesmente estavam trabalhando para cumprir horário.

Devido a esse descontentamento houve uma rotatividade no quadro de funcionários no setor da limpeza. Com a análise do dossiê da empresa o gestor identificou os gastos que tiveram em contratação e demissão de faxineiras. Nessa análise ele viu que algo estava errado, tentou-se encontrar o porquê dessa rotatividade e foi constatado que por ser um trabalho mais simples as pessoas que eram contratadas não eram tratadas como os demais colaboradores, eram vistas como meras funcionárias sem valor, muitas vezes por não terem um grau de instrução melhor. As contratadas não chegavam nem a um ano de empresa. Logo que iniciou seu trabalho de consultoria a atual faxineira solicitou seu pedido de desligamento.

A falta de comunicação e interação resultou no conflito entre Agenor e Leonora. O maior motivo desse conflito foi à queda de faturamento. Como eles não se interagiam, não se comunicava devido à diferença de linha de pensamento acabou refletindo nos colaboradores. Entre eles havia discordância de opiniões. Dentre os colaboradores, a secretária que mantinha contato direto com ambos, já estava ficando saturada, pois não podia contar com o diretor que era arrogante e não sabia ouvir pacientemente os problemas que chegavam até ela para uma solução. A diretora por sua vez era o oposto sabia ouvi-la, entretanto, devido as pressões do dia a dia não conseguia dar suporte como uma gestora de departamento pessoal. Por mais que ela tivesse uma formação em administração, não tinha experiência em administrar pessoas. Agenor por estar voltado ao departamento de produção e vendas só queria saber de faturamento. Como Karine era proativa cobrava ideias inovadoras para aumentar o faturamento. O gestor detectou nesse item o descontentamento de Karine com relação à diferença de salário. Agenor cobrava dela atividades que como diretor comercial deveria criar, até porque ele quem mantinha contato direto com o desenvolvedor dos sistemas e com o vendedor.

PLANOS DE AÇÃO

A implantação de uma adequação salarial dentro de uma empresa implica no processo de revisar o salário de seus funcionários, podendo acontecer situações em que os salários encontram-se completamente fora de tabela permitindo assim fazer uma avaliação para que os salários sejam compatíveis aos cargos oferecidos pela empresa aos seus funcionários. A partir da análise dos dados apresentados, os salários ficam adequados à tabela ou ao seu cargo.

Segundo CHIAVENATO (2006) o clima organizacional é favorável quando proporciona satisfação das necessidades dos participantes, produzindo elevação do moral interno. É desfavorável quando proporciona frustação daquelas necessidades. O atual Clima Organizacional da SUPERSOFT gera tensões, desinteresses, erros constantes e falta comunicação.

Para a melhora do clima organizacional da SUPERSOFT a sugestão é reservar uma porcentagem de 1% - 2% do faturamento mensal da empresa na viabilização da interação entre os funcionários na forma de eventos mensais como churrascos, caminhadas ecológicas, jantares ou almoços e alguns desses eventos com a participação das famílias dos funcionários. O planejamento desses eventos ficaria a cargo da Administração da empresa.

Na infraestrutura a SUPERSOFT deve adequar a copa da empresa, comprando eletrodomésticos adequados, instalando pias, mesas e cadeiras, permitindo que os funcionários possam fazer as refeições no ambiente. Além de ajudar os funcionários a gastarem menos não almoçando fora, ajuda no fortalecimento das relações entre os funcionários. Outra melhoria é a aquisição de um computador de mesa para a Lilia para melhorar a qualidade de seu trabalho.

Segundo CHIAVENATO (2010) recompensa é uma retribuição, prêmio ou reconhecimento pelos serviços de alguém. A remuneração total é o pacote de recompensas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.6 Kb)   pdf (86.8 Kb)   docx (30.4 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com