TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DOCENCIA DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO SUPERIOIR EM TEMPOS DE PANDEMIAS

Por:   •  31/12/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.628 Palavras (11 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 11

FACULDADE IBRA DE BRASÍLIA - FABRAS[pic 1]

CURSO DE COMPLEMENTAÇÃO PEDAGOGICA EM

LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

 

        

A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO SUPERIOR EM TEMPOS DE PANDEMIA.

FARLEY DOS SANTOS

                                                        

AMPARO DE SÃO FRANCISCO/SE

     2021


FACULDADE IBRA DE BRASÍLIA - FABRAS[pic 2]

CURSO DE COMPLEMENTAÇÃO PEDAGOGICA EM

LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

 

A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO SUPERIOR EM TEMPOS DE PANDEMIA.

FARLEY DOS SANTOS

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado a FABRAS – Faculdade IBRA de Brasília, como requisito parcial para obtenção de novo título em Complementação Pedagógica em Licenciatura em Educação Física.

AMPARO DE SÃO FRANCISCO/SE

      2021


FACULDADE IBRA DE BRASÍLIA - FABRAS[pic 3]

CURSO DE COMPLEMENTAÇÃO PEDAGOGICA EM

LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

FARLEY DOS SANTOS

A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO SUPERIOR EM TEMPOS DE PANDEMIA.

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de complementação pedagógica da Faculdade IBRA de Brasília - FABRAS, orientado pelo Prof. Patricia Galli Costa como requisito parcial para obtenção de novo título em Licenciatura em Educação Física.

        

Aprovada em........de.................................de..........

A nota final do (a) estudante foi igual a   _____ (

     ).

___________________________________

Prof. Esp.  Patricia Galli Costa


A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO SUPERIOR EM TEMPOS DE PANDEMIA. 

Farley dos Santos[1]

RESUMO

 O presente objetivo desse trabalho é verificar a importância acadêmica presente na atuação dos docentes no período da Pandemia da Conid-19, tendo em vista que essa questão está presente na realidade de muitos educadores, hodiernamente. Ele foi realizado por meio de revisão bibliográfica, a qual permitiu enxergar os nuances, através da análise de artigos, revistas, relatórios técnicos que abordaram a docência em período de Pandemia voltada ao ensino da Educação Física no ensino superior. Com os resultados, pode-se concluir que, apesar de impactante, a aplicação do ensino remoto pode ser uma questão favorável, quando associada à capacitação dos discentes de EF em Instituições de Ensino Superior (IES).

 

 Palavras-chave: Educação Física, Docência, Ensino remoto.

  1. INTRODUÇÃO

A acessão dos cursos de graduação, em especial Licenciatura em Educação Física, requer substancial observação, uma vez que a docência tem papel fundamental na mediação do conhecimento na formação acadêmica de estudantes do curso de Educação Física (EF) em Instituições de Ensino Superior (IES).

Nessa conjuntura, observa-se que o papel do mediador do conhecimento -docente – encontra obstáculos ao se analisar a aplicação da docência no sentido da Educação Física em tempos de Pandemia da Covid-19, uma vez que essa situação exige, dos profissionais da educação, um escopo ainda mais robusto quanto à aplicabilidade dos conteúdos outrora disponíveis no modo presencial de ensino.

Muito se fala que a modalidade de Ensino a Distância (EAD) não seria um óbice na nova realidade pandêmica de acadêmicos, que isso não apresentaria prejuízos à comunidade acadêmica, nem mesmo devido às mudanças nos modos de ensino. Isso se daria em virtude da já existência da modalidade EAD difundida em vários cursos em IES no Brasil, COUTO (2020).

  1. OBJETIVOS

Objetiva-se conhecer, de modo geral, quais os impactos e como essa necessidade da mudança brusca de metodologia, aplicação e a difusão do complemento se faz necessária e quanto isso impacta o processo de ensino aprendizagem. Ademais, como e quais são os desafios íntimos nessa jornada radical de metodologia de ensino, tendo em vista que a realidade do EAD não era uma situação no ensino presencial nas IES, haja vista a possibilidade de atuação presenciar dos docentes e discentes do curso de graduação em EF.

Outrossim, com objetivo mais específico, visa-se enxergar a lacunas presentes em toda a cadeia do processo de ensino aprendizagem e compreender o quanto isso reverbera nocivamente as ações decorrentes nas novas salas virtuais – realidade hodierna no Brasil. Tais encaminhamentos se darão a partir da observação no que concerne à legitimidade do Ensino a Distância à luz da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, a qual possibilita a aplicação do ensino remoto. Para além disso, observar-se-á a expansão do ensino em EF ao longo dos anos, posto que isso é de fundamental importância para se conhecer a relevância do docente da aplicabilidade do ensino aprendizagem no ensino superior inclinado à EF.

Tudo isso somado à vigência da educação a distância na educação superior e como isso foi impactante na relação mediador e educando. Esses aspectos foram observados a partir de uma metodologia capaz de reconhecer diversas possibilidades, por meio de estudos já desenvolvidos à comicidade acadêmica, com inclinação à modo conceitual-analítico.

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A Lei de Diretrizes e Bases da educação nacional (LDB), no que se refere às Instituições de Ensino Superior – IES -, promulga que o ensino deve ser pautado de uma conjuntura capaz de permitir o desenvolvimento do futuro profissional em várias áreas de atuação. Isso posto, compreende-se que as ferramentas cabíveis à tal prerrogativa devem ser fundamentadas não só no que concerne a futura ação profissional dos discentes, como também na construção de conhecimentos sedimentados de estímulos no tocante à ciência, à cultura, à reflexão. BRASÍLIA (2017).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.8 Kb)   pdf (402.3 Kb)   docx (293.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com