TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O LÚDICO: JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NA CONSTRUÇÃO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM

Casos: O LÚDICO: JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NA CONSTRUÇÃO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM. Pesquise 793.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/1/2015  •  6.751 Palavras (28 Páginas)  •  495 Visualizações

Página 1 de 28

FACULDADE DE PINHAIS - FAPI

INSTITUTO MINEIRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR - IMES

Convênio Interinstitucional

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

VERA LÚCIA DO CARMO

O LÚDICO: JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NA CONSTRUÇÃO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM

GOVERNADOR VALADARES

2014

VARA LÚCIA DO CARMO

O LÚDICO: JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NA CONSTRUÇÃO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM

Pesquisa apresentada ao Programa de Pós-Graduação do Convênio Interinstitucional que reúne o Instituto Mineiro de Educação Superior - IMES e a Faculdade de Pinhais - FAPI como requisito parcial para obtenção do Título de Especialista em AEE.

Professora Orientadora: Ms. Magali Soares da Silva

Professor(a) orientador(a): Ms. Magali Soares da Silva

Governador Valadares

2014

TERMO DE APROVAÇÃO

VERA LÚCIA DO CARMO

Trabalho de conclusão de Curso (TCC) aprovado como requisito parcial para obtenção do título de especialização Lato Sensu em Educação Especial do Instituto Mineiro de Educação Superior – IMES, conveniada a Faculdade de Pinhais.

Foi analisado e aprovado com grau: ________

____________________________________

Professor(a) Orientador(a)

_____________________________________

Membro

Governador Valadares, _________ de __________________________ de 2014.

“A respeito das atividades de repetição e fixação, como aparecem nos manuais, as crianças são ensinadas e aprendem bem. Tão bem que se tornam incapazes de pensar coisas diferentes. Tornam-se ecos das coisas ensinadas e aprendidas. Tornam – se incapazes de dizer o diferente. Se existe uma forma certa de pensar e fazer as coisas, porque se dar ao trabalho de se meter por caminhos não explorados? Basta repetir aquilo que a tradição sedimentou… o saber sedimentado nas poupas dos riscos da aventura de pensar.”

RUBEM ALVES

DEDICATÓRIA

Dedico este trabalho aos professores, colegas, e a todos os integrantes do curso de pós-graduação, que direta ou indiretamente contribuíram para a conclusão desse trabalho.

AGRADECIMENTOS

Agradeço inicialmente a DEUS, a quem devo tudo o que sou, às pessoas que sempre estiveram ao meu lado pelos caminhos da vida, me acompanhando, apoiando e principalmente acreditando em mim.

RESUMO

Através deste trabalho será mostrada a importância do lúdico no processo de socialização das crianças portadoras de necessidades espciais, como também sua importância no processo ensino e aprendizagem, realizado com jogos, brinquedos e brincadeiras .Tendo como tema central “O lúdico” na construção do processo de ensino e aprendizagem, que é de suma importância, fazendo deste assunto um fator primordial a ser trabalhado por todos os pedagogos, professores, comunidade, escola e familiares que tenham a intenção de educar, sabendo que isto não se limita a repassar informações ou mostrar apenas um caminho, mas sim ajudar a criança a tomar consciência de si mesma, dos outros e da sociedade. Consequentemente, projeta-se neste, a função dos jogos lúdicos na educação infantil e na construção interdisciplinar do processo ensino e aprendizagem, também o desenvolvimento dos educandos alcançado através deste. Além disso, serão abordados em alguns capítulos certos elementos que caracterizam os diversos tipos de jogos, brinquedos, brincadeiras e espaços que estão sendo criados como as brinquedotecas para facilitar em maior âmbito a aprendizagem das crianças. Também será abordada a importância dos jogos na construção dos conceitos matemáticos e para isto, precisamos considerar a opinião de diversos autores, muitos conhecidos, como Vygotsky, Piaget, Palangana, José Ricardo Cozac e muitos outros que de forma direta ou diretamente citam em seus livros a importância do lúdico no cotidiano infantil.

Palavras-chave: Lúdico. Ensino. Aprendizagem. Brincar. Jogos.

SUMÁRIO

Introdução ........................................................................................................... 09

CAPÍTULO I ......................................................................................................... 11

1.0 A ludicidade no dia a dia da escola ................................................................

...

Baixar como (para membros premium)  txt (46.8 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com