TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Empreendedorismo Começa Na Escola

Casos: O Empreendedorismo Começa Na Escola. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/6/2014  •  616 Palavras (3 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 3

28/04/2012 - O Empreendedorismo começa na Escola

Por Soraya Ganem Metne de Almeida*

Está muito enganado quem pensa que o termo “empreendedorismo” permanece presente apenas no mundo dos negócios. Hoje, o assunto faz parte da realidade de muitas crianças e jovens desde cedo, dentro das escolas. Assuntos como controle de finanças pessoais, iniciativa, liderança, mercado de trabalho, análise de riscos e ambiente profissional já rondam o dia-a-dia de muitos alunos.

As vantagens conquistadas com a aproximação ao tema são incontáveis, uma vez que alerta os jovens sobre consumo consciente, criação, planejamento e monitoramento de negócios, marketing e administração, a fim de desenvolver potenciais habilidades empreendedoras e formar gerações aptas a desenvolver oportunidades que cuidem do futuro do país e, consequentemente, do mundo.

Através de palestras, visitas e discussões, muitos jovens são inseridos no cotidiano de grandes empresas. Em sala de aula, buscam soluções inovadoras e abusam da criatividade para inventar produtos e serviços. Além disso, ética, responsabilidade e capacitação profissional são alguns dos valores difundidos para a formação de profissionais qualificados e prontos para encarar o mercado de trabalho.

No Relatório da Comissão Internacional sobre Educação, elaborado pela Unesco para o século XXI coordenada por Jacque Delors, o empreendedor deve focalizar o aprendizado nos quatro pilares educacionais: Aprender a Conhecer, Aprender a Fazer, Aprender a Conviver e Aprender a Ser, e com isso ser capaz de tomar a decisão certa frente à concorrência existente, enfrentando a globalização com responsabilidade, competência e autonomia.

Neste contexto, a Junior Achievement é a maior e mais antiga organização de educação prática em economia e negócios. Criada nos Estados Unidos, em 1919, é uma fundação educativa sem fins lucrativos, mantida pela iniciativa privada. Seu objetivo é despertar o espírito empreendedor nos jovens, ainda na escola, estimular o desenvolvimento pessoal, proporcionar uma visão clara do mundo dos negócios e facilitar o acesso ao mercado de trabalho. A organização oferece programas de educação econômico-prática e experiências no sistema de livre iniciativa, através da parceria entre escolas e voluntários da classe empresarial que dedicam parte de seu tempo ensinando e compartilhando suas experiências com os alunos. Atualmente, 120 países aplicam seus programas, que beneficia mais de 7 milhões de jovens ao ano. No Brasil desde 1983, atua em todos os estados brasileiros, onde já foram 2 milhões e 600 mil alunos beneficiados e 100 mil voluntários envolvidos nos programas da Junior Achievement, os programas atendem jovens de várias classes sociais, desenvolvendo consciência cidadã e habilidades de formação e liderança de equipes. Os alunos trocam experiências com profissionais voluntários das áreas de produção, marketing, finanças e vendas.

No RN, desde 2005, o programa chega a sua 12ª edição e contará com escolas públicas e privadas da grande Natal, além da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.Entre as empresas mantenedoras no RN estão, Capuche, Tribuna do Norte, Inter TV Cabugi, Cabotelecom, Fecomércio RN, CDL Natal, FIERN, e parceiras estão Praia Shopping, Natal Shopping.

Outro projeto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com