TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ensino e aprendizagem no contexto escolar

Por:   •  12/1/2017  •  Artigo  •  1.608 Palavras (7 Páginas)  •  475 Visualizações

Página 1 de 7

SABERES E PRÁTICAS EDUCATIVAS Unidade 1

 Profª Ma.  Sangelita M. Franco Mariano

Ensino e aprendizagem no contexto escolar

1.1. Prática educativa e sociedade

O trabalho docente está inserido em uma prática global mais ampla e resulta em uma prática social em que os sujeitos deverão ser preparados para sua inserção, atuação e transformação da realidade. É por meio da educação que os estudantes são constantemente estimulados a desenvolver suas capacidades intelectuais, sociais, políticas e culturais, dentre outras.

De acordo com Libâneo (1994) a relação da prática educativa e a sociedade é estabelecida na medida em que o meio social exerce influências sobre os sujeitos e os mesmos desenvolvem um processo de assimilação dessas influências e acabam por  recriá-las. Podemos afirmar que tais sujeitos são dotados da capacidade de relacionar-se com o meio social numa perspectiva de ação transformadora.

Ainda segundo o autor mencionado essas influências podem ser evidenciadas por intermédio de experiências, valores, crenças, modos de agir, técnicas e até mesmo costumes que são construídos, transmitidos e recriados pelos sujeitos ao longo da história da humanidade.

É importante destacar que no Brasil, assim como a grande maioria dos países, vivemos em uma sociedade divida em classes e grupos sociais com interesses antagônicos. Esse modelo de organização dos modos de produção e da própria sociedade interfere diretamente na prática educativa. Para tanto, é possível asseverar que a educação está subordinada à dinâmica das relações sociais, sendo, portanto, os meios e finalidades educativas socialmente determinados.

1.2.Conceitos e concepções de prática educativa

Para Libâneo (1994, p. 16) “[...] a educação  -  ou seja, a prática educativa é um fenômeno social e universal, sendo uma atividade humana necessária à existência e funcionamento de todas as sociedades”.  Desse modo, as práticas educativas não se restringem à escola ou à família. Elas ocorrem em todos os contextos e âmbitos da existência individual e social humana, de modo institucionalizado ou não, sob várias modalidades.

Entre essas práticas, há as que acontecem  nos níveis  da educação formal, informal e não formal.  Nesse sentido, podemos afirmar que as práticas educativas não ocorrem de forma isolada das relações sociais,  políticas e econômicas da sociedade e portanto não podem se eximir do seu posicionamento com relação aos rumos da ação educativa, As práticas docentes evidenciam as concepções de educação e de homem que se deseja formar.  Prática educativa é  portanto, o processo de prover indivíduos de conhecimentos e experiências culturais para que estes possam estar aptos para transformar o meio social.

A educação como prática educativa social ocorre em dois sentidos distintos:  sentido amplo e sentido estrito.  O primeiro pode ser compreendido como os processos educacionais e formativos que se desenvolvem junto ao meio social, isto é, cenário em que os sujeitos estão envolvidos pelo simples fato de ao nascerem já encontrarem um mundo pré-existente. Essa existência social permite que a prática educativa se faça presente em inúmeras instituições sociais em decorrência da estruturação econômica e política, ou mesmo da própria organização dos modos de convivência entre os membros de determinada sociedade. O segundo, sentido estrito está articulado aos processos educativos que ocorrem em unidades específicas para esse fim, sejam elas instituições escolares ou não.  O que caracteriza esse sentido é a natureza explícita das finalidades de instrução e ensino mediante uma ação consciente e deliberada , cujo objetivo principal é uma ação intencional sistematizada (LIBÂNEO, 1994).

Faz-se necessário considerar que as relações sociais na sociedade capitalista não são estáticas e imutáveis, na medida dos condicionantes que orientam tais relações podem ser transformadas pelos indivíduos que as integram. É pois, nessa perspectiva que atualmente vivenciamos a emergência dos diversos movimentos sociais  e estes têm formulado objetivos e metas educativas coerentes com as lutas pela transformação das relações sociais vigentes, tendo em vista minimizar as desigualdades sociais.

Observamos assim que nossas práticas cotidianas, as relações entre professores e alunos, o trabalho docente e até mesmo os objetivos educacionais estão permeados por significados que se encontram no seio das relações sociais.

1.3.Educação, instrução e ensino

A educação é um conceito amplo e refere-se ao processo de desenvolvimento da personalidade e comportamentos, envolvendo habilidades humanas, tais como: físicas, morais, intelectuais e estéticas, tendo em vista sua demarcação dentro de um determinado tempo e espaços histórico-social.

Nos dizeres de Libâneo (1994, p. 23) a educação é:

Instituição social que se ordena no sistema educacional de um pais, num determinado momento histórico; é um produto, significando os resultados obtidos da ação educativa conforme propósitos sociais e políticos pretendidos; é processo por consistir de transformações sucessivas tanto no sentido histórico quanto no de desenvolvimento da personalidade (Grifos do autor).

A Educação está estreitamente associada às convicções que embasam as práticas cotidianas e traduzem as concepções ideológicas e desafios correntes no campo social, influenciando assim,  nos modos de agir dos sujeitos.

Podemos dizer que a  instrução refere-se à formação intelectual, isto é,  formação e desenvolvimento das capacidades cognitivas a partir da apropriação de conhecimentos sistematizados. A instrução está subordinada à educação, uma vez que a instrução está a serviço do desenvolvimento da personalidade. Está atinge seu objetivo quando consegue mobilizar conhecimentos, habilidades e capacidades possibilitando que o ensino contemple princípios e ações humanizadoras.

Instruir sujeitos não implica necessariamente educar pessoas, ou seja, conhecer conteúdos ou matérias, não garante que esses indivíduos desenvolvam atitudes e práticas transformadoras diante das necessidades e exigências impostas pelo meio social.  A educação não é neutra e natural; há um propósito, uma intenção que orientam a instrução e o ensino.

O ensino corresponde a ações, meios e condições para a realização da instrução, contém a instrução em si.  Por meio do ensino é possível trabalhar os conteúdos escolares básicos que tenham ressonância na vida dos alunos.  São variáveis desse processo: recursos, métodos, condições materiais, físicas, sociais, econômicas e culturais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (62.1 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com