TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Grande Desafio

Monografias: O Grande Desafio. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2013  •  400 Palavras (2 Páginas)  •  900 Visualizações

Página 1 de 2

Análise crítica do filme: THE GREAT DEBATERS (O grande desafio)

.

Com roteiro de Robert Eisele, foi baseado na história real de Melvin B. Tolson (Denzel Washington),

O enredo deste filme se passa em meio aos anos 30, época em que os Estados Unidos estava sofrendo uma grande crise econômica que ficou conhecida como a A GRANDE DEPRESSÃO que deixaram efeitos em vários países. Em uma cidade do TEXAS, o professor ( TOLSON ), um ativista politico da Faculdade de Wiley forma um grupo de debates, um dos diferenciais desse grupo é que ter uma mulher algo que nesta época era uma inovação que vinha do encontro com os movimentos sufragistas que includiam na Europa.

Tal grupo sai em viagens para competições com outras Universidades. O Professor Tolsom ensinava aos seus alunos que seus opositores eram apenas uma parte descordante de si mesmo e que o juiz da competição era Deus pois somente ele podia decidir quem ganhava ou perdia.

Acredite no poder das palavras.

Quem é o juiz?

O juiz é Deus!

Por que ele é Deus?

Porque ele decide quem ganha ou perde, não o meu adversário!

Quem é o adversário?

Ele não existe!

Por que ele não existe?

Porque ele é apenas uma voz discordante da verdade que eu falo!

Falar a verdade.

(Melvin Tolson)

Com um elenco notável, que inclui dois vencedores do Oscar (Washington e Forest Whitaker ), e jovens talentosos, O Grande Desafio é um filme digno, admirável e tem grandes momentos de interpretação.O discurso de um garoto de 14 anos, James Farmer Jr, é um dos momentos mais emocionantes:

... ” Santo Agostinho disse: "Uma lei injusta não é uma lei para todos" O que significa que eu tenho direito, até mesmo o dever de resistir. Com a violência ou a desobediência civil. Você deve orar para que eu escolha a segunda.”

Indicado ao Globo de Ouro na categoria Melhor Filme Dramático em 2008, e vencedor, no mesmo ano, do prêmio Stanley Kramer do Sindicato dos Produtores, o filme sai direto em home vídeo no Brasil e precisa ser descoberto.

Mesmo porque, numa época em que bandidos tem protagonizado cinebiografias, é sempre saudável presenciarmos obras como essa, sobre a vida real de pessoas que fizeram o bem, romperam barreiras sem precisar fazer uso de armas, contando “apenas” com o dom da sabedoria e a fé em suas atitudes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com