TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desafio Profissional

Por:   •  21/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.959 Palavras (8 Páginas)  •  114 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

POLO DE RIBEIRÃO PRETO - SP

CURSO TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA

ADRIANO APARECIDO BOLITO - RA 9608470351

DESAFIO PROFISSIONAL DO 1º BIMESTRE

Disciplinas de Matemática e Processos Gerenciais

TUTOR EAD - ALEX ZOMPERO BEZERRA

RIBEIRÃO PRETO - SP

2014


SUMÁRIO                                      

1. INTRODUÇÃO........................................................................................01

1.2 DESENVOLVIMENTO..........................................................................02

1.3 RECOMENDAÇÕES FINAIS................................................................07

1.4 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.....................................................08


1. INTRODUÇÃO                                                                                                                                                                                          

A análise gerencial é de extrema importância para a tomada de decisões em qualquer organização. Por meio desta análise constatamos os pontos que interferem significativamente no resultado econômico da empresa. Sugere-se que a administração da empresa estabeleça uma política eficiente de racionalização/redução de custos e despesas, bem como uma estratégia que objetive atuar de forma mais eficaz nos seus respectivos setores e postos de atendimentos em geral, procurando explorar as potencialidades, bem como minimizar as limitações de cada departamento.

Para tanto é importante que a administração da empresa mantenha um contínuo acompanhamento das mutações que ocorrem frequentemente no ambiente institucional, buscando minimizar a assimetria de informações, mas, sobretudo, aproveitar as oportunidades que porventura surjam.

                                                                                                

1.2 DESENVOLVIMENTO

Com base na avaliação da consultoria precisamos reorganizar a estrutura organizacional e implantar métodos administrativos que proporcione o desenvolvimento e capacitação dos gestores. Assim conseguiremos diminuir os custos e consequentemente melhorar a margem que vem caindo.

Inicialmente redefinimos o organograma com o objetivo de atribuir aos gestores suas respectivas responsabilidades, de forma organizada e clara.

Como proposto na figura abaixo: Distribuímos as áreas com o propósito de colocarmos Gerentes e Coordenadores para suas especialidades, note que na área de estratégia teremos a diretoria administrava e financeira, que em sua responsabilidade estarão os departamentos que implantarão os planos de melhorias na gestão, sendo eles: Recursos Humanos, Qualidade, Projetos e outros.

Adequamos à gerência financeira as pratica do mercado, para que as atividades burocráticas não interfiram na gestão e auxilie a gestão com informação seguras e dinâmicas.

Quanto à área de compras, mudamos para Supply Chain, área que envolve toda a cadeia de suprimentos fazendo com que as rotinas se tornem mais integradas.

[pic 2][pic 3][pic 4]

Conforme quadro abaixo, as mudanças no organograma não geraram impactos financeiros, as mudanças adotadas tem a intenção de reduzir gerentes, qualificar os que se manterem e contratar coordenados com especialidades em suas áreas, podendo ser recrutamento interno sem a interferência das políticas já existentes.

Departamentos

Salário Médio

Estrutura Atual

Estrutura Proposta

Quantidade

Custo (R$)

Quantidade

Custo (R$)

Diretoria

               15.000

3

45.000

2

30.000

Gerência

                 8.000

8

64.000

4

32.000

Coordenador

                 5.000

-

-

6

30.000

Operacional

                 2.000

165

330.000

174

348.000

Total

 

176

439.000

186

440.000

        Após a implantação da nova estrutura organizacional, precisamos melhorar outro ponto critico levantado pela consultoria. Este ponto trata-se da percepção que a liderança foi “nascida dentro de casa”, ou seja, técnicos que se aperfeiçoaram e se destacaram na pratica do seu dia-a-dia, agora precisamos dar o suporte necessário para que eles enxerguem o processo de forma administrativa, como gestores, para isso, elaboramos um plano de capacitação e desenvolvimento da Liderança.

a) Primeiramente trabalharemos com os Diretores, com as atividades abaixo:

Visita Técnica (3 x 6 horas) – Objetivo: Analisar Visões Diferentes em empresas que já passaram por situação semelhantes e conhecer as formas já trabalhadas para solucionar ou melhorar seus processos.

Workshop Interno: Liderança Empresarial (16 horas) – O principal objetivo da liderança empresarial é a obtenção de resultados, o Workshop tem o objetivo de explanar algumas formas de planejar e executar estratégias para atingir os resultados esperados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)   pdf (224.9 Kb)   docx (116.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com