TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Ensino e Pandemia

Por:   •  13/11/2020  •  Resenha  •  423 Palavras (2 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 2

A pandemia do COVID-19 instituiu um novo panorama de aulas remotas, atividades a distância e online, trazendo desafios aos professores, alunos e familiares. O uso das tecnologias digitais não é, por si só, algo ruim ao processo educativo desde que se tenha um bom planejamento, podem ser recursos que venham a somar no processo de ensino aprendizagem. Contudo, sem uma estrutura que possibilite a expansão da aprendizagem pode precarizar o ensino. Nesse sentido, torna-se viável a manutenção de um vínculo com a comunidade educativa, além da inclusão, para promover momentos de interação e de apoio à educação.

O ensino remoto possibilitou uma ressignificação da educação e das metodologias de ensino que precisaram se reinventar, sendo mais dinâmicas e condizentes com a realidade em que estamos vivenciando, com o desenvolvimento de novas habilidades como novas maneiras para desenvolver o dinamismo das aulas, contribuindo para a formação do pensamento crítico, explorando a criatividade, como também, a ampliação do uso da tecnologia como aliada do aprendizado reforçando, assim, que o processo de aprendizagem pode acontecer em outros ambientes, a exemplo do ambiente virtual. Permite, ainda, que atividades sejam realizadas de maneira assíncrona possibilitando aos estudantes uma maior autonomia no processo de aprendizagem, desenvolvimento de rotina de estudo com horários condizentes com a rotina familiar.

Contudo, esse cenário também apresenta desvantagens, tais como: falta de estrutura e condições de acesso às atividades remotas por parte de estudantes e professores, exacerbando as lacunas da desigualdade social e de acesso à tecnologias, provocando, assim, uma descontinuidade do processo de aprendizagem aos que não possuem acesso à internet ou dispositivos eletrônicos com acesso à internet aprofundando ainda mais o déficit entre alunos. Outro ponto a ser colocado é a dificuldade das famílias no acompanhamento das atividades escolares de crianças e adolescentes, dificuldade em conciliar os horários de trabalho com tarefas domésticas, mudanças significativas na rotina familiar pois os alunos não estavam acostumados com uma rotina de estudos mais pesada em domicílio e problemas na divisão de um aparelho eletrônico para vários estudantes de uma mesma família. As instituições de ensino não contam com o suporte que precisariam para se adaptar à nova realidade, de forma rápida e precisa, para atender as diversas demandas dos estudantes e professores, como auxílio conectividade, oferecer condições aos profissionais da educação para promoção de aulas online, estrutura física, formação para ministrar aulas remotas, pois o dinamismo das aulas é diferente, suporte tecnológico e psicológico. A forma remota do ensino impossibilita, em especial aos cursos de saúde, o cumprimento da carga horária de estágios curriculares obrigatórios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (27.8 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com