TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Gesticular ao Telefone

Por:   •  26/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.129 Palavras (5 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 5

 Gesturing on the telephone: Independent

 effects of dialogue and visibility

 

  •  Foi um artigo retirado do jornal  “Memory and Language “                            

     Que consistiu na analise de uma experiencia feita na universidade de vitoria pelo departamento de psicologia para perceber o uso de gestos tendo em conta a visibilidade e a presença de um dialogo e os seus efeitos no uso de gestos caso exista.

  • Esta experiencia consistiu na candidatura online de alunos de psicologia de primeiro ano em troca de um bónus de 0.5 na sua nota do curso sendo que sabiam que estavam a ser gravados. Foi dividido em três tarefas na conversa cara a cara, a conversa pelo telefone e o monologo com o gravador . Iremos demonstrar em que consistiu estas 3 tarefas.
  • Conversa cara a cara: os participantes receberam instruções para três tarefas que lhe foram atribuídas. Primeiro, que tivessem uma conversa banal com o outro individuo com os temas que lhe fossem mais apropriados ( hobbies, interesses académicos etc…).Seguidamente que um dos dois indivíduos o interlocutor caracteriza-se duas imagens diferentes para o recetor , a primeira era uma foto do vestido do seculo 18  em que partir da caracterização do interlocutor da imagem, com um dialogo livre sem constrangimentos sendo que não existi o limite de tempo para esta tarefa, pode-se o recetor identificar seguidamente dos 4 vestidos apresentados pelo experimentador o vestido retratado anteriormente sendo que interlocutor não sabia dessas 4 opções.  Na a segunda imagem o processo foi mesmo só mudou a imagem que é um labirinto geométrico.
  • Conversa pelo telefone: os procedimentos, as tarefas e as instruções são as mesmas que o dialogo cara a cara a única diferença é diferença e que o interlocutor e o recetor estão em diferentes lugares e só tramitem a informação pelo telefone
  • Gravador: os participantes estão sós e fala para o gravador através do microfone falando sobre si (hobbies, interesses académicos etc…) como nas experiencias anteriores. Depois os experimentadores pediram o participante para descrever com o máximo de pormenores o vestido e de seguida o labirinto geométrico. Apesar de não haver um dialogo nesta terceira condição esta a audiência está implica no sentido em que os oradores sabia que estavam a ser gravados por terceiros.

Raking         

Durante esta experiencia foi analisado o rate dos gestos ou seja a avaliação dos gestos que esta implícito neste quadro

               (#quadro do rating)

                                                                                                                 Conclusão/Resultados

Os resultados confirmaram  duas hipóteses. Primeiro, o diálogo teve um efeito significativo em relação ao numero de gestos do falante (taxa), um efeito que era independente e além do efeito da visibilidade. Os oradores gesticularam em uma taxa significativamente maior em um diálogo telefônico do que em um monólogo para um gravador, confirmando que a visibilidade não é a única variável que opera nas conversas telefônicas. Em segundo lugar, a forma dos gestos e sua relação com as palavras mostraram um padrão diferente da sua taxa. Esses recursos mudaram apenas em função da visibilidade (e não do diálogo), e as mudanças foram consistentes com o uso de gestos por parte dos oradores para os recetores como um recurso comunicativo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (70.5 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com