TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desafio Profissional

Por:   •  25/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.209 Palavras (5 Páginas)  •  135 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA

2º SEMESTRE

DESAFIO PROFISSIONAL – 1º BIMESTRE

DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA

E PROCESSOS GERENCIAIS

POLO

2014


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO                                                                                02

1. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DO HIPERMERCADO                                03

2. PLANO DE AÇÃO PARA O NÍVEL ESTRATÉGICO E TÁTICO                        03

3. PLANO DE AÇÃO PARA O NÍVEL OPERACIONAL                                        04

CONSIDERAÇÕES FINAIS                                                                        04

REFERÊNCIAS                                                                                05


INTRODUÇÃO

Trata-se de uma empresa varejista de alimentos a HOTERDAN – HIPERMERCADO, com objetivo de médio prazo é tornar-se uma rede com filiais em todo o estado, sua sede é no interior do Estado de São Paulo. A empresa segue uma política de promoções internas, seguindo frequentemente indicações e ligações políticas.  O principal critério é a competência técnica, tanto nos níveis superiores como inferiores. Como os lucros da empresa estavam caindo a quatro trimestres consecutivos, mesmo com as vendas em alta, tivemos que contratar uma empresa de consultoria em gestão administrativa para saber o real motivo do problema.

Essa consultoria vai ser executada de cima para baixo, vai da presidência até os operários, conclui-se que a uma necessidade de um influxo de pessoas externas para a administração, que enfatizam menos os aspectos técnicos e mais o lado da gerencia. No relatório de consultoria foi verificado divergências políticas entre os departamentos, devido a competência técnica em ambas as hierarquias deste o nível superior até o inferior.  Foi analisada também a falta de um programa para capacitação profissional e motivação dos colaboradores da empresa.  A empresa tem ser reestruturada como uma rede de hipermercados, pois só assim vai conseguir expandir em todo estado.

Esta rede de supermercados é uma empresa regional que cresceu durante duas décadas e detém 70% do mercado em sua cidade na venda de alimentos, eletrodomésticos e eletroeletrônicos, onde se transformou em “Hipermercado”.

Com essa consultoria se compreendeu a necessidade de um novo diretor administrativo, com maior capacitação, competências gerenciais nos níveis operacional, médio e estratégico, só assim poderíamos entender melhor o que estava acontecendo em nossa empresa.

.


1. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DO HIPERMERCADO

- Presidência –[pic 2]

- Diretorias – Financeira – Compras – Operações [pic 3]

- Gerencias – Mercearia e Secos e Molhados – Hortifrutícola – Padaria - Linha Branca/Marrom – Armarinho e Textil – Açougue e Peixaria – Segurança.[pic 4]

2. PLANO DE AÇÃO PARA O NÍVEL ESTRATÉGICO E TÁTICO

 Com a capacitação de nossos Diretores e Gerentes para uma melhor eficácia gerencial, vamos definir uma nova estrutura organizacional voltada para hipermercados, os princípios básicos para qualquer organização seriam: divisão de trabalho, especialização, hierarquia e uma administração mais ampla.

Vamos separar nossos departamentos em módulos, com isso vamos conseguir uma divisão ou segmento distinto para cada um dos administradores (seja o diretor, gerente, supervisor, etc.). Vamos adequar um líder para cada modulo do hipermercado e capacita-lo. Assim será mais fácil desenvolver equipes e torna-las altamente capacitadas, pois vamos ter uma pessoa observando suas dificuldades e com isso um melhor acerto na equipe.

Para a empresa Hoterdan - Hipermercado isto é tudo novo, pois até então tratava se de uma única unidade, mas agora com projetos de expansão para todo estado. Terá que refazer o desenho departamental da estrutura organizacional. A nova característica departamental será formada por departamentalização geográfica, em que certas funções (como compras, finanças e recursos humanos) possam permanecer centralizadas na matriz. As demais funções foram descentralizadas entre as filiais da empresa pela a divisão geográfica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (116.5 Kb)   docx (28.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com