TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ESPAÇO EDUCATIVO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Ensaios: O ESPAÇO EDUCATIVO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2014  •  1.756 Palavras (8 Páginas)  •  402 Visualizações

Página 1 de 8

JOGOS: : A Importância do Jogo na Educação Infantil

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Ensino de arte e musica; Ensino de matematica na Educação Infantil; Ensino de natureza e sociedade; Seminarios V; Estagio Curricular Obrigatorio I.

Profª. Fabio Goulart, Profª.Laura Célia Cava, Profª. Andreia Zompero; e Profª. Okçana Battini; Profª.Eliane Araman .Tutora de sala Andressa Ormidéa Rigo

CACOAL

2014

INTRODUÇÃO

Para que a criança tenha um bom desenvolvimento no aprendizado é necessário que ela exercite sua mente a partir de brincadeiras e jogos, assim fazendo que sua criatividade se desenvolva com raciocínio, no ambiente de educação é necessário que utilize várias formas de brincadeiras para que assim a criança tenha a possibilidade de se identificar com cada tipo diferente de brinquedos e jogos para exercitar sua mente. Neste sentido, jogos, brinquedo e brincadeiras não são apenas entretenimento, mas que apresentam a possibilidades de aprendizagem de várias habilidades, a parti disso o professor inicia a interação com o lúdico, utilizando os jogos, brincadeiras e brinquedos.

Para KISHIMOTO (1994), “É através dos brinquedos que a crianças vem a desenvolver suas habilidades e comunicação, o brinquedo é objeto de socialização, a brincadeiras ou o brinquedo apresenta na realidade uma forma para a criança viajar em meios as fantasias e explorar o mundo em que ela irá se encontrar.”

O objeto ou jogos utilizado durante a educação oferece a criança e ao professor uma interação mais aprofundada, para a criança a facilidade de expressar suas habilidades sobre respeitar regras e exercitar sua criatividade, para o professor essa técnica facilita para entender e descobrir a personalidade de cada criança para absorver o ensino apresentado por ele.

O presente trabalho tem por objetivo apresentar a importância da utilização de jogos para a educação infantil, com isso identificar a personalidade de cada criança facilitando para o professor qual maneira de ensino se deve aplicar em seu plano de aula, para que a criança apresente um melhor desempenho na aprendizagem, fazendo que exercite mais sua criatividade e sua coordenação motora..

DESENVOLVIMENTO

No Brasil até meados do século XIX o atendimento a crianças de 0 a 6 anos em instituições como creches praticamente não existia, devido a estrutura e afazeres da família na época, o pai trabalhava pra sustentar a família e a mãe em casa cuidando dos filhos.

De acordo com Silveira (2010), Nesta época a maioria da população se concentrava mais na área rural e apenas um pequena quantidade na cidade, onde havia muitas crianças órfãs de escravos e índias, estas crianças eram adotadas pelas grandes famílias de fazendeiros.

Brincar é uma atividade cotidiana na vida da criança, pois ao brincar a criança cria situações imaginarias em que se comporta como se estivesse agindo no mundo adulto, com isso seu conhecimento sobre o mundo se amplia. O ato de brincar os sinais os gestos, os objetos se tornam outro significado do que realmente parece ser. Diversos estudos demonstram que, por meio dos jogos, a criança vê e constrói o mundo. Devido a isso os professores precisam reforçar mais sobre essa atividade, mostrando a importância de utilizar os jogos para a aprendizagem que beneficia a criatividade da criança perante situações futuras.

O educador deve, também, observar e coletar informações sobre as brincadeiras e lançar questionamentos sobre as mesmas. A organização e estruturação do local devem ser feita de forma a estimular as crianças na necessidade de brincar, também visando a facilidade na escolha das brincadeiras.

É necessário estar atentos aos brinquedos para adquirir aqueles que realmente sejam úteis às crianças e que não tragam danos imediatos no futuro. Brinquedo é um tipo de treinamento divertido para a criança e existem brinquedos para todas as faixas etárias. O bom brinquedo estimula a imaginação e desenvolve a criatividade. Crianças gostam de brinquedos que estimulem a ação e o movimento. Brinquedo sério é aquele que educa a criança para uma vida saudável, livre e solidária. Evite tudo o que condiciona a padrões discutíveis como a discriminação sexual, racial, religiosa e social.

Existem várias formas de brincar e nem sempre é preciso de dinheiro pra isso, é preciso imaginar, ser criativo e acreditar em sonhos.

Conforme Leontiev (1992, p. 62, apud GOMES, 2009) “só no brinquedo as operações exigidas podem ser substituídas por outras e as condições do objeto podem ser substituídas por outras condições do objeto com preservação do próprio conteúdo da ação.”

Para Vygotsky (apud PATICÍA, 2007) a brincadeira é classificada em três fases: a primeira fase: a criança passa a se distanciar do seu ato social, que é a mãe, começa a ter o conhecimento do ambiente quando começa a falar a se movimentar em volta das coisas, essa fase estende até aos sete anos. A segunda fase: é caracterizada pela imitação, pois a criança tende a imitar os atos dos adultos. A terceira fase: a criança aprende a entender regras, por exemplo regras de jogos onde ela aprende sobre o comportamentos dos outros e não de um engajamento individual na solução dos problemas, assim elas aprendem o regulamento pelas ações, apresentando-lhes agradáveis ou não.

A brincadeira é um espaço de socialização, de construção que desenvolve todos es sentidos da criança. O ato de brincar não é apenas para o desenvolvimento escolar da criança pedagogicamente, mas sim para que possa adquirir experiência de elaboração das vivencias da realidade na construção do ser. A brincadeira implica para a criança muito mais do que um simples ato de brincar, pois através da brincadeira ela está se comunicando com o mundo e também está se expressando. (GOMES, 2009)

Pode-se entender que o aprendizado no ato de brincar, desenvolve e prepara a criança para sua vida além da escola, sua mente é preparada para enfrentar os problemas cotidianos que vai acontecendo durante seu crescimento, assim a brincadeira não é apenas um ato de descontração mais também uma forma dela se expressar.

Cabe ao professor também a identificar que a pratica pedagógica deve atender as necessidades da criança, pois desde de pequenas elas já começam apresentar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com