TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO EDUCATIVO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: Experiência estética na formação da criança no ambiente educativo

Por:   •  2/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.184 Palavras (5 Páginas)  •  525 Visualizações

Página 1 de 5

1 INTRODUÇÃO

O trabalho desenvolvido tem o objetivo de se analisar como as atividades lúdicas favorecem a construção do conhecimento das crianças na educação infantil e também a contribuição de tais estratégias na ação educativa. .

O lúdico é parte integrante do mundo infantil e da vida de todo ser humano. Os jogos e brinquedos fazem parte da infância das crianças, onde a realidade e, o faz de conta intercalam-se. O olhar sobre o lúdico não deve ser visto apenas como diversão, mas sim, de grande importância no processo de ensino-aprendizagem na fase da infância.

A criança ao brincar e jogar se envolve tanto com a brincadeira, que coloca na ação seu sentimento e emoção. Pode-se dizer que a atividade lúdica funciona como um elo integrador entre os aspectos motores, cognitivos, afetivos e sociais, portanto ao brincar, desenvolve-se a facilidade para à aprendizagem, o desenvolvimento social, cultural e pessoal e contribui para uma vida saudável, física e mental.

Ao trabalharmos com a arte, estamos criando um elo entre dois mundos: o lúdico e o real, que se trata aqui de uma aprendizagem significativa por meio deles.

2 DESENVOLVIMENTO

Pensar na criatividade do ponto de vista da educação estética tem nos mostrado possibilidades que nos enchem de confiança para a educação infantil.

O reconhecimento das virtudes que para a criança vem da possibilidade de serem criativas ao participarem da procura de experiências de ordem estética realizando significados, pois, a qualidade das experiências que são vivenciadas por elas são tão fortes e gratificantes que se torna a força para que se busque novas ações, com a participação de cada um na construção da melhoria de oportunidades e no contexto em que vivem.

Os educadores ao dividirem essa dimensão de criatividade com as crianças arriscam conseguir boas e gratificantes surpresas no seu dia a dia.

O educador infantil que valoriza a educação estética e a desenvolve com as crianças, favorece a construção de um ambiente educativo saudável, pois, já é desenvolvido um estudo que tem confirmado que a educação estética valoriza a forma de sentir, entender e ser de cada um.

Então partindo dessa análise a obra que foi escolhida para nossa releitura, é de Vik Muniz um artista plástico e fotografo brasileiro de renome internacional. A sua arte mistura ilusão e realidade seus trabalhos são feitos com técnicas variadas. O trabalho de Vik é a prova do poder que a arte tem no processo de socialização, pois todos temos a obrigação de abraçar causas sociais e não desperdiçar.

2.1. ARTISTAS ESCOLHIDOS PELOS INTEGRANTES DO GRUPO

• Tarsila do Amaral: Que foi uma artista muito consciente da sua importância no movimento modernista e da inserção da sua obra no panorama brasileiro das artes plásticas.

• Cândido Portinari: tendo sido considerado pintor oficial do governo Vargas, através de sua pintura Portinari contribuiu na afirmação de uma identidade nacional abrangendo diversidades culturais regionais e temas populares e de grupos socialmente marginalizados. Assim, foi possível concluir que tais obras permitiram uma leitura da sociedade, via mediação de sua produção artística.

• Vik Muniz: Artista plástico da atualidade que além de ter muito talento mostra que podemos criar utilizando o lixo de maneira artística. Ou seja, ele trabalha a arte, a estética e ensina as pessoas como podemos tratar o nosso lixo e reutiliza-lo de maneira criativa e brinca com o imaginário das pessoas de uma forma lúdica., além de trabalhar a arte, estética , ao mesmo tempo faz com as pessoas percebam o quanto são importantes para elas mesmas a arte dele é uma arte verdadeiramente transformadora Esse foi o motivo pelo qual escolhemos sua obra para o trabalho em grupo

A obra escolhida foi a Rosa, feita de materiais diversos. Achamos linda a imagem, e a ilusão de ótica que causa. Foi escolhida, por acharmos as flores indispensáveis em nossas vidas, pois elas representam alegrias e também tristezas. Celebram o namoro, a vida e também a morte e em ambas situações são demonstração de afeto.

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Durante o processo de realização do trabalho apresentado pudemos perceber o quanto a arte, a estética e o lúdico estão presentes em nosso dia a dia. Muitas vezes não percebemos aquilo que está ao nosso lado, e quando buscamos o conhecimento, nos deparamos com essas pessoas lindas que nos ensinam a ver um mundo melhor, e assim podemos passar para nossas crianças que o imaginário faz parte, que aprender brincando é a melhor coisa da vida. Vimos também que somos capazes de nos emocionar com histórias de vida, que foram transformadas com a ajuda da arte. Quando o educador dá a essas crianças oportunidades diversas de criar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (53.3 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com