TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estudo tudo de usuário de serviços de informação sob a perspectiva dos alunos do curso de Biblioteconomia.

Por:   •  6/1/2024  •  Artigo  •  3.417 Palavras (14 Páginas)  •  20 Visualizações

Página 1 de 14

 

 

AVALIAÇÃO DE UMA BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA DA REGIÃO NORDESTE

DO BRASIL: estudo de usuário de serviços de informação sob a perspectiva dos alunos do

curso de Biblioteconomia.[1] 

Danyelle França Lobo[2] 

Francymar Silva Abreu

Isabelle Cristine Marcos Rodrigues

Jarline Cassiane Leite Pereira

João Matheus Nascimento Rodrigues

RESUMO

Estudo sobre avaliação de satisfação de usuários para com serviços prestados por uma biblioteca universitária. Neste presente artigo propomos o estudo de usuário de um determinado objeto, uma Biblioteca Universitária, com o intuito de conhecer por parte dos frequentadores, o nível de satisfação perante o mesmo além do entendimento dos usuários quanto aos serviços e produtos prestados pela unidade de informação. Para tal fim, o estudo é de caráter descritivo e destaca a pesquisa mista como principal método, onde os autores utilizaram o questionário fechado – seguindo a definição de Nogueira (2002) – como principal ferramenta de coleta de dados. Logo, foi constatado que quanto a satisfação à prestação de serviços foi de 58,3% porem retratado que ainda há de fazer melhorias quanto a organização do acervo e atendimento. Dito isso, ressalta-se a importância da efetivação do estudo de usuário, pois analisa e compreende as necessidades do frequentador com o objetivo de aprimorar os serviços e produtos oferecidos. Por conseguinte, foi constatado a mudança na política da biblioteca de forma que readequar para melhor atendimento de forma que haja interação entre Comunidade X Biblioteca.

Palavras-chave: Estudo de Usuário. Biblioteca Universitária. Satisfação do Usuário.

 

ABSTRACT

EVALUATION OF A UNIVERSITY LIBRARY OF THE NORTHEAST REGION OF

BRAZIL: user study of information services from the perspective of the students of the Librarianship course.

In this article we propose the study of the user of a certain object, a University Library, in order to know the level of satisfaction with the users, besides the users' understanding of the services and products provided by the information unit. For this purpose, the study is descriptive and highlights mixed research as the main method, where the authors used the closed questionnaire - following the definition of Nogueira (2002) - as the main tool for data collection. Therefore, it was found that the satisfaction with the provision of services was 58.3%, although it is still worth noting that there is still some improvement in the organization of the collection and service. That said, it is important to emphasize the effectiveness of the user study, as it analyzes and understands the needs of the visitor with the objective of improving the services and products offered. Consequently, a change in the library policy has been verified so that it can be used for better attendance so that there is a conversation between the Community and the Library. Keywords:User Study; University Library; User Satisfaction 

  1. INTRODUÇÃO

O estudo do usuário é um tema de extrema importância para a área da Biblioteconomia e tal leitura sobre o assunto tem crescido consideravelmente no âmbito mundial. Entender o usuário, o seu comportamento, a forma como busca, se apropria, usa e transmite a informação é um ponto fundamental para Biblioteconomia.

  1. finalidade principal da pesquisa é conhecer o perfil dos frequentadores da biblioteca universitária e também obter o feedback dos utilizadores, sejam eles acadêmicos do curso de biblioteconomia ou comunidade em geral. Para medir o grau de satisfação dos usuários foi utilizada a metodologia de questionário, através de uma ferramenta chamada UtitledForm, que possui um questionário aberto, com perguntas relacionadas aos serviços e produtos disponíveis na biblioteca em questão, todas as perguntas são relevantes e objetivam propiciar indiretamente a otimização das bibliotecas, uma vez que, por meio desta pesquisa é possível avaliar os pontos positivos e negativos no que diz respeito ao ambiente físico da biblioteca, a identificar quem são os usuário em potencial e seu nível de conhecimento sobre o que é ofertado pela biblioteca. Os questionamentos propostos pela pesquisa, apontam quais mudanças são necessárias sob a perspectiva do usuário, destacando suas principais insatisfações com os serviços e produtos oferecidos pela biblioteca.  

Diante do que foi analisado, podemos observar em parte, deficiências em alguns pontos enfatizados pelos usuários no que se refere à atendimento e infraestrutura da biblioteca, o que indica falta de planejamento e recursos para sua execução, tais pontos são abordados nesse trabalho com o objetivo de e contribuir na melhora da instituição buscando a satisfação de seus usuários.

  1. AVALIAÇÃO         DOS         SERVIÇOS         E         PRODUTOS         DA         BIBLIOTECA

UNIVERSITÁRIA NA PERSPECTIVA DOS USUÁRIOS

Diante do atual paradigma social vivenciado pelas bibliotecas e usuários da informação, elaboramos a pesquisa no intuito de avaliar os serviços prestados por uma biblioteca universitária da região nordeste do Brasil, porém antes da avaliação faz-se necessário entendermos e analisarmos o significado e um breve histórico de estudo do usuário.

  1. literatura sobre os estudos de usuários da informação, apresenta um marco muito importante quanto a origem deste estudos, estando relacionado a fundação da Graduate Library School da University of Chicago, na década de 1930. Nesta mesma época existia um grande interesse em saber como e o que as pessoas liam, e qual o uso feito das bibliotecas.

Ainda de acordo com (Araújo, 2008, p. 4),

Os primeiros estudos de usuários da informação buscavam, então, estabelecer uma série de indicadores demográficos, sociais e humanos das populações atendidas pelas bibliotecas (ou não atendidas, no caso dos “nãousuários”), mas com um foco muito particular: o levantamento de dados, como uma espécie de diagnóstico, para o aperfeiçoamento ou a adequação dos produtos e serviços bibliotecários. 

Passadas algumas décadas os estudos do usuário distanciou-se dos usuários e aproximou-se das fontes de informação e das bibliotecas e sistemas de informação. Desta forma os estudos de usuários passaram a ser ferramentas de elaboração de diagnóstico para a melhoria dos serviços, isto é tornaram-se parte das estratégias de avaliação. 

Diante do breve histórico, neste momento apresentamos algumas bases teóricas sobre o significado dos estudos de usuários. Vieira, Tôrres e Maia (2017, p. 2) comentam que “o estudo do usuário possui uma forte conexão com a Ciência da Informação, pois a mesma estuda que a informação é um recurso importante e as pessoas são parte principal desse processo”. Ou seja, as pessoas escolhem a informação conforme o seu desejo ou necessidade para a tomada de decisões e solução de problemas. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.4 Kb)   pdf (337 Kb)   docx (165.9 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com