TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ESTAGIO DE MATMATICA

Por:   •  6/10/2020  •  Projeto de pesquisa  •  1.522 Palavras (7 Páginas)  •  114 Visualizações

Página 1 de 7

PLANO DE AULA ADAPTADO

DATA DE APLICAÇÃO DO PLANO VIRTUAL:  10/07/2020

ESCOLA:  Colégio Estadual Juracy Rachel Saldanha Rocha

INTEGRANTES DA EQUIPE: CRISTINA VIEIRA NARDELLI

DISCIPLINA: MATEMATICA GEOMETRIA ANALÍTICA

TURMA EM QUE O PLANO FOI APLICADO: : 3 º ANO F - NOTURNO

DURAÇÃO:  02 horas/aula;

OBJETIVOS

CONTEÚDO

FERRAMENTA DIGITAL UTILIZADA

METODOLOGIA

AVALIAÇÃO

RECURSOS DIGITAIS

REFERÊNCIAS

Objetivo Geral:

Compreender o conceito de plano cartesiano

Geometria Analítica:

Distância entre dois pontos no plano cartesiano

- GOOGLE Classroom

- slides em PowerPoint

- PDF 

-Sensibilização:

Plano de aula   visa ao incentivo do aluno ao estudo de geometria analítica, por meio de ferramentas tecnológicas virtual, Google Classroom.

-Desenvolvimento:

O aluno aprenderá por meio de vídeos, slide (Powepont) e documentos PDF, o conceito , jogos e a calcular a distância entre dois pontos no plano cartesiano para resolver problemas contextualizados.

Atividade de Fixação:

Após irão resolver atividades de ficção encontrada no final dos slide  PowerPoint seguindo cada exemplo dado.finalizando com brincadeiras lúdicas do jogo da batalha naval.

- A avaliação será realizada através do envolvimento e desempenho dos alunos por meio do uso da ferramenta a ser utilizada Google Classroom.

- Computador;

- Celular;

- Xerox;

https://classroom.google.com/u/0/h( Acesso dia 29/06/20)

-

http://www.matematica.

seed.pr.gov.br/modules/video/ showVideo.php?video=73129 ( Acesso:29/06/20

-http://www.matematica.seed.pr.

gov.br/arquivos/File/jogos/tabuleiro_ batalha_naval.pdf( Acesso:30/06/20).

http://www.matematica.seed.pr.gov. br/modules/conteudo/conteudo.php? conteudo=1320( Acesso30/06/20).

Objetivos específicos:

  • 1 Aprender a marcar pontos no plano cartesiano.
  • - 2- Aprender a calcular a distância entre dois pontos no plano cartesiano
  • 3- Utilizar diferentes recursos para desenvolver conceitos de Geometria Analítica

DESCRIÇÃO DA METODOLOGIA

Os alunos (as) entraram na ferramenta de estudo https://classroom.google.com/u/0/h e após clicar em sala de aula entrar com o código e senha informada pela instituição escolar. No link atividades será colocada em exposição algumas ferramenta como: vídeos, slide e documentos explorando os conceitos de Geometria Analítica . No primeiro momento será exibido um vídeo relacionado à geometria analítica. Trata-se do vídeo Um ponto de vista, em que pode ser compreendida a origem do termo “coordenadas cartesianas”. O vídeo mostra aplicações do plano cartesiano na técnica do pontilhismo em pinturas. Por meio do vídeo os alunos terão a oportunidade de saber um pouco sobre a vida e a obra do pintor francês Georges Seurat (1859 – 1891) e do matemático e criador da geometria analítica René Descartes (1596 – 1650). Ainda por meio do conteúdo deste vídeo, os alunos terão acesso a aplicações da geometria analítica como a possibilidade de descrever uma forma sem mostrar o seu desenho correspondente, usando apenas números. Ou seja, essa geometria traduz em números a localização de elementos no espaço.

  •  Após a execução do vídeo  no segundo momento os alunos terão contado com outra ferramenta virtual por meio do slides em PowerPoint

Explicando todo conceito,exemplos didáticos e exercícios de ficção para melhor aprimoramento dos novos conhecimentos. Os exercícios serão enviados com exemplos a seguir, assim ficara mais acessível o entendimento da matéria Matemática Analítica Coordenadas de dois pontos.

Propor  aos alunos o jogo da  batalha naval de coordenadas cartesianas . Acessando as orientações informadas no terceiro momento no documento PDF, onde se encontrara todas as informações de conceito; organização do jogo e suas regras. O jogo será reproduzido com  o tabuleiro do jogo. Onde os alunos irão tirar impressão utilizando do mesmo na organização das embarcações em cada quadrante do tabuleiro; seguindo as orientações enviadas. Para finalizar propor aos alunos que leiam as regras atentamente e após compreenderás  convide seus familiares  para jogarem e por meio do lúdico aprimorarem os  novos conhecimentos.

RELATO DE EXPERIÊNCIA

O estágio supervisionado Matemática III, se deu inicio no Colégio Estadual Juracy Rachel Saldanha Rocha Marialva Pr. Mas devido a esta pandemia foi necessário suspender as observações e regências a qual seria necessário para carga horária do curso. Pois  Devido a este momento delicado sobre Coronavirus as escolas ficaram  fechadas para aula presencial ate que um novo decreto seja formulado para iniciação das aulas presenciais.

Conforme  o novo comunicado sobre este momento delicado que estamos vivenciando ,devido ao Coronavírus (Covid- 19). A Instituição  Fael nos proporcionou uma segunda etapa de estagio supervisionada ,organizadas em uma sequencia de ações a serem seguidas a qual nos proporcionou novos conhecimentos a ferramentas digitais e mais oportunidade de aprendizado profissional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (162.9 Kb)   docx (47 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com