TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Ensino De Metodologia De Pesquisa Em Administração

Pesquisas Acadêmicas: O Ensino De Metodologia De Pesquisa Em Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/11/2013  •  633 Palavras (3 Páginas)  •  478 Visualizações

Página 1 de 3

BERTERO, Carlos Osmar. O ensino de metodologia de pesquisa em administração. Revista de Administração de Empresas. Rio de Janeiro, out/dez. 1984, 137- 140.

O autor: Carlos Osmar Barreto é graduado em filosofia pela Universidade de São Paulo (1960), especializado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) - SP (1961), University of South Carolina (1995), mestrado em Business Administration pela Michigan State University (1965) e doutorado pela Commel University (1972). Atualmente é professor titular da FGV de São Paulo e da Universidade Metodista de São Paulo, com experiência na área de Administração de Empresas com diversas publicações pela Revista de Administração de Empresas.

Segundo o autor acima citado, o texto aborda as questões metodológicas que são postas e recolocadas, as pesquisas acabam sendo, de qualidade insatisfatória e em quantidade insuficiente, para professores e alunos. A falta de familiaridade com a metodologia de pesquisa em administração envolve pouca habilidade interdisciplinar, achar que metodologia da pesquisa só seria a parte instrumental para a realização de uma pesquisa, esquecendo dos aspectos epistemológicos referentes à natureza, origem, limitações e condicionamentos sócio- culturais do conhecimento, é uma indicação de pobreza analítica.

Um curso de metodologia de pesquisa, não pode ser voltado unicamente aos aspectos instrumentais. Mesmo assim os alunos criam uma expectativa de que vão obter conhecimentos práticos de como lidar com os instrumentos da metodologia, e acabam por criar uma insatisfação. As dificuldades peculiares da instrumentalidade, segundo tal autor deveria ser abordado num outro curso onde quem o ministrasse fosse preferencialmente ligado à área do aluno, sendo dessa forma divididos em dois cursos e ministrados por diferentes professores atenderiam melhor a essas peculiaridades da pesquisa em administração.

O distanciamento do universo da pesquisa inicia-se na graduação e acredito que prossegue pela pós graduação, como decorrência da forma como o conteúdo da disciplina metodologia cientifica foi ministrado. Então se o professor não desenvolve sistematicamente trabalhos científicos não tem como o aluno descobrir esse mundo fantástico da pesquisa e acabam por impor ao aluno teorias, métodos, normas e regras sem discutir a lógica da ciência.

É notado que comumente os professores de metodologia da pesquisa sejam formados em ciências sociais, trazendo assim algumas desvantagens ou limitações relacionadas ao curso de administração, são elas, inicialmente: a pouca intimidade com a área de administração no que corresponde a conteúdo do próprio conhecimento administrativo, em sequencia há a falta de conhecimento de uma série de problemas metodológicos que são próprios da área administrativa que se mostram distantes das ciências sociais.

Talvez a solução seria se os professores de metodologia que fossem formados em ciências sociais mostrassem interesse por administração ou se os mesmos tivessem docentes com formação em administração e se interessassem por metodologia da pesquisa científica. Por desconhecer o conteúdo da área de administração isso provoca um distanciamento com relação aos alunos, resultando em um curso meramente formal, longe do que é desejado. Outro fator encontrado em o professor de metodologia cientifica ter formação em ciências

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com