TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estresse

Por:   •  30/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.170 Palavras (5 Páginas)  •  100 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 DESENVOLVIMENTO        

3  CONCLUSÃO.........................................................................................................8

REFERÊNCIAS...........................................................................................................9



  1. INTRODUÇÃO

Em nossa atualidade é muito comum ouvir-se falar em estresse. Esta palavra, no pensamento leigo, é tida como sinônimo de cansaço, nervosismo, agitação, mau humor, fruto de uma vida muito corrida e competitiva na modernidade. O estresse permeia a conversa entre amigos como algo externo ao sujeito. A pressão, a culpa está fora, ou então, aparece na conversa a partir dos seus efeitos, quer corporais ou psicológicos. A partir desta idéia, julga-se o estresse apenas em seus aspectos negativos, como algo que ninguém nunca deveria experimentar e busca-se uma fórmula mágica de sua supressão. É uma palavra que passa de boca em boca, independente de sexo, raça e condição sócio-econômica.


  1. DESENVOLVIMENTO

O estresse é uma reação de adaptação do organismo frente a situações que percebe como ameaçadoras ou nas quais o indivíduo percebe ter poucos recursos pessoais para controlar. O enfrentamento do estresse refere-se ás estratégias pessoais naturais que o indivíduo possui, para lidar com as situações estressantes ou adversas que ocorrem em sua vida.

Segundo França e Rodrigues (2005), o esforço que o indivíduo faz para a adaptação frente a uma situação estressora, pode produzir deformações na sua capacidade de resposta, atingindo o comportamento mental e afetivo, o estado físico e o relacionamento com as pessoas.

Dependendo do indivíduo, o estresse pode causar desde transtornos psicológicos até manifestações físicas mais sérias. À medida que a pessoa torna-se emocionalmente frágil, suas defesas orgânicas diminuem, deixando-a mais vulnerável aos mais diversos tipos de doença (CARVALHO, 1995).

Algumas pessoas prosperam em situações de estresse, enquanto outras são esmagadas por elas. Daí a importância do conhecimento do tema e suas conseqüências, principalmente para o desenvolvimento de novas formas de enfrentamento das situações consideradas estressoras.

Algumas atitudes simples podem evitar ou amenizar o estresse.

Dormir direito: o sono é o redutor de estresse natural mais importante.

Alimentar-se de forma saudável: alguns alimentos ajudam no combate ao estresse, como:

  • Carboidratos complexos: os carboidratos complexos são os alimentos que melhor aumentam a produção de serotonina (ligada ao bem-estar) e, portanto,são mais relaxantes e têm ação mais prolongada. A lista de opções conta com massas integrais, cereais e leguminosas: arroz integral, macarrão integral, batata, mandioca, ervilha, lentilha e outros.
  • Doces: em uma situação aguda de estresse, vale apostar em qualquer alimento doce, como o chocolate (apenas um) ou mel.
  • Cebola: a cebola colabora contra o estresse por contar com uma substância chamada quercetina. Além de excelente antioxidante, é um calmante natural.
  • Fibras: o intestino produz 90% de serotina do corpo. Então, aumente o consumo de fibras para melhorar a flora intestinal. Coma cereais integrais, frutas e verduras.
  • Hortaliças e frutas: os alimentos devem oferecer vitaminas e minerais importantes para o metabolismo cerebral, como vitamina C, E, betacaroteno, complexo B e minerais.
  • Arroz com feijão: aposte em proteínas de origem vegetal. A combinação de arroz integral com feijão é uma boa dica, porque apresenta a mucuna, uma precursora de dopamina (ligada á sensação de prazer e motivação).
  • Proteínas de origem animal e ômega 3: podem vir de peixes de águas frias e frutos do mar.
  • Castanhas e sementes: quando o assunto é combater o estresse, não esqueça das castanhas (noz, castanha-do-Pará, amêndoa, pistache) e das sementes (abóbora, gergelim e linhaça).

Massagens: relaxa os músculos tensos, reduz a dor e melhora a circulação, detalhes que podem fazer maravilhas para a mente.

  • Shiatsu: técnica oriental milenar que utiliza os dedos e a palma das mãos para fazer pressão sobre a pele, atingindo os pontos trabalhados na acupuntura.
  • Reflexologia: É um sistema terapêutico de estimulação dos pontos (nos pés e região) através da pressão, fricções e massagens. Essa técnica baseia-se no princípio de que todos os órgãos, sistemas, músculos e glândulas têm "terminais" no pé. Sua estimulação facilita a circulação sanguínea, oxigena o organismo, elimina bloqueios responsáveis por distúrbios de determinado órgão e promove um re-equilíbrio.
  • Reiki: Uma técnica tradicional que se baseia na transmissão de energia pela simples imposição das mãos em posições específicas na cabeça, no tórax, no abdômen e nas costas. O Reiki é um acelerador no processo natural de cura e não interfere no tratamento médico.
  • Massagem clássico terapêutica: Trata-se de uma massagem mais específica, feita em determinadas regiões para aliviar a dor músculo-esquelética.
  • Massagem relaxante: É uma técnica mais suave que utiliza movimentos deslizantes e leves, com uso de óleos aromáticos, proporcionando uma sensação de conforto e descanso.
  • Terapia das pedras quentes: De origem oriental, essa técnica consiste em equilibrar as energias do corpo, relaxar a musculatura e beneficiar o organismo, através de massagem no corpo com pedras vulcânicas e sedimentares. Produz reações fisiológicas e orgânicas, além de provocar respostas sedativas e re-energizadoras que equilibram o corpo. 

Organize sua vida: organização oferece sensação de controle e paz de espírito.

Exercícios físicos: a atividade física funciona como meditação, porque fornece tempo para estar a sós com seus pensamentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (139.5 Kb)   docx (28.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com