TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Gestão de RH

Por:   •  10/10/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.985 Palavras (8 Páginas)  •  29 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

Alex Medeiros

André Luiz do Nascimento

Catiele da Rosa Manske

  1. INTRODUÇÃO

O objetivo geral deste trabalho foi conhecer melhor quais desafios existem para implementar ferramentas de gestão de qualidade em empresas, conhecendo as principais ferramentas, para tanto será feita uma visita em uma empresa para realizar a entrevista com o profissional de gestão de qualidade e comparar os resultados práticos com a teoria.

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A gestão de qualidade é uma forma de garantir melhores resultados produtivos e competitivos, pode-se dizer que dentre alguns dos objetivos da gestão da qualidade o mais importante é satisfazer o cliente, para que isto aconteça é preciso reduzir custos e formar preços acessíveis, assim ser uma empresa mais competitiva.

Segundo Motta (2022, p. 12) “a necessidade de obtenção de vantagens competitivas é cada vez mais presente nas empresas [...], o ato de planejar, controlar, analisar e corrigir erros, torna os processos mais eficientes, podendo impactar no aumento da produtividade e redução de custos [...]”.

A gestão da qualidade é um processo que envolve a preocupação com a satisfação do cliente, Paladini (2004) afirma que ela deve envolver mais esforços da empresa para conhecer e compreender o que o cliente precisa e deseja, assim produzir alterações dos processos produtivos e serviços mais eficientes, para superar os desafios e atender aos requisitos da qualidade.

Contudo implementar ferramentas de gestão de qualidade não é um processo fácil, pois envolve muitos desafios para promover padrões de qualidade, como por exemplo: resistência à mudanças, comunicação ineficiente, pouco engajamento, dentre outros.

Segundo Martinelli (2016, p. 46) “todo e qualquer trabalho realizado em prol da qualidade contribui para maior eficiência e aumento de lucros da empresa, e por isso é importante que a organização esteja segura de que utiliza práticas e procedimentos adequados [...]”.

As organizações buscam por mudanças de processos para serem mais eficientes e competitivas, entregando qualidade para o cliente, Dias (2014) afirma que as empresa tem desafios que impactam nos resultados, relacionados as falhas de comunicação, falta de patrocinio da alta administração, falta de gerenciamento de processos, falta de visão do processo e de medições financeiras.

Para superar os desafios e implementar sistemas eficientes a favor da gestão de qualidade, é importante conhecer as ferramentas no processo de melhorias, com melhor uso dos recursos humanos, produtivos produtivos e uso do tempo.

São várias as ferramentas que podem ser utilizadas no processo de gestão da qualidade. No processo de melhorias dentro do programa de qualidade, destacam-se: a técnica de coleta de dados, o diagrama de Pareto, o diagrama de causa e efeito, o método PDCA e o plano de ação. A apresentação bem como o entendimento de tais ferramentas é fundamental para a gestão de processos das empresas. Desta forma, o emprego destas e de outras ferramentas [...] devem ser o emprego de acordo com a necessidade de cada caso. (BARBOSA, ET AL, 2011, P. 2).

Barbosa et al (2011) apresentaram algumas das ferramentas mais conhecidas utilizadas nas organizações para gerar bons resultados de qualidade e visível para o cliente, muito úteis pois ajudam no controle dos processos e na superação dos desafios da produção e serviços.

Os desafios e dificuldades de implementação das ferramentas de qualidade, levam a organização a conhecer os métodos de melhoria para a eficiência e eficácia dos processos que levam a qualidade total (LAZZAROTTO;BORCHARDT;LONGUI, 2011).

Figura 1: Princípios da Gestão de Qualidade Total

[pic 2]

Fonte: Paula, 2016.

A figura apresenta no centro a gestão de qualidade total e os seguintes princípios: foco no cliente, liderança, engajamento de pessoas, abordagem por processos, melhoria contínua, tomada de decisões baseada em fatos, gestão de relacionamentos. É possível perceber que todos princípios são também desafios para a implementação de ferramentas da qualidade, pois envolvem aspectos importantes do trabalho de todas as pessoas, sendo possível afirmar que elas contribuiem para a organização ser mais competitiva no mercado onde atua.

3. METODOLOGIA

O tipo de pesquisa foi de natureza básica, com propósito exploratório de investigação para familiarizar-se melhor com o tema e entender como ocorre a implemenação de ferramentas da gestão de qualidade. A abordagem de pesquisa foi a qualitativa que apresentou mais resultados, após as análises feitas com a entrevista aplicada com o profissional da gestão da qualidade.

O procedimento teórico foi com a revisão bibliográfica consultando: livros, revistas, periódicos, artigos em sites, já publicados. Que com a leitura dos materiais facilitou-se estabelecer melhor a relação da teoria com a prática. O procedimento prático foi com a entrevista, foram formulada questões de natureza exploratória, para a coleta de mais informações sobre os desafios da implementação de ferramentas de gestão de qualidade.

Os seguintes autores contribuíram com suas ideias e conceitos na construção deste artigo: Barbosa et al (2021), Dias (2014), LAZZAROTTO; BORCHARDT; LONGHI (2011), Martinelli (2016), Motta (2022), Paldini (2004), Paula (2016).

         

4. RESULTADOS E DISCUSSÕES

Foi possível entender a mais sobre a gestão de qualidade, observando que com a globalização novos negócios surgiram e com isso novos equipamentos, linhas de produção, competitividade, clientes mais exigentes, necessidade de mão-de-obra qualificada, níveis de qualidade exigidas na produção e prestação e execução de serviços, dentro e fora da organização. Percebendo que manter níveis de qualidade é necessário, para que isto aconteça é preciso haver mais engajamento de pessoas, uso de ferramentas de qualidade, processos de melhorias contínua e resultados. Procurou-se entender quais desafios existem em implementar ferramenas de gestão de qualidade. Pois o que impacta no processo de implementação de ferramentas da qualidade podem estar relacionados a fatores como: comunicação, controle, execução, liderança, engajamento, participação, conhecimento, motivação, estruturação do negócio. Para conhecer mais sobre os desafios foi aplicado uma entrevista como o profissional da gestão de qualidade com questões envolvendo assuntos como: qualidade total, princípios da gestão de qualidade, ferramentas de qualidade, vantagem competitiva, benefícios, vantagens, desvantagens, resultados, comunicação, envolvimento da alta gestão, recursos humanos e medições financeiras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)   pdf (217.1 Kb)   docx (106.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com