TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estresse

Por:   •  28/4/2015  •  Seminário  •  2.622 Palavras (11 Páginas)  •  98 Visualizações

Página 1 de 11

INTRODUÇÃO

                Essas são algumas informações para entender melhor os conceitos, a fisiologia, os fatores causadores e associados do estresse, assim como algumas maneiras de tratar ou combater esse mal da sociedade moderna.

               Abordando os tipos de estresse que é chamado de eustresse resposta positiva e distresse resposta negativa, o estresse divide-se em três fases; alerta, resistência e exaustão.

               Classificam-se os estressores em: Estressores físicos, Estressores cognitivos e Estressores emocionais.

               Os tratamentos convencionais e tratamentos não convencionais para o estresse e como evitar o estresse.

                Apresentando os valores encontrados nos questionários de identificação do nível de estresse, que apliquei num salão de beleza na minha cidade com três profissionais na área, com os resultados obtidos em gráfico.


DESENVOLVIMENTO

                          A palavra Estresse deriva do latim e significam aflição e adversidade, na língua inglesa o termo era utilizado para designar força, esforço e tensão.

                          No passado o ser humano dedicava a realizar trabalhos braçais,

Que iniciavam com o raiar do sol e terminava com o pôr de sol. Nos dias de hoje com a revolução industrial, a carga de trabalho aumentou e muitas pessoas que moravam no campo vieram para viver no estresse da cidade.

                          O estresse pode ser definido como uma reação complexa e global do organismo, envolvendo componentes físicos, psicológicos, mentais e hormonais frente a situações que representem um desafio maior e que ultrapassem sua capacidade de enfrentamento; visando adaptar o indivíduo à nova situação. Assim podemos definir o stress como uma entidade que causa transtornos mentais e físicos onde o indivíduo perde a capacidade de distinguir experiências reais das suas expectativas pessoais, pode ser entendida como um estado de desequilíbrio da pessoa que se instala quando essa pessoa é submetida a uma serie de tensões suficientemente persistente na maioria divide entre o trabalho e em casa.

                   O ambiente de trabalho é um dos maiores causadores de estresse, podendo desenvolver doenças físicas e psicológicas nos funcionários. O excesso de atividades, cobranças, prazos, metas exigidas e a falta de tempo, são principais fatores para o agravamento da doença.

Os desgastes emocionais a que as pessoas são submetidas nas relações com o trabalho é fator muito significativos na determinação de transtornos relacionados ao estresse, como é o caso das depressões, ansiedade patológica, pânico, fobias, doenças psicossomáticas, etc.

                 Em suma, a pessoa com esse tipo de estresse ocupacional não responde à demanda do trabalho e geralmente se encontra irritável e deprimida. Um dos agravantes do Estresse no Trabalho é a limitação que a sociedade submete as pessoas quanto às manifestações de suas angústias, frustrações e emoções.

                   Pesquisas indicam que as mulheres tem uma incidência maior de estresse desde a mais tenra idade. E toda a sobrecarga com o acúmulo de funções as faz se sentirem pressiona as a ser boa mãe, esposa/amante/parceira/amiga, profissional competente, manter ampla rede social, corpo sarado, casa impecável e atualizada com os últimos recursos tecnológicos.

                    "Pode parecer simples, mas é uma conta que não fecha, com 8 horas de sono, 8 horas de trabalho, 1 hora de almoço, 3 horas no trânsito. Sobram 4 horas para fazer a lição com os filhos, assistir um filme, cuidar da casa, namorar, sair com os amigos, cuidar da beleza", comenta Aretusa dos Passos Baechtold, presidente da Associação Brasileira de Stress.

                  Dependendo de como o individuo reage perante o agente estressor, ele pode se torna um estresse positivo ou negativo.

                    Eustresse é a resposta positiva do individuo ao estresse, o esforço de adaptação promove uma sensação de realização pessoal, bem-estar e satisfação das necessidades. No eustresse, tem se o predomínio da emoção da alegria, temos aumento da capacidade de concentração, das decisões pelo cérebro, das emoções musculares harmoniosas e bem coordenadas. Temos uns sentimentos de prazer e confiança.

                       Já no distresse a resposta é negativa do individuo ao estresse, onde temos o predomínio das emoções da raiva, da tristeza do medo, a capacidade de concentração é diminuída e o funcionamento mental se torna confuso, perde-se a coordenação motora, aumentando a insegurança e a probabilidade de ocorrerem acidentes.

           O estresse divide em três fases: alerta, resistência e exaustão.                  

          Fase de alerta – é positiva, se caracteriza pela produção de adrenalina.Tornando o indivíduo mais atento, criativo, produtivo, motivado, enfim, preparado. Para ação. Essa fase também se denomina estresse inicial ou positivo.

          Fase de resistência – a pessoa lida com seus estressores buscando manter a homeostase. Esta fase segue-se a uma fase de alerta prolongada ou se novos estressores se agregam, caindo a produtividade e aumentando a vulnerabilidade às doenças. Nesta fase observa-se aumento de cortisol. Caso o indivíduo elimine o fator estressor, se restabelece o equilíbrio e o processo de estresse se encerra. Na persistência de fatores estressantes ocorre quebra da resistência e início da terceira fase.                                                                                                    

           Fase da exaustão - onde se inicia processo de adoecimento, depressão e.

Perda de concentração.

            Lipp (2000) identificou uma nova fase do estresse entre a resistência e a

Exaustão denominando-a de quase exaustão. Quando a tensão ultrapassa o limite

gerenciável, diminuem a resistência física e emocional, exigindo grande esforço no

desempenho das atividades diárias, intercalando momentos de produtividade.Normal e desconforto; o que gera ansiedade. O aumento do cortisol nesta fase diminui as defesas imunológicas e podendo gerar adoecimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)   pdf (117.2 Kb)   docx (23.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com