TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O HISTÓRICO DA INSTITUIÇÃO

Por:   •  17/7/2015  •  Projeto de pesquisa  •  860 Palavras (4 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 4

HISTÓRICO DA INSTITUIÇÃO

A Casa Dom Barreto é um Projeto Social, filantrópico, sem fins lucrativos, mantida pelo Instituto Dom Barreto, que surgiu há trinta anos, com o propósito de amparar as crianças carentes, para que tivessem oportunidade de estudar, comer e brincar. Esse era o desejo de um homem, na época com 23 anos de idade, e que, com o passar dos anos, tornou-se referência e um marco para a educação piauiense.

A Casa Dom Barreto foi fundada no dia ......de 1984 pelo Mestre Educador Marcílio Flávio de Range e fica localizada entre o setor A e E – Q. Um – Alto Alegre no Bairro Mocambinho, Teresina-Pi.

A criação da Casa Dom Barreto nasceu de um projeto que há anos Marcílio vinha idealizando. Nenhuma atitude tomada foi por acaso, nada foi por impulso. Há trinta anos, em Teresina, já havia crianças nas ruas, trabalhando, completamente desassistidas e sem acesso à escola. “Marcílio dizia que o sonho dele é que não tivesse crianças trabalhando no Brasil. O que mantêm e amplia o ciclo da pobreza em nosso País são as crianças trabalhando. Então ele queria possibilitar-lhes a oportunidade de estudar e brincar como qualquer outra criança. E Marcílio era educador. Ser educador é acreditar que todas as crianças sem nenhuma exceção, têm o direito de crescer em lugar saudável”. Ao assumir o Instituto Dom Barreto, o professor Marcílio o transformou em fundação, pois era a oportunidade de compartilhar o que se tinha na Escola com a Casa, todos os tipos de recursos.

OBJETIVO DA INSTITUIÇÃO

Por acreditar no futuro das crianças o Projeto Social Casa Dom Barreto tem por objetivo acolher e oferecer alimentação, assistência educacional, cultural, social, médico-odontológica e esportivas a todas as crianças, adolescentes e jovens com vulnerabilidade social e pessoas com deficiência. Acolhe também filhos de mães que os deixam na Casa para poder trabalhar, pois o trabalho, às vezes como domésticas, muitas vezes exige que morem em casas de família; desestrutura familiar que por motivos financeiros possibilita a aquisição de recursos para amenizar a sensação de abandono, descaso e desafeto.

PÚBLICO ALVO

 Crianças, adolescentes e jovens carentes em situação de vulnerabilidade social, além de pessoas com deficiência.

ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO

O regime de atendimento é abrigo permanente, dispõe de todos os cômodos que uma casa comum possui como Berçários, dormitórios, biblioteca, 2 consultórios, cozinha e salas de estudo e recreação. Cada um dos cômodos possui nomes; é uma forma de prestar homenagem a pessoas conhecidas da comunidade que desenvolveram trabalho na casa.

PARCERIA

Juizado da Infância e Juventude da Comarca de Teresina, Conselho Municipal de Assistência Social-CMAS, Conselho Tutelar dos Direitos da Criança e do Adolescente e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Teresina.

Hoje o ambiente possui cerca de setenta pessoas, entre crianças, jovens e adultos. Todas as crianças e adolescentes são alunos da Escola Popular Madre Maria Villac. Durante a semana todos os meninos e meninas da Casa Dom Barreto possuem uma semana de atividade bastante puxada e, da mesma forma, exigem-se resultados dos professores. As crianças têm tempo integral de estudo na Escola, também uma ideia do Professor Marcílio, pois isso tem transformado a vida de muitas crianças e adolescentes do bairro Satélite, onde a Maria Villac é localizada. No turno da manhã,  as crianças assistem aulas normais, no da tarde, ficam para o reforço escolar. Quando o aluno estuda no turno da tarde, acontece o inverso, pela manhã ele assiste às aulas de reforço.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (64.9 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com