TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO SUPERVISIONADO ENSINO MÉDIO: INVESTIGAÇÃO DO CONTEXTO ESCOLAR E OBSERVAÇÃO DE AULAS

Por:   •  10/11/2017  •  Relatório de pesquisa  •  2.220 Palavras (9 Páginas)  •  3.502 Visualizações

Página 1 de 9

CENTRO UNIVERSITÁRIO – UNINTER

CARMEN ROMERO – RU 1400180

IDA MARA SOUZA – RU 1374576

PRISCILA PEDROSO GONÇALVES BASSI - RU 1336604

ESTÁGIO SUPERVISIONADO ENSINO MÉDIO: INVESTIGAÇÃO DO CONTEXTO ESCOLAR E OBSERVAÇÃO DE AULAS

                                              HORTOLANDIA-SP

                                                         2017

CENTRO UNIVERSITARIO – UNINTER

CARMEN ROMERO – RU 1400180

IDA MARA SOUZA – RU 1374576

PRISCILA PEDROSO GONÇALVES BASSI -  RU 1336604

ESTÁGIO SUPERVISIONADO ENSINO MÉDIO: INVESTIGAÇÃO DO CONTEXTO ESCOLAR E OBSERVAÇÃO DE AULAS

Relatório de estágio supervisionado: Ensino Médio – investigação do contexto escolar e observação de aulas, apresentado ao curso de Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa e Literaturas, do Centro Universitário Internacional UNINTER.

Tutor local: Regina Oliveira de Farias.

Centro associado: PAP Hortolândia.

HORTOLÂNDIA-SP

2017

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO......................................................................................................3

2. Identificação da escola estagiada.....................................................................4

2.1.Concepções pedagógicas da escola..............................................................4

3. DESCRIÇÃO E ANÁLISE REFLEXIVA DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO.................................................................................................6

4. CARACTERIZAÇÃO ESTRUTURAL...................................................................6

5.CARACTERIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS QUE ATUAM NA ESCOLA ESTAGIADA.............................................................................................................7

6.Caracterização da turma estagiada....................................................................7

7. Perfil do Professor observado durante o Estágio Supervisionado...............7

8. Descrição das aulas observadas......................................................................8

9. PLANO DE AULA..............................................................................................10

10. Considerações finais......................................................................................10

Referências............................................................................................................12

Anexos...................................................................................................................13


INTRODUÇÃO

O estágio constitui-se em criar um campo de experiências e conhecimentos  através do contato com o ambiente escolar que possibilite a articulação da teoria-prática, que é indispensável na formação do profissional. Este estágio observado foi realizado nos meses de Junho a Julho de 2017, na Escola Estadual Yasuo Sasaki, localizado em Hortolândia SP, pelas alunas do curso de Letras Centro Universitário Internacional Uninter.

 O estágio propicia desenvolver habilidades, e é indispensável na formação de docentes nos cursos de licenciaturas, criando hábitos e atitudes pertinentes e necessárias para a aquisição das competências profissionais; Como preparação á realização da prática em sala de aula, conhecer a realidade da profissão que optou para desempenhar, observando através da prática o que ainda deve aprender e desenvolver para torna se um capacitor de seus futuros alunos.

Por isso o estudante deve perceber o estagio uma oportunidade única e realizá-lo com determinação, comprometimento e responsabilidade, o tradicional estagio se configura como uma possibilidade de fazer uma relação entre teoria e pratica. Seria apenas um desgaste caso não houvesse interesse em aprender e preparar – se para a futura profissão.

O presente trabalho tem como objetivo firmar a construção de conhecimentos, pois através deste podemos refletir sobre métodos e ações de como funciona uma escola, tendo ainda ampla percepção da docência como trabalho, pois o profissional da educação precisa estar em constante processo de atualização. Dessa forma, elaborou-se este relatório por meio de estudos de referenciais teóricos sobre investigação do contexto escolar, bem como de pesquisa de campo através de observações e diálogos. Nele são apresentadas as características da instituição escolar, do professor e da turma estagiada; descrito as concepções pedagógicas adotadas pela instituição e pelo professor.

2 – IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO ESTAGIADA

2.1 – IDENDIFICAÇÃO DA ESCOLA ESTAGIADA

O Estágio Supervisionado Ensino Médio: Investigação do contexto escolar e observação de aulas foram realizadas na  Escola Estadual Yasuo Sasaki, situada à rua Turmalina, 499 Bairro Jardim Santa Esmeralda, localizada na cidade de Hortolândia – São Paulo – Telefone (19) 3887 1569/ 3887 2329.

A Escola oferta atendimento no Ensino Médio com 157 alunos no período matutino e o ensino fundamental I e II vespertino com 195 alunos, não há aulas no período noturno.

3- CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS DA ESCOLA

Além de ser uma das mais importantes constituições da sociedade, a escola é um espaço para todos que acredita que juntos com os educadores, funcionários, equipe pedagógica e educando favorece uma convivência participativa na escola.

Com a mediação pelas políticas públicas e orientada pela  Secretaria Estadual de Educação, por meio das Diretrizes Curriculares a escola proporcionar condições educativas e escolarização, enquanto relações qualitativas de ensino e aprendizagem nas quais o educando possa:

- Ser, conviver e aprender na escola, como instituição de cultura que considera relevante recriar e socializar os saberes e conhecimentos produzidos socialmente das artes, das ciências, da técnica como instrumentos necessários á compreensão do mundo e qualidade de vida.

- Perceber se enquanto construtor de sua própria historia, ser social e individuo capaz de legislar sobre seus próprios atos com autonomia e dignidade, superando o que está pronto para produzir o novo, o mais significativo para si e para a sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)   pdf (230.8 Kb)   docx (148.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com