TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Design de Interiores

Por:   •  13/9/2021  •  Relatório de pesquisa  •  1.635 Palavras (7 Páginas)  •  613 Visualizações

Página 1 de 7

Uma proposta de projeto se inicia sempre com uma conversa. No caso do desenvolvimento de um projeto de design de interiores, é importante conhecer o público o qual se pretende atingir, promovendo estratégias para a divulgação dos serviços e prospecção de novos clientes e estabelecimento de parcerias, se diferenciando da concorrência (LORIATO; RODRIGUES; DE ANCHIETA; PELISSARI, 2015; PINTO, 2018).

LORIATO, H. N.; RODRIGUES, M. M.; ANCHIETA, R. B. de; PELISSARI, A. S. Marketing de relacionamento: um estudo de caso em uma loja atuante no varejo de artigos de decoração. Qualitas Revista Eletrônica, v. 16, n. 2, p. 91-115, 2015. Disponível em: http://revista.uepb.edu.br/index.php/qualitas/article/view/2764/0. Acesso em: 28 maio 2020.

PINTO, C. E. F. O catálogo-Integrado nas estratégias de Marketing das pequenas empresas de mobiliário. 2015. Dissertação (Mestrado em Design Gráfico e Projetos Editoriais) – Faculdade de Belas Artes, Universidade do Porto, Porto, 2015. Disponível em: https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/80756. Acesso em: 28 maio 2020.

 

Descreva quais seriam as estratégias para buscar uma aproximação com clientes e parceiros, e como elas podem ser aplicadas com o uso das mídias sociais para atingir um público-alvo e personalizar suas propostas comerciais futuras.

Olá CAROLINE.
Para responder a questão, envie um arquivo ou escreva sua resposta na caixa de texto abaixo.
Formato de arquivos aceitos: doc, docx, odt, pdf, rtf ou txt.
 Tamanho máximo: 5mb.
Importante: será aceito apenas uma submissão para essa atividade.

Hoje em dia, para conquistar novos clientes, já não se pode apenas dizer que o seu produto ou serviço é o melhor do seu género. Essa comunicação narcísica voltada para o próprio negócio e seus produtos deu lugar a um modelo que valoriza o relacionamento com o público. Neste momento, a forma como a sua marca interage e é percebida pelos consumidores é o cerne da sua estratégia de marketing. Estratégias de marketing são capazes de produzir esses grandes resultados.

1. Social media marketing

Comecemos por uma das formas de estreitar a relação entre marcas e consumidores: as redes sociais. Por meio de plataformas como Facebook, Twitter, Instagram entre outros, você pode interagir com o público como duas pessoas comuns. Estabelecer diálogos mais informais e humanizados para despertar o interesse dos usuários.

As estratégias de marketing nas redes sociais baseiam-se em contar a história da sua marca através de conteúdos interessantes. Claro, a Internet também deve ser usada para promover seus produtos, aumentar o tráfego para seu site / blog, gerar clientes potenciais e servir como um canal de atendimento ao cliente. Em todo caso, nossa ideia é estimular a interação com o seu negócio (comentários, compartilhamentos, avaliações e menções positivas).

2. Marketing de Conteúdo

O marketing de conteúdo também é uma das estratégias de marketing que pode reduzir a comunicação com o público. Como o nome sugere, é um conjunto de tecnologias de produção e disseminação de conteúdo útil e relevante para um público específico, com o objetivo de gerar engajamento, autoridade da marca, clientes potenciais e novos clientes. Este método existe em vários canais, como redes sociais, blogs, sites, emails ou veículos impressos.

Uma vez que o conteúdo produzido é projetado para ajudar o público a resolver problemas, ele tem um maior senso de identidade. Essa empatia oferece muitos compartilhamentos, comentários e links para suas páginas de conteúdo. Com o tempo, seu site ou blog começa a aparecer na primeira página do Google. Como resultado, mais pessoas estão interessadas em seus materiais, expandindo sua rede de contatos de forma econômica e escalonável.

3. E-mail marketing

4. Marketing de experiência

Essa estratégia, como o termo indica, é centrada em ações que visem tornar a experiência do cliente satisfatória e memorável. Ela pode ser dividida em duas áreas: o marketing de experiência físico, feito na loja ou escritório, e o marketing de experiência online, que acontece no site, blog e em outros canais digitais.

  1. Caro estudante, buscando aliar conhecimento teórico com ações concretas e entendendo a dinâmica dos processos criativos na prática projetual, estamos propondo que durante a disciplina seja possível desenvolvermos juntos um projeto de interiores. Para tornar esse processo mais didático, dividiremos o projeto em quatro partes buscando, a cada unidade, avançar em seu desenvolvimento. 

 

CONTEXTUALIZAÇÃO

Nesta primeira unidade, conhecemos um pouco das especificidades do campo do Design de interiores e ambientes, entendendo sobre as etapas bem como o processo criativo de um projeto. Todo esse conhecimento é utilizado pelos designers para criar ambientes que aliem resoluções estéticas e técnicas visando sempre o bem-estar do usuário.

Sobre a importância das ações de coleta e análise para o projeto, Ching e Binggeli (2013) ressaltam que “para ajudar a entender e, em última análise, cumprir a função e o objetivo de um espaço interno, é necessário analisar cuidadosamente o usuário e as exigências impostas pelas atividades que ocorrerão naquele espaço”.

Desse modo, há alguns protocolos que devem ser seguidos para a coleta de informações necessárias para o desenvolvimento de um projeto de interiores. Ao intervir em espaços existentes, ou a serem criados, a visita técnica e o levantamento de dados são estratégias fundamentais nesse aspecto para garantir um bom projeto.

 

Referência bibliográfica

CHING, F. D. K.; BINGGELI, C. Arquitetura de interiores ilustrada. 3. ed. Tradução: Alexandre Salvaterra. Porto Alegre: Bookman, 2013.

 

PROPOSTA DE PROJETO

Tendo como referência a planta baixa de um loft, conforme a Figura 1, e as recomendações para levantamento de dados aprofundadas na unidade 1, desenvolva um perfil de usuário hipotético para os seguintes itens:

  •  

Identificação dos usuários: quantas pessoas irão utilizar aquele espaço? Qual o grupo etário e como isso impacta na proposta a ser desenvolvida? Como eles utilizam esse espaço?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (157 Kb)   docx (456.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com