TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Indicadores de Desempenho

Por:   •  9/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.357 Palavras (10 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 10

        Saber o que devemos esperar de um processo, depende da análise de alguns aspectos, conforme o conteúdo do nosso componente. Dessa forma, o estabelecimento de indicadores para os processos deverá considerar alguns critérios. Marque V, para os verdadeiros e F, para falsos:

(   ) Durabilidade: define-se como o uso proporcionado por um produto até que ele se deteriore fisicamente.

(   ) Desempenho: é uma dimensão mais diretamente ligada à “reputação” de uma empresa, ou seja, de uma maneira geral se refere ao fato de ser atribuída qualidade a um Produto de uma empresa com base no conhecimento de que essa empresa tenha fabricado bons produtos anteriormente.

(   ) Conformidade: é o grau em que o projeto e as características operacionais de um produto estão de acordo com os padrões pré-estabelecidos.                        

        Resposta Selecionada:        V – F - V

Respostas:        F – F – F

        V – F – F

        V – F - V

        V – V - V

                

        

        Um projeto de sistema de indicadores pode falhar, por uma série de causas, dentre elas:

I - Gestão Estratégica da organização não interpreta de maneira assertiva os recursos disponíveis para medição da eficácia dos processos.

II - Falta de clareza do grupo gestor, com relação à quais processos que precisam ser monitorados, mantidos e controlados e aqueles que necessitam da aplicação do Ciclo PDCA.

III - “Comportamentos de Resistência ao enfrentamento dos problemas, que podem deixar todo mundo no escuro até que os problemas se tornem grandes demais para serem controlados e ninguém saberá onde está a sua origem. A verdade é que não adianta escondê-los. Eles sempre aparecem.” (Vicente Falconi, 2013).                        

        Resposta Selecionada:        Todas as alternativas estão corretas.

Respostas:        Apenas I e II

        Apenas II e III

        Apenas I e III

        Todas as alternativas estão corretas.

                

        

         Preencha as lacunas:

“A _____________________ tem como objetivo disponibilizar as informações necessárias de uma forma simples e de fácil assimilação, buscando tornar mais fácil o trabalho diário e também a busca pela melhoria da ________________. (...) busca o envolvimento e participação de todo o quadro funcional, pois é por meio dela que os problemas são expostos, e quando tomamos consciência de um determinado problema já estamos no caminho para a sua solução.” (Lima, 2008).                        

        Resposta Selecionada:        a.

Gestão à Vista - Qualidade

Respostas:        a.

Gestão à Vista - Qualidade

        b.

Gestão pela Qualidade - Lucratividade

        c.

Pesquisa de Satisfação - Qualidade

        d.

Inter-relação dos processos - Lucratividade

                        

        

        O projeto de sistema de indicadores preserva alguns critérios de desempenho organizacional, no que tange principalmente à elaboração dos indicadores de produção de determinados produtos. Considerando as situações apresentadas na figura abaixo, assinale a alternativa correta:

Na imagem acima, analise as seguintes situações:

 

1.            Regulagem de motor para cliente leigo em mecânica: significa dizer que esta ação determina como se comporta o desempenho de um produto ou serviço em um determinado período;

2.            Cirurgia para cliente leigo: aponta para o critério que relaciona-se com o fato de atender aos requisitos preestabelecidos pelo cliente. Este critério deve ser medido internamente, antes do produto ou serviço ser entregue ao cliente.

 

Assinale a alternativa que contempla duas das 6 Dimensões Críticas (ou Categorias de Qualidade), demonstradas nas situações acima e estudadas na Semana 07.                         

        Resposta Selecionada:        Confiabilidade e conformidade

Respostas:        Durabilidade e desempenho

        Características e durabilidade

        Confiabilidade e conformidade

        Apenas durabilidade

                

        

        Preencha as lacunas:

“A existência de um bom __________________ em uma organização permite uma análise muito mais profunda e abrangente sobre a efetividade da gestão e de seus resultados do que a simples constatação de que está indo bem porque seu faturamento ou o número de clientes está crescendo.” (Fundação Nacional da Qualidade, 2013).                        

        Resposta Selecionada:        d.

Sistema de Indicadores de Desempenho

Respostas:        a.

Indicador de Rentabilidade e Lucratividade

        b.

Modelo de Negócio

        c.

Objetivo Estratégico

        d.

Sistema de Indicadores de Desempenho

                

        

        As organizações que estão orientadas para a melhoria de processos, dispõem de uma série de indicadores que poderão auxiliar o grupo gestor a alcançar seus objetivos no que diz respeito à Qualidade Organizacional, sendo estes aspectos, inerentes às fases de um Projeto de Sistema de Indicadores. A empresa JKC (da área de produção calçadista), preocupada com o desempenho das áreas de desenvolvimento do produto e fabricação está atenta à elaboração do seu projeto, objetivando dessa forma, estudar os fundamentos da metodologia desses sistemas. A empresa buscou o Técnico em Qualidade, com o intuito de obter orientações quanto a estes fundamentos. Com isso, você deverá orientá-los nessa construção, assinalando a alternativa que apresenta uma ferramenta capaz de comportar-se como um Indicador de Produtividade:                        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (48 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com