TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CONTEXTO ESCOLAR E OS RESULTADOS DO IDEB

Por:   •  17/10/2015  •  Artigo  •  1.655 Palavras (7 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

  1. [pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

01-INTRODUÇÃO.................................................................................  04

02- DESENVOLVIMENTO................................................................ 05

03- CONCLUSÃO............................................................................ 08

04- REFERÊNCIAS...........................................................................09

I - INTRODUÇÃO:

O contexto social atual exige que as pessoas estejam informadas e saibam utilizar estas informações de forma adequada. Em todas as profissões há uma exigência para que os profissionais atualizem os conhecimentos durante o exercício profissional para atender com eficiência às demandas sociais de nosso tempo.

Neste contexto é fundamental que no processo de formação profissional, as instituições e os profissionais de todas as categorias estejam atentos às mudanças no contexto social no que se refere ao acesso às informações, às novas tecnologias, aos novos saberes e fazeres do cotidiano local e universal.

A estatística, a comunicação social, a informática ou as novas tecnologias trazem uma diversidade de informações que integram de forma interdisciplinar as áreas do conhecimento e de forma multidisciplinar as diversas profissões. No entanto, é necessário conhecer e aplicar estas informações no contexto social, profissional, acadêmico, entre outros contextos

Desse modo, o texto “Os resultados do Ideb no cotidiano escolar” de Silvana Mesquita é resultado de uma pesquisa de mestrado que tinha como questão principal: Fatores intraescolares e desempenho escolar: o que faz a diferença?

Este estudo além e investigar um contexto escolar específico no que se refere à problemática citada anteriormente, utiliza dados estatísticos como informações importantes que responderão através de metodologia apropriada, e instrumentos de pesquisa diversificados, a grande inquietação da autora do artigo citado acima.

Sendo assim, a pesquisa citada no texto realizou-se em uma escola da rede pública na Baixada Fluminense no Rio de Janeiro. A justificativa para escolha desta escola deu-se pela fragilidade da região no processo de urbanização diante do grande crescimento populacional desordenado, além de ser uma área de carências com problemas de infraestrutura tais como: saneamento básico, fornecimento de água e condições de moradia.

Portanto, este artigo busca investigar os fatores intraescolares e o desempenho escolar e a influencia nos resultados do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) tendo como referencia o ano de 2007.

II - DESENVOLVIMENTO

A pesquisa de mestrado em educação tem como objetivo “identificar a influência dos fatores intraescolares sobre o desempenho dos alunos, em um contexto real, a partir dos resultados apresentados pela escola no Ideb de 2005 a 2011”.

Quanto à metodologia utilizada na pesquisa, a autora optou pela abordagem qualitativa com inspiração etnográfica. Através deste tipo de abordagem, foi possível se analisar a relação entre os dados estatísticos apontados no Ideb e o contexto escolar. Desse modo, entende-se que, embora a pesquisa realizada seja de natureza qualitativa, se apropriou também de aspectos quantitativos como gráficos e outros dados estatísticos.

A abordagem qualitativa possibilita a compreensão do contexto escolar e suas complexidades; proporciona um olhar mais apurado sobre os sujeitos e a influência que estes exercem sobre o desempenho escolar. Parte-se do princípio de que num contexto como o escolar onde vários atores desempenham papéis significantes, não se deve entender que os resultados do desempenho dos alunos sejam reflexos apenas da aprendizagem de conteúdos. É necessário ampliar os olhares para enxergar além do aparente.

A autora afirma que os índices do Ideb entre 2005 e 2011 na escola campo de pesquisa no 2º segmento do ensino fundamental (5º ao 9º ano) sofreu variações positivas. Para tanto, estas informações foram apresentadas em gráficos de linha porque possibilita a observação do progresso ou regresso de um determinado fenômeno.

Na década de 90 ocorreram muitas mudanças no contexto educacional tais como: o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), o Fundo de Desenvolvimento do Ensino Fundamental (Fundef), a Nova LDB (Lei 9.394/96) e os Parâmetros Curriculares Nacionais. Todas estas mudanças visavam a melhoria da qualidade do ensino brasileiro. Além disso, houve ainda mudanças no sistema de avaliação e o Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) foi uma delas.

No entanto, a realidade educacional tem revelado que, apesar das mudanças implantadas, os avanços ainda são pequenos e os índices de insucesso escolar ainda persistem.

Na tentativa de buscar alternativas que viessem assegurar a qualidade do sistema educacional no Brasil foi criado em 2007 o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) pelo Instituto Anísio Teixeira (Inep). O Ideb se constitui no principal indicador da qualidade da educação básica em nosso país. Este indicador utiliza uma escala de 0 a 10 visando atingir uma meta até 2021 que é a média 6,0. A partir dos resultados do Ideb, a escola tem a oportunidade de redimensionar suas ações no sentido de melhorar a qualidade do ensino para escolas com baixo desempenho ou desenvolver ações que continuem garantindo os índices positivos alcançados. Este indicador proporciona uma reflexão no âmbito da escola envolvendo toda a comunidade escolar no sentido de participar de ações que tragam melhorias significativas.  

 Desse modo, o texto apresenta também gráficos de colunas que apresentam variações das informações sobre o desempenho escolar através dos resultados do Ideb no ensino fundamental de 05 escolas na Baixada Fluminense. Através deste gráfico é possível fazer análise do desempenho destas escolas entre 2005 e 2011. O gráfico apresenta informações como: os índices do Ideb, o período a que se refere este indicador, as escolas participantes e as respectivas médias em cada ano.

Importante salientar também que o Ideb é construído considerando dois indicadores: o fluxo escolar e o desempenho dos discentes. Neste contexto, a inquietação da autora é saber quais destes indicadores contribuíram para evolução do Ideb na escola Darwin ou se ambos foram fundamentai para este processo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (161.4 Kb)   docx (32.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com