TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância e Resultados do IDEB na Vida da Escola Diária

Tese: A Importância e Resultados do IDEB na Vida da Escola Diária. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2014  •  Tese  •  1.990 Palavras (8 Páginas)  •  717 Visualizações

Página 1 de 8

A importância, e os resultados do IDEB no cotidiano escolar

A proêmica deste trabalho é composta de uma etapa ,que compreende a duas entrevistas com os gestores do Colégio Municipal Epaminondas Rocha e Escola Municipal Olavo Bilac visando ressaltar os desatináveis e notáveis resultados adquiridos acerca do índice de desenvolvimento (IDEB) das duas escolas, ambas do Distrito de Mirorós, Ibipeba Bahia.

Na entrevista com o gestor da primeira escola citada acima, percebe-se que o IDEB da escola foi muito baixo com o índice de 2,7, não satisfatório, já que a escola pretendia alcançar um bem maior, porém, no ano de 2012 não foi desenvolvido nenhum projeto preparatório para alcançar o resultado almejado. A escola é compreendida em sua totalidade com o corpo docente que possui nível superior, no entanto ainda não descobriu a maneira correta de superar essa dificuldade, ainda não há desempenho considerável por parte da comunidade escolar.

Compreende-se que a escola tem objetivos educacionais definidos a partir das necessidades concretas do contexto histórico social, todavia, não há recurso financeiro suficiente para mudar a infraestrutura da escola, o laboratório de ciências e computadores suficientes para aulas de informática, já que os PCN conclamam os professores a envolverem-se num processo de transformação da prática pedagógica que privilegie o aluno, na busca de um cidadão pleno. O gestor defende que na maioria das vezes a tomada de decisões fica sobre a gestão pública municipal referente ao apoio dado a essas questões e que também tem influência apreciável sob a escola.

Durante a segunda entrevista com a gestora da Escola Municipal Olavo Bilac, aferimos que sua concepção é mais desinibida acerca do desenvolvimento da aprendizagem e suas expectativas no que tange o IDEB da escola em que é atuante.

O núcleo da EMOB (Escola Municipal Olavo Bilac) é composto por três escolas, sendo elas: Escola Municipal Argemiro Celestino dos Santos , Escola Municipal de Mirorós e a própria Escola Municipal Olavo Bilac , as mesmas funcionam em pontos diferentes, porém com a mesma equipe gestora, compreendendo apenas um núcleo.

No ano de 2009 o IDEB da Escola Olavo Bilac (EMOB) foi de 4,1 , pois a 4ª série funcionava na mesma e a meta era 4,4 , porém em 2011 ano de Prova Brasil a 4ª série foi transferida para a Escola Argemiro Celestino dos Santos a qual atingiu a meta anterior de 4,4 e o maior objetivo do núcleo escolar é unificar as referidas escolas, as quais se transformariam em uma única escola de médio porte, segundo classificação do Plano de Carreira do município. Para que esta unificação aconteça é necessário uma escola com infraestrutura apropriada, que possa atender ao referido corpo discente. Dois dos prédios nos quais funcionam essas escolas já estão com suas estruturas comprometidas, pois foram construídos há mais de 40 (quarenta) anos, e estão totalmente fora dos padrões de uma escola de qualidade.

Sabe-se que o IDEB foi criado pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) em 2007, como parte do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). Ele é calculado com base na taxa de rendimento escolar (aprovação e evasão) e no desempenho dos alunos no SAEB (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica) e na Prova Brasil. Ou seja, quanto maior for à nota da instituição no teste e quanto menos repetências e desistências ela registrar, melhor será a sua classificação, numa escala de zero a dez. O mecanismo foi muito bem avaliado por especialistas justamente por unir esses fatores. Sendo assim, se uma escola passar seus alunos de ano sem que eles tenham realmente aprendido, por exemplo, isso ficará claro a partir da análise do desempenho dela no IDEB.

Então a gestora com entusiasmo comenta que se a escola conseguiu a elevação do seu IDEB, isso mostra que está havendo também a melhoria na aquisição dos conhecimentos, decorrente da melhoria na qualidade do ensino oferecido pela mesma, pois esse é o objetivo do IDEB analisar se as escolas estão desenvolvendo seus índices de desenvolvimento da aprendizagem. A gestora também reclama do espaço físico escolar, sendo que é muito importante para os alunos visto que eles passam parte de sua vida presente neste ambiente e não apenas para serem educados, mas também para aprenderem a se socializar com as demais pessoas ao seu redor.

Segundo Piaget (apud KRAMER, 2000, p.29) "o desenvolvimento resulta de combinações entre que o organismo traz e as circunstâncias oferecidas pelo meio [...] e os esquemas de assimilação vão se modificando progressivamente, considerando estágios de desenvolvimento", portanto, pode-se dizer que a aprendizagem tem certa relação com o espaço físico em que se desenvolve uma atividade, ou seja, o espaço físico e estrutural de uma escola deve ser organizado de modo que atenda as necessidades sociais, cognitivas e motoras do aluno.

Na perspectiva de proporcionar e implementar uma prática metodológica diferenciada, a escola está comprometida com atividades de maneira equilibrada, utilizando projetos de intervenção subsidiados pelo PP(Projeto Político) e embasado na proposta pedagógica dos PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais) realizando atividades propedêuticas à educação.

Ambas as escolas, tem o seu projeto político (PP) individual, com objetivos, metodologias e propostas curriculares específicas, e na medida do possível está vivenciando o currículo escolar de acordo com suas possibilidades dentro dos parâmetros nacionais de educação. Porém mesmo com o aumento do IDEB (que foi significativo, mas ainda não é o esperado) em uma das escolas entrevistadas, há preocupação relevante acerca do ensino aprendizagem, já que a verdadeira missão do gestor escolar é conciliar as demandas burocráticas e pedagógicas para garantir que os alunos aprendam, mas estudos revelam que esses profissionais ainda se preocupam muito mais com a burocracia que com o pedagógico.

Dessa forma, apesar de os gestores culparem o governo pelos maus resultados no IDEB que permite um mapeamento detalhado da educação brasileira, os diretores reconhecem avanços na política educacional que teve progresso expressivo nos últimos dez anos com avanço nas ofertas de curso de formação em serviço, surgimento das avaliações externas, distribuição de materiais didáticos, compra de equipamentos e a criação do Bolsa Família.

Graças à política, os diretores brasileiros têm uma visão razoavelmente otimista sobre a Educação de que prevê um cenário animador.

Deste modo a reflexão sobre o currículo está instalada nas escolas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com