TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Gerenciamento de Potfólio e PMO

Por:   •  5/12/2022  •  Artigo  •  1.277 Palavras (6 Páginas)  •  84 Visualizações

Página 1 de 6

ATIVIDADE INDIVIDUAL

Matriz de atividade individual

Disciplina: Gerenciamento de Potfólio e PMO

Módulo:

Aluno: Jorge Castro

Turma: 0621-1_3

Tarefa: Identificar a contribuição do PMO para o planejamento estratégico da organização.

Introdução

      Devido a globalização, a concorrência está cada vez mais acirrada em qualquer ramo de negócio, e o departamento de Gerenciamento de Projetos, Programas e Portfólio está cada dia mais visado pelo fato de toda pesquisa realizada indica que as empresas com maior maturidade em gerenciar seus projetos estão sobressaindo entre as demais pois seus projetos têm maiores índices de sucesso comprovado.

      Falando sobre o Programa que são um conjunto de projetos que na verdade são relacionados e podem ser entre vários projetos ou o mesmo projeto com fases diferentes. O intuito dos programas é fazer a interrelação entre os projetos que são interdependentes a alocação dos recursos humanos, materiais e monetários para alcançarem os objetivos.

      Se tratando de portfólio que é o total de projetos, programas, subportfólios e as operações gerenciadas para o atingimento dos objetivos estratégicos estipulados pela organização. No portfólio todos os programas ou projetos podem ser ou não interrelacionados. Um portfólio é o alglomerado dos projetos e ou programas que são juntados para ajudar a controlar e facilitar o gerenciamento.

      Já o gerenciamento de portfólio é a execução de todos esses programas, projetos visando o atendimento de todos os objetivos estratégicos da organização. É o emprego de conhecimentos, técnicas, ferramentas e habilidades empregadas em vários projetos e programas. O gerenciamento de portfólio trata da realização do projeto correto para o momento atual da organização, já o gerenciamento de projetos trata de realizar esse projeto selecionado corretamente, da melhor forma possível.

      O PMO (Project Management Office) é uma estrutura criada para facilitar e criar padrões referente aos processos de governança quando o assunto é projetos e tem a finalidade de compartilhamento de metodologias, técnicas e recursos. É uma área ou grupo de pessoas que podem trabalhar na mesma localidade ou não, que tem a responsabilidade da garantia que todas as disciplinas e boas práticas em gerenciamento de projetos, programas e portfólio sejam aplicadas de forma sistêmica, mostrando o direcionamento, gestão e verificação das iniciativas nessas áreas, sempre com o intuito da melhoria contínua nos resultados organizacionais da organização em prol dos projetos.

      Como dissemos no início dessa introdução, a importância do entendimento desses itens e colocá-los em prática da melhor forma possível irá tornar a organização mais competitiva em um mercado cada vez mais leonino visando melhores custos, melhores resultados organizacionais, as organizações que tem investido em gestão de projetos tem comprovado uma série de vantagens, como um alto percentual de entregas dos seus projetos dentro dos prazos orçamentários e de tempo que acabam tendo vantagem competitiva dentre as que ainda não aderiram à prática de gerenciamento de projetos, programas e portfólio e até mesmo com aquelas que aderiram à prática de forma errada e/ou equivocada, o PMO contribuirá com o planejamento ou objetivos estratégico da organização integrando essa prática de gerenciamento da melhor forma possível.

Desenvolvimento – identificação das funções do PMO que podem contribuir para o alcance dos quatro objetivos estratégicos estabelecidos para a nova área de projetos da Argo Menthor.

      O tipo de PMO escolhido pelo Diretor-Presidente e CEO da empresa Argo Menthor o Sr. Jason Higgins foi Project Management Office (PMO) corporativo. Para termos uma atuação mais estratégica e uma amplitude coorporativa, com o intuito de ser ligada diretamente à diretoria de Projetos. A tipologia escolhida foi a Verzuh com a classificação escritório executive que é atrelada ao nível estratégico, sendo responsável pelo gerenciamento de portfólios de Projetos e programas da organização, alinhando à estratégia monitorando o sucesso dos objetivos estratégicos da organização.

      Para atendimento a solicitação foi criado um comitê referente à Governança de portfólio composto por quatro membros:

- Diretor Financeiro: Max Johanson

- Diretora de Recursos Humanos: Natacha Barth

- Diretora de Sistemas de Informação: Sebastian Lommez

- Diretora de Projetos: Kimberly Parker

      Os quatro pilares da gestão profissional de projetos são:

  • Práticas de Gestão: Nesta categoria entram as funções responsáveis pelo estabelecimento das práticas de gestão, bem como a gestão dos projetos e programas, desde o seu início até o seu encerramento.
  • Tecnologia: Categoria em que entram as funções responsáveis pelo estabelecimento dos sistemas de informação do gerenciamento de portfólio e pela coleta, análise, distribuição e armazenamento das informações e documentos do projeto (SIGPs).
  • Capacitação: Nessa categoria entram as funções relacionadas aos recursos humanos dos projetos, sua obtenção, alocação e desenvolvimento.
  • Governança: Categoria que entram as funções responsáveis por garantir a integração dos projetos e programas à estratégia da organização, a seleção, priorização e otimização do portfólio; a melhor utilização dos recursos organizacionais, a interação do projeto e programas no portfólio, criação de cultura corporativa em gestão de projetos.

      Podemos notar que as funções: Participar do planejamento estratégico e Gerenciar os benefícios dos projetos e programas irá colaborar com os objetivos aumentar a receita com os projetos e aumentar o índice de lucratividade com os projetos devido ser formado por pessoas que são responsáveis por tomar as melhores decisões referente à gestão do portfólio de projetos, quais os objetivos estratégicos aos quais os projetos estão condizentes. Essa governaça consiste em maximizar o valor dos resultados e alinha os projetos com a estratégia da organização. Difinição da priorização do portfólio e como serão utilizados os recursos organizacionais, recursos humanos, financeiros ou ativos.

      Já as funções: Promover mentoring para os gerentes de projetos e Alocar recursos entre projetos irá colaborar com os objetivos melhorar a satisfação dos colaboradores e melhorar a satisfação dos clientes devido ter o foco no desenvolvimento profissional e pessoal com treinamentos e capacitação em gerenciamento de projetos para os seus colaboradores, elevando as suas entregas a excelência, melhorando com isso a satisfação dos clientes que interagem com os colaboradores, pois as entregas dos colaboradores estão em linha com a satisfação dos clientes.

      Já as funções: Gerenciar arquivos / acervos de documentação de projetos e Implementar e operar os sistemas de informações de gerenciamento do portfólio SIGP irá colaborar com os objetivos, aumentar o índice de lucratividade com os projetos e a melhorar a satisfação com os clientes devido ter as informações necessárias para tomada de decisões a qualquer momento, visto que, é um diferencial ter as informações reunidas e disponíveis a qualquer momento, podemos mostrar os resultados dos indicadores e o status do portfólio dos projetos para tomada de desição. Com total certeza a informatização do portfólio ajudará a organização a alcançar seus objetivos estratégicos, sem contar que se tratando da melhora na satisfação do cliente podemos criar uma interface online onde ele poderá sugerir melhorias, poderá fazer crítica, soluções e dizer o que está bom.

Considerações finais

      O gerenciamento de portfólio e PMO é sem dúvida a melhor maneira de alavancarmos os resultados da organização visto que possuímos vários estudos que comprovam a sua efetividade e o seu sucesso. Com a aplicação das boas práticas em gerenciamento de portfólio e PMO teremos uma probabilidade enorme de sucesso nas aplicações em qualquer área da organização, nos tornaremos uma organização mais acertiva, competitiva, lucrativa e estável com a decisão de criarmos, apoiarmos e acreditarmos na criação do Project Management Office (PMO).

Referências bibliográficas

  • Almeida, Noberto de Oliveira. O gerenciamento de portfólio e PMO, Rio de Janeiro: FGV editora, 2017
  • PMI. Project Management Institute. Project Management Body of Knowledge - PMBOK, 6. ed., 2017

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (169.3 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com