TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desafio Profissional Logística

Por:   •  22/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.404 Palavras (10 Páginas)  •  355 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

POLO DE CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (CEAD)

CURSO TECNÓLOGO EM LOGÍSTICA

PEDRO HENRIQUE PINHEIRO PARENTE E RA 8512878995

DESAFIO PROFISSIONAL DO 4º BIMESTRE

Disciplinas: Administração de Materiais e Operações de terminais e Armazéns.

TUTOR EaD  THELMA MARIETE DOS SANTOS COSTA

MOGI DAS CRUZES/SÃO PAULO

2015

PEDRO HENRIQUE PINHEIRO PARENTE[pic 2]

Disciplinas: Administração de Materiais e Operações de terminais e Armazéns.

Atividade Desafio Profissional apresentada como requisito de avaliação na disciplina de Administração de materiais e operações de Terminais e armazéns, no Curso de Tecnologia em Logística da Universidade Anhanguera-Uniderp, turma CEAD, sob a orientação do(a) Prof.(a)Thelma Mariete dos Santos Costa.

Mogi das Cruzes/SP[pic 3]

Setembro de 2015

SUMÁRIO[pic 4]

   

1.        INTRODUÇÃO        3

2.        ARMAZENAGEM        4

3.        ENDEREÇAMENTO        5

4.                PICKING E SEPARAÇÃO DOS PRODUTOS                        .......................  6

4.1 PROPICIAR A COMPREENSÃO E A AVALIAÇÃO DOS IMPACTOS SOCIAIS,ECONÔMICOS E AMBIENTAIS        7

4.2 PROMOVER A CAPACIDADE DE CONTINUAR APRENDENDO E ACOMPANHAR AS MUDANÇAS NAS CONDIÇÕES DE TRABALHO        8

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS        9

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        10


  1. INTRODUÇÃO

 Este trabalho apresenta o desenvolvimento econômico e social, mostrando que as empresas vêm investindo em mecanismos e estratégias inovadoras visando maiores vantagens competitivas, qualidade de serviços, satisfação do cliente e permanência no mercado. A logística tem sido um caminho viável para as empresas, permitindo uma maior flexibilidade na gestão empresarial. Neste processo logístico, armazenagem e estocagem uma grande importância, pois oferecem valor de tempo e lugar determinando o material na quantidade e momento certo. A administração desses sistemas requer agilidade no fluxo de materiais das atividades operacionais e uma ferramenta que pode viabilizar essas operações com rapidez e eficiência é o endereçamento. O endereçamento é um diferencial estratégico dentro da armazenagem e estocagem, pois influencia de forma precisa no espaço que deverá ser utilizado, facilitando as operações para atender a demanda com qualidade, rapidez e eficiência. Esse trabalho apresenta de forma simples e objetiva, a importância da logística nas operações de armazenagem e estocagem, procurando demonstrar a eficiência do endereçamento como uma ferramenta que maximiza a utilização do espaço, facilitando essas operações. Faremos uma pesquisa bibliográfica ampliando os conceitos de logística, armazenagem, estocagem e endereçamento. Tudo isso será feito por nós da Fronteiras S/A que prestaremos serviço a empresa Tinteiros S/A.

 


   

  1. ARMAZENAGEM

Armazenagem foi empregada somente há alguns anos, pois antigamente nós o chamávamos de Almoxarifado. No final da década de 1960, empresas de grande porte nos Estados Unidos da América deram importância ao controle de material. Anos depois cresceram os armazéns e mais tarde surgiu a filosofia de estoque zero, o conceito Toyota para controle de inventário. Até um pouco antes do final da primeira guerra mundial o método de movimentação de materiais mais comum nos armazéns era manual.

Durante a segunda guerra mundial as empilhadeiras e paletes de madeira foram introduzidas, ampliando o conceito de utilização de espaço e provocando a movimentação mais rápida de mercadorias. A armazenagem muitas vezes é confundida com estocagem e trocada na prática, mas é necessário entender o significado de cada uma, pois Armazenagem é a denominação genérica e ampla que inclui todas as atividades de um ponto destinado à guarda temporária e à distribuição de materiais e estocagem é uma das atividades do fluxo de materiais no armazém e o ponto destinado à locação estática dos materiais. Dentro de um armazém podem existir vários pontos de estocagem.

A estocagem é uma parte da armazenagem. Podemos que armazenar é uma função logística que envolve o tratamento dos materiais entre o tempo de produção e a sua venda ao usuário final. Não pode ser vista de forma isolada, mas sim, entendida em seu contexto, envolvendo desde a embalagem da mercadoria, sua movimentação até a armazenagem. A melhor forma de estocagem é aquela que maximiza o espaço, pois o mau aproveitamento torna o armazém não econômico. Aperfeiçoar o espaço verificando a ocupação física para diminuir o espaço e armazenar uma maior quantidade de materiais é necessário na administração da armazenagem.

 Devemos perceber que existem diferenças entre as funções da armazenagem e as de um armazém. A armazenagem consiste em receber os materiais, estocá-los e expedi-los quando solicitado e o armazém é o local e a estrutura disponível para a armazenagem. Destacaremos agora 4 exemplos para função de armazenagem: - Utilização efetiva de mão de obra e equipamento; - Acesso fácil a todos os itens; - - Máxima proteção dos itens; - Boa qualidade de armazenagem. Mas para serem alcançados, necessitam de um planejamento minucioso das operações de armazenagem para satisfazer as necessidades dos clientes. Já os armazéns devem ter como objetivos a maximização do serviço ao cliente,  equipamentos, espaço, proteção dos itens,energia, giro de estoque, minimização de custos, acesso às mercadorias, utilização de mão de obra, proteção dos itens, produtividade e minimização de custos. No armazém existem quatro funções básicas que fazem parte da armazenagem: receber, estocar, separar e expedir.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)   pdf (203.8 Kb)   docx (46.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com