TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prática Metodologia do Ensino de Educação Infantil

Por:   •  25/11/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.023 Palavras (9 Páginas)  •  644 Visualizações

Página 1 de 9

Descrição da atividade

Claretiano

Pedagogia

Taís B. Insaurriaga

Nas semanas anteriores, você fez o estudo das Unidades 2, 3 e 4, retome essas leituras e leia a Unidade 5, para organizar um quadro comparativo com as principais contribuições metodológicas para a Educação Infantil de acordo com quatro propostas pedagógicas apresentadas nessa disciplina:

1) Método de Maria Montessori.

2) Célestin Freinet e sua contribuição metodológica para a Educação Infantil.

3) Loriz Malaguzzi e a abordagem italiana para a Educação Infantil.

4) Modelo americano High/Scope.

Propostas Pedagógicas Contribuições metodológica para a Educação Infantil Método de Maria Montessori Célestin Freinet Abordagem italiana de Loriz Malaguzzi Modelo americano hight/sope

Utilize o modelo de quadro apresentado anteriormente e faça suas postagens no Portfólio de Atividade (Não serão aceitos quadros colados no campo de texto do Portfólio).

Depois de organizar esse quadro e fazer sua postagem, faça uma entrevista com um professor de Educação Infantil, contemplando as seguintes questões:

Qual a proposta pedagógica que desenvolve na escola de Educação Infantil em que atua? 18 © Metodologia do Ensino da Educação Infantil

Explique o que é infância?

Qual a sua concepção de criança? E qual a sua concepção de Educação Infantil?

Quais os objetivos da Educação Infantil? Quem deve ter direito a ela?

Qual a sua concepção de aprendizagem e de desenvolvimento infantil?

Claretiano

Pedagogia

Taís B. Insaurriaga

O que devemos levar em conta, ao construir uma rotina para a Educação Infantil?

Como deve ser organizado o espaço nas creches e pré-escolas?

Quais são as áreas do currículo da Educação Infantil?

O que é o PPP? Como ele deve ser elaborado?

Quais os tipos de avaliação que devem estar presentes na Educação Infantil?

Como deve ser feita a formação continuada dos profissionais da Educação Infantil?

Realizada a entrevista, escreva as perguntas e respostas do professor entrevistado em arquivo MS-Word ou BrOffice e elabore um texto, analisando os pontos da entrevista que você considerou relevantes e aqueles que você discordou, justificando suas ideias com as propostas metodológicas que estudamos na disciplina.

Esse arquivo, com as perguntas e respostas obtidas na entrevista e seu texto de análise, deverá ser anexado em seu Portfólio de Atividade.

Vale ressaltar que não serão aceitos quadros colados no campo de texto do Portfólio. Observe a seguir, alguns requisitos mínimos para esta atividade:

• Não serão aceitos textos copiados da internet ou de quaisquer outras fontes. Este é o momento para você aprender e criar!

• Elabore a atividade em arquivo MS-Word ou BrOffice. Se utilizar o MS-Word, use a op- ção "Salvar Como", para salvar o seu documento no formato Word97-2003, a fim de não ter problemas de compatibilidade com o SGA-SAV; ou compacte (WinRAR, 7-Zip, BraZip, WinZip etc.) seu arquivo. • Anexe o arquivo na ferramenta Portfólio. Evite retrabalho: não cole o texto no campo de texto dessa ferramenta. Faz parte da avaliação o envio por meio de arquivo anexo.

Claretiano

Pedagogia

Taís B. Insaurriaga

Desenvolvimento

Propostas Pedagógicas

Contribuições metodológicas para a Educação infantil

Método de Maria Montessori.

O Método de Maria Montessori consiste no processo evolutivo da criança, onde há teorias, práticas e materiais didáticos todos voltados para sua aprendizagem, oportunizando assim uma educação desenvolvida com base na evolução da criança, e não ao contrário.

Esse método trouxe muitas contribuições para aprendizagem das crianças, pois possibilita seu desenvolvimento completo e equilibrado, fazendo com o aluno aprenda através da construção do saber sem ser forçado ou pressionado a aprender, oportunizando assim a liberdade de escolha, do conhecimento de si próprio, tornando-os responsáveis pelo

Claretiano

Pedagogia

Taís B. Insaurriaga

seu progresso e crescimento.

Célestin Freinet e sua contribuição metodológica para a Educação Infantil.

Célestin Freinet foi um dos educadores que revolucionou as práticas pedagógicas, pois propôs uma educação ativa em torno do aluno, onde as salas de aulas se tornam um espaço de dialogo, escolhas e compartilhamentos de conhecimentos.

Suas contribuições para a Educação infantil são muito significativas, pois suas técnicas de ensino considera a criança como agente ativo do processo de ensino aprendizagem. O jornal escolar, o jornal mural, a roda da conversa, a correspondência interescolar, o livro da vida, o fichário, o álbum da turma e a aula-passeio constituem algumas das técnicas de Freinet, técnicas essas que são utilizadas até hoje por muitos educadores, por tornarem o ensino proveitoso, agradável, fazendo com que os alunos aprendam de verdade.

Abordagem italiana de Luiz Malaguzzi

Loris Malaguzzi foi o criador de Reggio Emilia, que até hoje é seu incentivador primordial. Foi este educador que constituiu um principio de ensino em que não existe disciplinas formais,

Claretiano

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)   pdf (61.3 Kb)   docx (19.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com