TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Grego do Antigo Testamento

Por:   •  27/5/2022  •  Artigo  •  6.405 Palavras (26 Páginas)  •  63 Visualizações

Página 1 de 26

 Assentamento de packer

* Modelo R-3SG – Assentamento a compressão e sua finalidade é equipar poço com baixa pressão.

Assentamento – Com + ou - de ¼ de giro a direita e aplicação de peso, vide tabela de acordo com o size do packer.

Desassentamento – Com a retirada do peso e a equalização das pressões e se necessário um giro a esquerda.

Obs: Se ele não desassenta só é colocar 400 psi de pressão no anular e levar em cima com o anular pressurizado. Quando a pressão cair ele já ta desassentado e ai é só arriar para conferir realmente.

Todo packer assentado tem que se testar pelo anular com o auxilio da bomba, colocando uma pressão máxima de 1000 psi.

* Modelo R-3DG – É o mesmo packer anterior com hold – down integrado. Sua função é idêntica a de um coringa, ou seja, tanto pode equipar poços em completação simples como pode ser o packer inferior de uma completação dupla e ainda é utilizado como packer de operação. Assentamento e desassentamento idêntico ao R-3SG.

* Modelo G – É um packer recuperável, simples, mecânico e de assentamento a compressão. Sua finalidade é equipar poços produtores rasos e de baixa pressão. Possui uma junta de segurança integrada que é sua luva superior ou top sub a qual tem rosca a esquerda.

Assentamento – Descer até aproximadamente 30 cm abaixo da profundidade de assentamento, trazer p/ o ponto de assentamento girar a coluna p/ a direita, dê ¼ de volta e aplicar peso.

Size                Peso (Libras)

43 e 45                6000

46 e 47                10000        

Maior que 47        15000

Desassentamento – Com 2000 lb de tração e aplicação de 7 voltas a direita, libera a luva superior do packer.

* Modelo AD -1 – É um packer recuperável, simples, mecânico e de assentamento a tração. Sua finalidade é equipar poços de injeção de água. Possui hold down integrado, dois mecânicos de liberação de emergência: Luva a esquerda e anel de cisalhamento.

Assentamento – Desça até 30 cm abaixo da profundidade, depois dê a rotação na coluna p/ a esquerda + ou – ¼ de volta e tracione p/ a colocação dos casquilhos.

Size        43 a 45        47        Maior q 47                

Tração          5000        7500        15000

Desassentamento – Retire a tensão da coluna e coloque no peso normal da coluna, dê + ou – ¼ de volta a direita e tracione lentamente para se certificar de que o packer está desassentado. O anel de cisalhamento e junta de segurança tração de 4500 a 5000 Lbs. E a rosca de segurança tração de 10000 Lbs e rotação de coluna de 20 ou mais voltas. (Especificação – Pelo diâmetro e peso do revestimento.).

Obs: Antes do assentamento do packer fazer TI e substituir o fluido por packer fluido. Nunca se checa fundo com packer a tração.

* Modelo K-2 DG – E um packer duplo recuperável, ancoragem simples ou dupla, de assentamento mecânico por aplicação de peso pela coluna curta utilizada pela produção. Possui hold-down integrado. Sua finalidade é equipar poços produtores em completação dupla, (gás lift). Não depende de aplicação de peso contra o packer inferior p/ ser assentado, a coluna longa pode estar sob tração ou compressão.

Operação: Acople o packer na coluna longa com uma ou duas coluna abaixo dele, a calda da coluna longa pode possuir um snap latch p/ encaixar em um packer permanente inferior ou ter um packer recuperável. Desça o packer a uma profundidade desejada, assente o packer recuperável inferior ou acople o snap latch no packer permanente.

Assentamento – Desça a coluna curta contendo um snap latch seal niple em sua extremidade, acople o seal niple no orifício do corpo do packer k-2, puxe um pouco a coluna curta e verifique se existe resistência devido a adaptação do seal niple.

Aplique peso na coluna curta:

Size               45        46        47        49 e 51

Peso (Lb)    6.000        6.000   6.000     12.000

Obs: Isto resulta numa tração na coluna longa, no trecho acima do packer do mesmo peso aplicado.

Reassentamnto – Como os parafusos já estão cisalhados, aplique os seguintes pesos:

Size            45        46        47            49        51        

Peso (Lb)  4.000   5.000   6.000    10.000  12.000

Desassentamento – Tracione a coluna, se há um pequeno diferencial de pressão abaixo do packer, pó esforço desassenta o packer antes que o snap latch desencaixe do packer o que ocorre a aprox. 6000 Lbs. Se o diferencial de pressão acima do packer é grande, o snap latch se liberta antes que o packer seja desassentado. Daí, então, as pressões acima e abaixo do packer se equalizam. Reencaixe o snap latch e tracione p/ liberar o packer. Caso o packer não desassente após repetida está operação, aplique pequeno peso contra a coluna longa, enquanto puxa a coluna curta.

Desassentamento de Emergência – Remova a coluna curta. Aplique em torno de 20.000 de tração na coluna longa. Isto vai romper um anel de cisalhamento, permitindo que um ressalto no mandril da coluna longa encaixe na parte superior do packer. Pode se então puxar esta e outras partes a ela conectadas, liberando os elementos de vedação e permitindo recuperação total.

Características Operacionais – Pode ser utilizado em conjunto com outros packers. Quando o peso disponível na coluna curta é pequeno, recomenda-se retirar ao menos um dos parafusos de cisalhamento.

Especificação – Especificação pelo size, função do peso e do diâmetro (OD) do revestimento.

* Modelo FH – è um packer recuperável, simples, hidráulico. Possui hold-down integrado. Sua finalidade é equipar poços produtores, sobre tudo os poços desviados. Depende de um acessório para o seu assentamento, é um hydro trip pressure sub ou a standing valve.

Assentamento – Após posicionamento joga-se a esfera ou bola para fechar a hydro trip e pressuriza-se a coluna até atingir a pressão de cisalhamento dos pinos, armando o mesmo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.2 Kb)   pdf (153.7 Kb)   docx (20.4 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com