TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IDEB: RESULTADOS NO COTIDIANO ESCOLAR

Por:   •  22/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.628 Palavras (7 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

serviço social

CaROLINE SILVEIRA TEIXEIRA

GABRIELA APARECIDA SILVEIRA BANDEIRA

LETICIA SILVEIRA

IDEB:

 RESULTADOS NO COTIDIANO ESCOLAR

[pic 4]

Curitiba

2015

CaROLINE SILVEIRA TEIXEIRA

GABRIELA APARECIDA SILVEIRA BANDEIRA

LETICIA SILVEIRA

IDEB:

 RESULTADOS NO COTIDIANO ESCOLAR

        

Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Estatisticas e Indicadores Sociais, Processo de Trabalho e SSOC, Comunicação na Pratica do Assistente Social.

Prof. Amanda Boza Gonçalves

Clarice da Luz Kenrkanp

Rodrigo Zambon

Curitiba

2015

Sumário

1.        Introdução        

2.        Desenvolvimento        

3.        REFERENCIAS BIBIOGRAFICAS        

  1. Introdução

Nosso trabalho serve para analisarmos e sabermos como é e como funciona o ideb que é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, uma das primeiras iniciativas brasileiras para medir a qualidade do aprendizado nacionalmente e estabelecer metas para a melhoria do ensino. A avaliação é feita por meio de prova de Língua portuguesa e matemática onde os alunos também respondem um questionário socioeconômico. Aplicada aos alunos a prova Brasil mede os níveis de proficiência de cada disciplina. O diretor da escola também responde um questionário sobre a escola sua estrutura física,pedagógica e social. Sendo assim o resultado é o conjunto de  fatores importantes desde o rendimento escolar, a situação socioeconômica e a estrutura de toda a escola.

  1. Desenvolvimento

No texto do artigo apresentado pela autora Silvana Mesquita como parte integrante da pesquisa de mestrado que teve como objetivo identificar a influencia dos fatores intraescolares sobre o desempenho dos alunos em um contexto real a partir dos resultados do ideb apresentado pela escola dos anos de 2005 a 2011. No presente artigo a autora traça uma análise sobre o impacto dos resultados do ideb numa escola pública municipal inserida num dos municípios da Baixada fluminense da região metropolitana do Rio de Janeiro. A escola pesquisada atende uma clientela da população muito carente que vivencia um cotidiano permeado de muitas dificuldades socioeconômicas. A pesquisa foi  feita a partir de dados quantitativos da Prova Brasil que é realizada nas  turmas de 4ª série/5º ano de todas as escolas do país.

A autora analisou os dados apresentados nas variações de resultados mostrados nas estatísticas apresentadas em gráficos do Próprio Ideb. Além dos gráficos a autora se utilizou de outros indicadores como estudos sobre outras instituições escolares do Brasil e outros países que apontavam os resultados obtidos bem como o desempenho escolar dos alunos inseridos em escolas de mais alto poder aquisitivo. O estudo destas fontes feito  pela autora teve como finalidade perceber as relações sociais que ocorrem nas escolas, bem como as formas de organização destes estabelecimentos e suas relações com a comunidade a fim de entender a realidade de cada uma. A autora percebeu que a escola pesquisada passou por um expressivo progresso qualitativo no que diz respeito aos indicadores de qualidade da instituição. Buscou também tecer comparações entre o resultado de 2007 e 2011,observadas nos documentos da escola, em atas com resultados anuais dos alunos. Estes documentos permitiram a construção de gráficos e tabelas para assim dialogar com os resultados do IDEB.

O ideb é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, uma das primeiras iniciativas brasileiras para medir a qualidade do aprendizado nacionalmente e estabelecer metas para a melhoria do ensino. A avaliação é feita por meio de prova de Língua portuguesa e matemática onde os alunos também respondem um questionário socioeconômico. Aplicada aos alunos a prova Brasil mede os níveis de proficiência de cada disciplina. O diretor da escola também responde um questionário sobre a escola sua estrutura física,pedagógica e social. Sendo assim o resultado é o conjunto de  fatores importantes desde o rendimento escolar, a situação socioeconômica e a estrutura de toda a escola. A autora se utilizou de fontes divulgadas no ano de 2007 sobre os resultados do Ideb da Prova Brasil 2005  no cenário nacional e especificamente dos resultados das escolas inseridas na Baixada Fluminense que apresentaram resultados muito abaixo da média estadual. Já nos anos de 2007 a 2011 os resultados se mostraram bem melhores que no ano de 2005,haja vista que a avaliação do Ideb é feita a cada 02 anos. As notas das provas de língua portuguesa e matemática são padronizadas em uma escala de zero a dez. Depois, essa nota é multiplicada pela taxa de aprovação, que vai de 0% a 100%. Por exemplo, se a média das notas nas provas de determinada escola for 7 e, se essa mesma escola tiver 70% de aprovação, seu Ideb será 4,9: 7 x 70% = 7 x 0,7 = 4,9. As metas são diferenciadas para cada rede e escola. Estados, municípios e escolas deverão melhorar seus índices e contribuir, em conjunto, para que o Brasil chegue à meta 6 em 2022. Mesmo quem já tem um bom índice deve continuar a evoluir. No caso das redes e escolas com maior dificuldade, as metas prevêem um esforço mais concentrado, para que elas melhorem mais rapidamente, diminuindo, assim, a desigualdade.

O Ideb foi desenvolvido para ser um indicador que sintetiza informações de desempenho em exames padronizados com informações sobre rendimento escolar (taxa média de aprovação dos estudantes na etapa de ensino). Indicadores educacionais como o Ideb  permitem o monitoramento do sistema de ensino do País. Sua importância, no que se refere a diagnóstico e norteamento de ações políticas focalizadas na melhoria do sistema educacional, está em:

  • Detectar escolas e/ou redes de ensino cujos alunos apresentem baixo rendimento escolar.
  • Monitorar a evolução temporal do desempenho dos alunos dessas escolas e/ou redes de ensino.

Criado pelo INEP em 2007 e representa a iniciativa pioneira de reunir em um só indicador e dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações. Ele agrega ao enfoque pedagógico dos resultados das avaliações do Inep a possibilidade de resultados sintéticos, facilmente assimiláveis, e que permitem traçar metas de qualidade educacional para os sistemas de ensino. Os resultados obtidos sobre o rendimento (aprovação e reprovação) e movimento escolar (transferido, deixou de frequentar e falecido) dos alunos do ensino Fundamental e Médio combinados com outras avaliações do Inep (Saeb e Prova Brasil) são utilizados para calcular o indicador que serve de referência para as metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), do Ministério da Educação. Com o Ideb, ampliam-se as possibilidades de mobilização da sociedade em favor da educação, uma vez que o índice é comparável nacionalmente e expressa em valores os resultados mais importantes da educação: aprendizagem e fluxo. Sendo assim este instrumento é muito importante para se traçar as metas e os planos de Educação possibilitando construir planos de ação que realmente interfiram na aprendizagem dos alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (191.9 Kb)   docx (64.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com