TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lutas na Educação Física Escolar

Por:   •  4/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  287 Palavras (2 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 2

Disciplina:     Lutas

Tarefa: (exemplo: atividade do ciclo 1)

Nome: Aaron Elias Limeira Chagas

RA: 1159083

Turma: DGEFL1402BARA0S

Parecer do Tutor:

Atividade

O termo Cultura Corporal do Movimento, pode gerar algumas dúvidas devido ao fato dessa frase ter múltiplos significados. Ao analisar a frase Cultura Corporal do Movimento entendemos instantaneamente “movimentos do corpo”. O tema lutas pode ser um dos melhores para exemplificar esse termo, assim como dança e aeróbica, pois todos estão diretamente ligados com a cultura corporal do movimento.

Em épocas passadas, o tema lutas vinha sido tratado apenas com  objetivos de rendimento e desempenho para os alunos, até que Zabala (1997, p. 27) afirmou que,

A função fundamental que a sociedade atribuiu à educação tem sido a de selecionar os  melhores em relação à sua capacidade para seguir uma carreira universitária ou para obter qualquer outro título de prestígio reconhecido.

O tema lutas na escola, pode ser a chave para resolver questões de agressividade nas escolas, pois este tema abrange uma gama muito ampla de fatores como respeito, ordem, obediência e concentração.

Existem elementos importantíssimos na dança e na ginástica que deveriam ser usados na educação física escolar, tanto para o rendimento dos alunos, como para o desenvolvimento pessoal de cada um como cidadão na sociedade.

Ainda há muita resistência com relação ao tema luta nas escolas brasileiras, por maioria da própria direção escolar,por temer incentivar a agressividade entre os alunos. Todos os esportes devem ser incentivados, em todos há beleza, há teoria, há cultura, há história, trazendo assim para os alunos novos conceitos de civilizações antigas para a sociedade de hoje.

REFERÊNCIAS

Caderno de Lutas. Disponível em:

file:///F:/Faculdade/6°%20Semestre/Lutas/U1.pdf. Acesso em 04 de Abril de 2017.

Cultura corporal e cidadania. Disponível em:

http://penta3.ufrgs.br/CAEF/PCNeducfisica/cultura_corporal.htm . Acesso em 04 de Abril de2017.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (304.3 Kb)   docx (256.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com