TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O EMBLEMÁTICO CASO DO GRUPO EBX

Casos: O EMBLEMÁTICO CASO DO GRUPO EBX. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2014  •  7.521 Palavras (31 Páginas)  •  401 Visualizações

Página 1 de 31

O EMBLEMÁTICO CASO DO GRUPO EBX

Ualace Roberto de Jesus Oliveira

RESUMO:

Esse trabalho teve como objetivo abordar elementos teóricos acerca do processo de decisão, bem como temas referentes a Economia dos Custos de Transação, além de aspectos relacionados a estrutura organizacional da firma. Para tanto, evocamos nesse debate a crise do império “X” do então ex-bilionário Eike Batista, dado a relevância que esse tema apresenta para economia.

PALAVRA-CHAVE: EMPRESAS, HEURÍSTICAS, CUSTOS

ABSTRACT:

This study aimed to address theoretical elements about the decision process, issues relating to Transaction Cost Economics, as related to organizational structure of the firm. For this, we recall that debate the crisis of empire "X" then the former billionaire Eike Batista, given the importance that this issue presents to the economy.

KEYWORD: BUSINESS, HEURISTICS, COSTS.

INTRODUÇÃO:

Decisão é um questão que está presente em qualquer situação da vida das pessoas bem como das empresas. Nesse processo, infindas são as razões que levam aos indivíduos, corriqueiramente, tomar decisões. As decisões feitas pelas empresas parecem ser ainda mais difíceis, haja vista o fato do ambiente de negócios ser extremamente complexo e as incertezas que marca o ambiente das decisões serem muitas. Os empresários, dados os recursos disponíveis ao seu dispor, fazem tudo o que pode para atingir seu objetivo maior, a maximizar lucro. Nesse ambiente de tomadas de decisões, os empresários levam em consideração também o passado, visto que tais eventos já ocorridos podem, talvez, repetir-se novamente. De acordo com Simon as decisões como processos de escolha de seres humanos resultante de “conclusões derivadas de premissas”, classificando-as em programadas e não programadas, sendo as primeiras repetitivas e rotineiras, enquanto as outras seriam novas e não estruturadas, não existindo métodos para resolução do problema. Simon também desenvolveu um modelo de tomada de decisão dividido em quatro etapas.

Simon também desenvolveu um modelo de tomada de decisão dividido em quatro etapas:

- Escolha de ocasiões para a tomada de decisão

- Avaliação das linhas de possíveis ações;

- Escolha entre as linhas de ação;

- Avaliação de escolhas passadas.

Nesta conjuntura econômica - marcada pelo aumento dos players mundiais e pela aceleração da reorganização dos processos produtivos - segundo Dutra e Rathmann (2008), movimentos que são decorrentes da abertura das economias, do desenvolvimento e aprimoramento dos sistemas de informação, tomadas de decisões é uma questão mais que trivial.

Diante disto, o contexto e o processo de tomada de decisão nos mais variados ramos empresarias tem sido permeado cada vez mais por incertezas, assimetrias e informações incompletas, recursos e racionalidade limitados, multiplicidade de objetivos e conflitos de interesse. De acordo com Dutra e Rathmann (2008) isto, por si só, demanda uma preocupação orientativa do processo de formação das cadeias produtivas no momento em que a complexidade do processo de decisão pode comprometer o fornecimento do principal produto em várias etapas do processo de produção.

Nesse ambiente, empresários que não atentam para as regras do jogo é punido severamente pelo mercado, correndo o risco de incorrer na perda parcial ou total do que logrou. Foi o caso de então bilionário Eike Batista. O mesmo por ter pretensões megalomaníacas se lançou na odisséia de encarar projetos que não tinha aptidão, notadamente o ramo petrolífero, além de ter cometido outros erros sucessivos e graves, e por isso viu sua fortuna de cerca de 35 bilhões de dólares virá pó.

O objetivo deste estudo consiste em abordar elementos já estudados sobre o processo de decisão, bem como elementos da Economia dos Custos de Transação, além de outros pontos relevantes. Para tanto será aludido o caso mais recente e de grande repercussão na mídia no ramo empresarial, a derrocada do grupo EBX de Eike Batista, dada a relevância que este tema tem para a economia.

Em termos metodológicos o presente estudo consistiu numa revisão bibliografia sobre os temas mencionados acima, além da consulta a outras fontes, como: estudos de caso, hebdomadários, dissertações e teses.

1. Razões pelas quais a estrutura organizacional das empresas segue a estratégia dos seus formuladores na visão de Chandler.

Os estudos do historiador Alfred Chandler (1918-2007) tiveram importância significativa na construção do conhecimento na área de administração. Seus estudos e investigações de cunho histórico se compõem na demonstração de como os administradores do passado e das suas ações podem contribuir para a construção das idéias e naturezas administrativas atuais (Souza e Guimarães, 2011). De acordo com Silva (1985), foi analisando a evolução histórica do capitalismo americano que Chandler constatou que inicialmente as firmas eram unidades com plantas de produção, escritórios de venda, armazéns, atuando num único ramo de negócio, num único local e realizando uma única função - fabricação,venda por atacado, venda a varejo.

Fazendo uma leitura de Silva (1985) inferimos que Chandler destaca alguns tipos de estratégia de crescimento:

1- O primeiro tipo de estratégia de crescimento traduziu-se numa simples expansão do volume de operações, mas sem mudança na natureza das mesmas, mas que criou a necessidade de uma alteração estrutural: criação de um posto administrativo.

2- Em seguida; a estratégia de crescimento baseou-se na expansão geográfica, através da criação de várias filiais, no mesmo ramo de negócio e função, ocasionando um aumento nos problemas administrativos, que exigiu nova alteração estrutural: coordenação centralizada e estabelecimento de padrões.

3- A próxima estratégia de crescimento baseia-se na integração vertical de outras funções - as fábricas criaram seus próprios armazéns, operações de atacado, força de vendas -, mantendo-se no mesmo ramo de negócio, acarretando novos problemas administrativos, tais como o balanceamento seqüencial de funções interdependentes, levando a nova mudança

...

Baixar como (para membros premium)  txt (50.5 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com