TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Empreendedorismo na Vida

Por:   •  28/6/2021  •  Resenha  •  509 Palavras (3 Páginas)  •  97 Visualizações

Página 1 de 3

Para que alguém seja um empreendedor não precisa ter uma formação específica ou ter vivido algumas experiências empreendedoras. Temos diversos empreendedores consagrados e com os mais diversos perfis e histórias profissionais. Mas todos possuem um ponto em comum, a mentalidade empreendedora. Por não existir uma fórmula única de sucesso para estes casos, o que podemos perceber é que suas posturas, pensamentos e atitudes mesmo que não sejam nativas os tornam diferentes.

É bom saber que não precisa ter nascido com as características de um empreendedor de sucesso, pois, com muita disciplina e prática diária é possível desenvolver esta visão.

Sendo assim aponto como as principais características de uma mentalidade empreendedora o realismo corajoso, a capacidade de decisão, a visão estratégica, raciocínio prático e a disciplina.

Sem conseguir encarar com coragem a realidade um empreendedor não consegue nem começar. O grande ponto de equilíbrio é entender o quanto está sendo corajoso e o quanto esse ato pode ser irresponsável. Entender as características de seu próprio negócio como por exemplo as questões financeiras, a projeção de vendas e a capacidade de produção são fundamentais para que a coragem encare a realidade e somente então possa continuar.

A todo momento um empreendedor precisa tomar decisões, algumas não são fáceis de serem tomadas, mas a capacidade de decisão deve ser tornar um hábito. São decisões que vão desde o nome da empresa até o tipo de embalagem ou mesmo se vale a pena continuar mantendo um ingrediente caro em um prato de sucesso mesmo correndo o risco de ter seu lucro reduzido.

Assim como tomar uma decisão sobre um ingrediente, estar atento aos impactos que isso pode causar fazem parte de uma visão estratégica. Seu negócio pode ter começado simplesmente por que você fazia uma sobremesa legal que todos gostavam e então decidiu comercializar e produzir em larga escala. Após sair da categoria amadora para profissional a visão estratégica consiste em se manter como referência no mercado ou até mesmo buscar a liderança deste segmento, para tanto é necessário traçar metas para seu negócio.

Mantendo a postura de um empreendedor este deve manter um raciocínio prático, muitos negócios chegaram ao sucesso por pessoas esforçadas e que estudavam o seu mercado, entendiam as fragilidades e pontos fortes de seu negócio e mantinham no radar todas as variáveis que poderiam influenciar direta ou indiretamente. Ter coragem, capacidade de decisão e visão estratégica com um raciocínio baseado em boas informações permite que a direção a ser seguida seja influenciada por fatos além do sentimento do empreendedor. Mesmo que muito focado e mantendo uma disciplina muito grande um empreendedor enfrentará dias bons e dias ruins, uma empresa pode demorar anos para conseguir o seu espaço no mercado. A persistência e a disposição de dar sempre o seu melhor são fundamentais. Ser disciplinado permite que a equipe alcance o comprometimento necessário para que a energia de um líder seja canalizada para as principais atividades e tomadas de decisão. Disciplina é uma conquista que pode inspirar parceiros de negócios e consequentemente novas oportunidades.

“Sucesso é a soma de pequenos esforços – repetidos todos os dias”

Robert Collier

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (39.2 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com