TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desenvolvimento Da Criança Na Educação Infantil

Trabalho Escolar: O Desenvolvimento Da Criança Na Educação Infantil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  3.457 Palavras (14 Páginas)  •  575 Visualizações

Página 1 de 14

TÍTULO DO TRABALHO

O desenvolvimento da criança na educação infantil

1 Introdução

O tema escolhido para este trabalho é muito importante, pois envolve uma área de grande interesse de nossa sociedade, porque se trata da criança que é o início de tudo na vida do ser humano. E a sociedade que tem suas crianças bem assistidas e ensinadas é bem sucedida. Neste trabalho quero abranger tudo sobre o desenvolvimento e a educação da criança. Sabemos que quando falamos de educação e desenvolvimento, incluímos muitos aspectos como: físico, psicológico, intelectual e social, e a sociedade têm que fazer a sua parte, apoiando a criança para que ela se desenvolva como deve ser.

Portanto tudo que iremos abordar sobre a educação infantil é de suma importância, principalmente o desenvolvimento desde o bebê na fase de aleitamento materno até a criança de seis anos de idade.

2 DESENVOLVIMENTO

(2.1) A CONCEPÇÃO DE INFÂNCIA E A INDISSOCIABILIDADE ENTRE O CUIDAR E O EDUCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL.

A EDUCAÇÃO NO BRASIL TEM MELHORADO GRADATIVAMENTE, PRINCIPALMENTE COM A EXISTÊNCIA DA LDB, E AS LEIS QUE FORAM SENDO AMPLIADAS DEPOIS DE 1988. TEM AJUDADO PRA QUE A CRIANÇA SEJA RESPEITADA E TENHA O SEU VALOR ENXERGADO PELA SOCIEDADE EM GERAL.

A educação infantil refere-se a crianças de zero a seis anos de idade, e a LDB de 9394/96 destaca essa fase da educação infantil que, no entanto antes não era tão levada a sério, e essa lei fez valer os direitos da criança, fazendo com que ela fosse respeitada.

Alguns arquivos desta lei destacam claramente como a criança deve ser assistida nas instituições, e que a finalidade da educação infantil é o desenvolvimento dessa criança de até três anos em creches ou instituições competentes e pré- escolas para crianças de quatro a seis anos. O referencial curricular nacional para a educação infantil o (RCNEI) também foi fundamental para orientar o professor em tudo o que ele já estava trabalhado com a criança.

Esse referencial trata dessa indissociabilidade que deixa bem claro entre o cuidar e o educar que devem caminhar juntos, pois não tem como uma criança ser cuidada por um adulto sem aprender alguma coisa e o toque de quem cuida a maneira como essa criança é tratada deixa um vínculo muito grande entre quem cuida que é o professor e enquanto ele cuida, trocando uma fralda ou dando banho, etc.

Enfim em geral todos os cuidados que o professor tem, durante o dia conversando com a criança e falando corretamente para que ela aprenda a falar certo, faz parte desse processo maravilhoso de interação que existe em poder acompanhar uma criança e ver o seu desenvolvimento tão fascinante através do trabalho como educador. Fazer um carinho e ensinar à criança alguns movimentos e a maneira de como uma criança é cuidada vai interferir na sua vida e no seu desenvolvimento e dependendo da maneira em que isso acontece pode ser visto de maneira positiva ou negativa, para o resto de sua vida.

Sabemos que antigamente a criança não tinha tantos direitos e ainda era mal tratada como forma de punição. Considerada uma semente do pecado, onde todas tinham que ser batizadas antes mesmo de entrarem na igreja porque sem o batismo eram consideradas pagãs.

Elas tinham que ser vigiadas, pois eram tidas como más, e diariamente corrigidas e disciplinadas. Eles não conheciam a área educativa da criança como ciência e sim um conceito religioso da igreja que indicava a doutrinação para tornar a criança boa.

Portanto, agora o ensino na educação infantil vive uma faze muito boa, pois a criança não é mais considerada um adulto em miniatura, mas tem a sua infância vivida cada fase de sua vida então ela é enxergada como uma criança e principalmente com o apoio do RCNEI, o adulto tem como se orientar quanto ao desenvolvimento infantil

Antigamente algumas crianças viviam em instituições que tinham como prioridade a assistência social, ou seja, se preocupavam em dar alimentação e vestimenta, oferecendo-lhes um teto para que não ficassem jogadas. Mas com todo esse acolhimento, castigavam as crianças rigidamente e mesmo assim a sociedade achava normal.

O fato de os adultos terem a criança como adulto em miniatura, elas não tinham muitos direitos de reclamarem suas vontades, pois tinham que viver segundo as vontades dos adultos e comportarem-se como eles.

A constituição de oitenta e oito, mudou muita coisa embora nem todos obedecessem as leis.

A existência do conselho tutelar também ajudou as crianças porque as escolas têm mais autoridade pra exigir dos adultos a responsabilidade de colocarem seus filhos pra estudar.

A criança é um ser inteligente, mas sozinha não tem autonomia pra tomar decisões e saber escolher o certo do o errado.

Cabe a nós adultos termos a consciência de que está em nossas mãos a decisão de dar um bom futuro ou não pra elas. Portanto a criança que ainda vive na rua, porque muitas vezes é maltratada em casa ou castigada, e abusada, também precisa ser enxergada com todos os seus direitos.

(2.2) A importância de planejar e avaliar no trabalho pedagógico do professor de educação infantil.

O planejamento das aulas para o professor na educação infantil vai orientá-lo sobre as metas que ele quer alcançar, Também irá orientá-lo durante todo ano sendo que esse planejamento poderá ser feito semanal, mensal ou anual. Através disso ele vai organizar a aprendizagem e a experiência das crianças segundo suas ações.

Quando existe esta organização, a rotina do seu dia a dia poderá ser traçada com mais facilidade, mesmo tendo que mudar alguma coisa durante suas aulas pela flexibilidade que deve estar presente no seu cuidar e educar.

Assim o professor poderá chegar ao seu objetivo planejado e concluir sua avaliação com cada aluno, pois essa avaliação é continuada desde o primeiro dia de contato com esse aluno, visando que deve ser respeitado o meio cultural e social dessa criança, e da interação dela com o assunto que o professor leva à sala, respeitando o seu desenvolvimento cognitivo.

(2.3) As especificidades dos métodos de alfabetização e a importância do ambiente alfabetizador na Educação Infantil.

Existem muitos métodos de alfabetização e é preciso analisar cuidadosamente o que vai ser escolhido pra que haja um bom aproveitamento da turma e o mais importante que é o desenvolvimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com