TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estágio Curricular Supervisionado

Por:   •  18/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  5.130 Palavras (21 Páginas)  •  94 Visualizações

Página 1 de 21

[pic 1]

Centro Universitário Leonardo Da Vinci

RICARDO TEIXEIRA MACEDO

FORMAÇÃO PEDAGÓGICA EM MATEMÁTICA (FLC14258FPM)

[pic 2]

PROJETO DE ESTÁGIO:

AVALIAÇÃO DO APRENDIZADO DA MATEMÁTICA: DIFICULDADES E ASSIMILAÇÃO DOS CONTEÚDOS PELOS ALUNOS.

FEIRA DE SANTANA - BA

2022


SUMÁRIO

1 PARTE I: PESQUISA        3

1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E JUSTIFICATIVA        3

1.2 OBJETIVOS        3

1.3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DA PESQUISA        4

2 PARTE II: PROCEDIMENTOS DE ESTÁGIO        6

2.1 METODOLOGIA        6

2.2 CRONOGRAMA        7

REFERÊNCIAS        8

APÊNDICES        9


1 PARTE I: PESQUISA

1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E JUSTIFICATIVA

Área de concentração: Ensino e aprendizagem Matemática.

Tema: Avaliação do aprendizado da matemática: dificuldades de assimilação dos conteúdos pelos alunos.

O presente trabalho está centrado na área de concentração relacionada ao “Ensino e aprendizagem matemática: dificuldades de assimilação dos conteúdos pelos alunos. Tem como objetivos identificar dificuldades apresentadas pelos alunos no processo de ensino-aprendizagem matemática, perceber as dificuldades que os professores enfrentam no processo de ensino-aprendizagem e verificar os recursos que os profissionais possuem disponíveis para realizar uma boa metodologia de ensino para com isso ampliar o interesse dos alunos pelos conteúdos trabalhados. O estágio será realizado no Colégio Estadual Luiz Viana Filho, no município de Feira de Santana – Bahia, com início na data de 22/02/2022 com as atividades de observação da estrutura da escola e de aulas no 9º ano do ensino fundamental e 2º ano do ensino médio. O estágio presencial é de grande importância para o aluno de segunda graduação para o seu desenvolvimento como professor, bem como conhecer a dinâmica dos processos administrativos que ocorrem para que o evento de ensino-aprendizagem ocorra.

Palavras-chave: Ensino, aprendizagem matemática, dificuldades e rendimentos.

1.2 OBJETIVOS

  • Identificar dificuldades apresentadas pelos alunos no processo de ensino-aprendizagem matemática;
  • Perceber as dificuldades que os professores enfrentam no processo de ensino-aprendizagem;
  • Verificar os recursos que os profissionais possuem disponíveis para realizar uma boa metodologia de ensino;

1.3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DA PESQUISA

O presente trabalho tem como objetivos identificar dificuldades dos alunos no processo de aprendizagem matemática, perceber as dificuldades que os professores enfrentam no processo de ensino-aprendizagem e verificar os recursos que os profissionais possuem disponíveis para que possam realizar uma metodologia de ensino de excelência, e com isso ampliar o interesse dos alunos pelos conteúdos trabalhados.

Estudar e aprender matemática é algo trabalhoso, atividade que exige tempo de dedicação no contato com os livros e suas linguagens complexas. Aos olhos do leigo e ingênuo estudante médio que a vê como algo desconexo, ele pode não perceber mas o simples exercício de resolução de um exercício é algo dinâmico, no qual se faz necessário resgatar conteúdos que lhes foram apresentados em todo o percurso de ensino-aprendizagem, desde as séries iniciais no ensino fundamental aos anos finais do ensino básico o ensino médio. Para a maioria das pessoas [...] aprender matemática é algo somente para os “iluminados” que gostam de lidar com números e fórmulas (LEDOUX, 2017, p.25), este estereótipo criado ao longo dos anos somente contribui para o aumento da rejeição e número de reprovação escolar.

Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs (1999), para aumentar nos estudantes o interesse na resolução de problemas matemáticos, o docente deve partir de um contexto real, no qual o discente seja parte do problema. Com o objetivo de que o estudante sinta-se realizado ao solucionar um problema no qual ele esteja contido.

No Brasil, os PCNs de matemática apresentam um currículo comum para ser desenvolvido, levando em consideração algumas discussões sobre o ensino/aprendizado. Refletindo sobre o contexto atual da educação matemática, buscando alternativas para que o ensinar e o aprender se apresentem como ações naturais dos educadores e dos educandos e, assim, levar aos alunos uma melhor concepção dos conteúdos matemáticos compreendendo o que esses princípios representam no seu cotidiano. (TEIXEIRA, 2015, p.10).

O ensino da disciplina de matemática nas escolas brasileiras apresenta como um dos problemas, dentre os demais, a qualificação e identificação do profissional de ensino com a disciplina. E junta-se a este problema as dificuldades inerentes aos conteúdos estudados. Quanto a está questão, Monte (2015), diz que a fragmentação da matemática no ensino médio é um elemento que contribui para dificultar a atividade de ensinar e de aprender.

De acordo com Alex Jordane, “A matemática não é acerca de conteúdos, é acerca do raciocínio que descobre, reúne e da sentido a esses conteúdos; matemática é em parte um modo de pensar” (2004, p.6) e está é a magia à qual os alunos devem ser apresentados, afim de afastar a concepção do conhecimento matemático abstrato. Em concordância com Pitombeiras:

“Nem todos utilizarão matemática de alto nível em sua vida. Mas um bom ensino de Matemática acessível a todos independente de “status” econômico-social, permitirá aos que tem talento e vocação para profissões que utilizarão a matemática, encontrar seu caminho profissional.” (PITOMBEIRAS, 1999, p. 16)

Aprendizagem é um processo constante, que está sendo atualizado a todo instante. Todo conhecimento é resultado de um longo processo de organização intelectual e de organização social, e esse processo é extremamente dinâmico e jamais finalizado. (D’AMBRÓSIO, 2008)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.8 Kb)   pdf (1.5 Mb)   docx (2 Mb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com