TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ENSINO REMOTO NA PANDEMIA

Por:   •  11/10/2021  •  Monografia  •  6.217 Palavras (25 Páginas)  •  794 Visualizações

Página 1 de 25

ENSINO REMOTO NA PANDEMIA

A percepção dos alunos do Curso de Assistente Administrativo do Campus Porto Nacional do Instituto Federal de Tocantins

Nomes dos autores[1]

Nome do orientador[2]

RESUMO

A crise global causada pelo alastramento em massa do novo coronavírus trouxe a necessidade do distanciamento social e da utilização de máscara/higienização constantes, são medidas extremamente importantes durante toda a pandemia do Covid-19. Assim, foram necessárias implementações emergenciais de trabalho e estudo remoto em várias partes do mundo, como aconteceu no Brasil desde março do ano de 2020; inclusive a necessidade emergencial de levar os trabalhos para o modo remoto e também as aulas, sejam do ensino básico. O objetivo geral deste trabalho é o de analisar o contexto atual do ensino remoto durante o período de pandemia e como os sujeitos que estão estudando nesse formato o percebem. Este estudo será realizado no Instituto Federal de Tocantins, focando em específico nos alunos do curso de assistente administrativo ministrado pelo projeto PROEJA no campus Porto Nacional, utilizando a metodologia de pesquisa bibliográfica e também de estudo de caso. Onde foi possível observar a necessidade de, não somente a melhoria das plataformas digitais e de acesso para os alunos, mas também a observação da necessidade de trazer os alunos para uma sociedade que se preocupe com a satisfação desse discente em geral com sua vida pessoal e também com sua vida estudantil; assim, foi observado que não houve somente desafios de tecnologia e de problemáticas de material escolar, mas também a questão social.

Palavras-chave: Ensino Remoto; Covid-19; Pandemia; Instituto Federal de Tocantins.

ABSTRACT

The global crisis caused by the mass spread of the new coronavirus brought the need for social distancing and the use of constant mask/sanitization, which are extremely important measures throughout the Covid-19 pandemic. Thus, emergency remote work and study implementations were needed in various parts of the world, as happened in Brazil since March 2020; including the emergency need to take the work to the remote mode and also the classes, whether from basic education. The general objective of this work is to analyze the current context of remote education during the pandemic period and how the subjects who are studying in this format perceive it. This study will be carried out at the Federal Institute of Tocantins, focusing specifically on the students of the administrative assistant course taught by the PROEJA project at the Porto Nacional campus, using the methodology of bibliographic research and also case study. Where it was possible to observe the need not only to improve digital platforms and access for students, but also to observe the need to bring students into a society that is concerned with the satisfaction of these students in general with their personal and also with his student life; thus, it was observed that there were not only technology challenges and school material issues, but also the social issue.

Keywords: Remote Teaching; Covid-19; Pandemic; Federal Institute of Tocantins.

1 INTRODUÇÃO

A crise global causada pelo alastramento em massa do novo coronavírus trouxe a necessidade do distanciamento social e da utilização de máscara/higienização constantes, são medidas extremamente importantes durante toda a pandemia do Covid-19. Assim, foram necessárias implementações emergenciais de trabalho e estudo remoto em várias partes do mundo, como aconteceu no Brasil desde março do ano de 2020; inclusive a necessidade emergencial de levar os trabalhos para o modo remoto e também as aulas, sejam do ensino básico ou do ensino superior.

A área da educação foi uma das mais afetadas, já que essa necessidade emergencial de levar as aulas tradicionais para o moto remoto foi realizada de maneira ágil e sem nenhum tipo de planejamento ou preparação para as mesmas. Assim, pode-se compreender que tanto alunos, quanto docentes, acabaram por sofrer das mais diversas maneiras com essa medida.

Obviamente essa medida emergencial foi necessária, principalmente para que não houvesse nenhum tipo de atraso real no ensino das crianças e adolescentes, e também para que não houvesse problemas na formação dos universitários. Portanto, compreender como essas mudanças se deram é de extrema relevância para que haja a análise de como esse ensino remoto está sendo observado pelos docentes e discentes.

1.1 Objetivos

1.1.1 Objetivo geral

O objetivo geral deste trabalho é o de analisar o contexto atual do ensino remoto durante o período de pandemia e como os sujeitos que estão estudando nesse formato o percebem.

Este estudo será realizado no Instituto Federal de Tocantins, focando em específico nos alunos do curso de assistente administrativo ministrado pelo projeto PROEJA no campus Porto Nacional.

1.1.2 Objetivos específicos

        Os objetivos específicos deste estudo são:

  1. Realizar um percurso histórico acerca da educação profissional técnica no Brasil na Educação de Jovens e Adultos;
  2. Reconhecer o pensamento psicológico e pedagógico sobre ensino-aprendizagem na educação profissional na Educação de Jovens e Adultos;
  3. Apresentar o sentido e a aplicabilidade efetiva do ensino remoto através da visão dos alunos.

1.2 Problema da pesquisa

O problema observado para essa pesquisa foi compreendido como: quais os desafios e perspectivas dos alunos do curso de assistente administrativo do PROEJA do Campus Porto Nacional do IFTO em relação ao ensino remoto?

1.3 Metodologia

        A metodologia utilizada para este estudo foi o de pesquisa bibliográfica e também o de estudo de caso. A pesquisa bibliográfica, de acordo com Andrade (2010),

[...] é habilidade fundamental nos cursos de graduação, uma vez que constitui o primeiro passo para todas as atividades acadêmicas. Uma pesquisa de laboratório ou de campo implica, necessariamente, a pesquisa bibliográfica preliminar. Seminários, painéis, debates, resumos críticos, monográficas não dispensam a pesquisa bibliográfica. Ela é obrigatória nas pesquisas exploratórias, na delimitação do tema de um trabalho ou pesquisa, no desenvolvimento do assunto, nas citações, na apresentação das conclusões. Portanto, se é verdade que nem todos os alunos realizarão pesquisas de laboratório ou de campo, não é menos verdadeiro que todos, sem exceção, para elaborar os diversos trabalhos solicitados, deverão empreender pesquisas bibliográficas. (ANDRADE, 2010, p. 25)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.4 Kb)   pdf (907.1 Kb)   docx (778.9 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com