TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desafio Profissional

Por:   •  26/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.576 Palavras (7 Páginas)  •  107 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GESTÃO FINANCEIRA

POLO LEME

1ª SÉRIE

JUVENIL CORRÊA DE ALMEIDA JUNIOR        RA 9918001752

DESAFIO PROFISSIONAL – 1º BIMESTRE

DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA E PROCESSOS GERENCIAIS

PROFESSORA-TUTORA A DISTANCIA ELAINE OLIVEIRA FOSTER REIS

LEME/SP

2015

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO                                                                              03
  2. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL  _                                                  _            04
  3. PLANO DE CAPACITAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PARA DIRETORES E GERENTES                                                                                                                       07
  4. PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO/DESENVOLVIMENTO E MOTIVAÇÃO PARA O PESSOAL OPERACIONAL                                                                         08                                                      

CONSIDERAÇÕES FINAIS                                                                    09

REFERÊNCIAS                                                                                    10

  1. INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como meta a elaboração de um projeto que implantará na empresa Hortedan Hipermercados a melhoria da estrutura e capacitação gerenciais nos três níveis, estratégico, tático e operacional da empresa, e também analisar a atual situação da organização e seu novo posicionamento frente ao mercado, analítico.

Demonstrando as habilidades e conhecimento adquirido no decorrer das aulas foi elaborado o Plano de Capacitação para profissionalização, qualificação e desenvolvimento dos colaboradores, gerentes e diretores da organização bem como a modelagem da estrutura organizacional.

  1. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL.

A empresa esta estruturada atualmente conforme organograma abaixo.

[pic 3][pic 2]

Como vimos no organograma a empresa está dividida em departamentos e os mesmos estão estruturados com hierarquia centralizada, sendo que as decisões estão concentradas no topo, Top Down e são repassadas para os níveis inferiores do organograma e estes não possui delegação de autoridade.

Verificando a necessidade de uma nova modelagem para maximizar a estrutura organizacional sugerimos algumas modificações na sua estrutura como a descentralização de hierarquia e delegações de autoridades para que níveis inferiores consigam a eficiência e eficácia desejada, sendo assim geramos um novo desenho organizacional para empresa.  

O organograma sugerido terá algumas alterações como a inclusão de mais duas Diretorias, “Marketing” para a perspectiva futura de mercado, com dois níveis inferiores para “Prospecção de novos negócios” e “Publicidade”, e a Diretoria de Gestão de Pessoal, está ficaria incumbida de gerir os colaboradores e os demais envolvidos na empresa quanto às questões burocráticas da gestão de pessoas bem como resolver possíveis conflitos que venham a ocorrer e seu desenvolvimento profissional.

Logo no nível abaixo das Gerências da Diretoria Operacional incluímos o cargo de supervisor ou líder para controlar e mensurar as metas e missão do setor operacional. E excluímos uma gerência de padaria, ficando somente uma responsável.

[pic 5][pic 4]

Com a nova modelagem organizacional a empresa estará pronta para a nova postura frente ao mercado, analítica, visto que a Diretoria de Marketing estará voltada para buscar novos negócios a nível estadual conforme intenção da executiva e defender a sua posição atual, agindo mutuamente nos dois sentidos. A Diretoria de Gestão de Pessoal atuará para resolver conflitos internos e externos caso ocorrer bem como as providências burocráticas e de adaptação e a capacitação dos envolvidos nessa nova fase da organização.

Os Supervisores Operacionais ou Lideres estarão prontos para enfrentar as variáveis, como corrigir e concertar erros que possa ocorrer na base, sem a necessidade da ordem seja emanada do nível institucional, agindo de forma rápida e eficaz a fim de alcançar as metas estabelecidas pelo nível institucional.

  1. PLANO DE CAPACITAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PARA DIRETORES E GERENTES.

Para a capacitação e desenvolvimento dos diretores e gerentes da organização, primeiramente será necessário definir os objetivos e as metas organizacionais, para direciona-los para o cumprimento da missão, sendo que cada setor da empresa interagirá com outro setor da organização objetivando as metas, porém não será permitida ingerência no setor alheio.  

Será definida por meio de circular interna data para reuniões nas quais serão definidos os objetivos em curto prazo e médio prazo, a mensuração dos resultados, bem como a interação dos departamentos.

A Diretoria de Gestão de Pessoal será responsável pela elaboração da agenda de treinamento e aperfeiçoamento dos Gerentes em busca da eficácia e eficiência, como o desenvolvimento de habilidades necessárias para a posição ocupada. E a procura e lapidação de lideres, supervisores dentro da equipe que tenha o perfil atual da empresa que seguirá a nova política e nova cultura organizacional que é a promoção por competência, habilidade e ação do envolvido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (168.2 Kb)   docx (37.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com