TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Contribuiçoes dos jogos e brincadeiras no processo de ensino aprendizagem

Por:   •  21/12/2017  •  Artigo  •  5.486 Palavras (22 Páginas)  •  635 Visualizações

Página 1 de 22

As contribuições dos jogos e brincadeiras nas séries iniciais da Escola Municipal Francisco José do Rêgo Castro no município de Esperantina-PI

Daniela Maria de Sousa[1]

Helena Alves de Sousa[2]

Adriana Itapirema dos Santos[3]

RESUMO (seria bom iniciar com uma frase que apresente o artigo de forma geral e comentar sobre a metodologia do artigo um pouco mais, não só dizer qual foi o tipo de pesquisa)

 O presente artigo apresenta resultados de uma pesquisa empírica com abordagem qualitativa  cujo objetivo geral é analisar quais as contribuições dos jogos pedagógicos no processo ensino aprendizagem. 

Foram elencados ainda como objetivos específicos: identificar as contribuições de jogos no processo de aprendizagem das crianças; (esse objetivo está repetindo o objetivo geral)

constatar que as (com ou sem o artigo?) aplicabilidades de brincadeiras no processo de ensino aprendizagem podem contribuir para despertar o interesse dos alunos; (se for com o artigo esse objetivo já está dando uma conclusão, não é?)

verificar se o jogo é propício às crianças de acordo com o seu desenvolvimento no processo de ensino aprendizagem (não seria melhor verificar que tipos de jogos são utilizados na sala de aula pelos professores?!)

e por fim examinar (que tipo de) a contribuição (as) das brincadeiras e jogos no desenvolvimento intelectual e social das crianças.

Para a produção do artigo foram coletados dados através de entrevistas com três professores da Escola Municipal Francisco José do Rêgo Castro, no município de Esperantina. Tal reflexão conduz a necessidade de se fazer um levantamento de dados para compreender a importância do brincar no processo de alfabetização, pois as atividades lúdicas possibilitam que as crianças reelaborem criativamente sentimentos e conhecimentos e edifiquem novas possibilidades e habilidades de aprendizagem, além de promoverem a interação entre as crianças contribuindo assim para o desenvolvimento físico, social e psicológico das crianças favorecendo o processo de ensino aprendizagem. Com o intuito de compreender o assunto discutido tivemos como suporte os seguintes teóricos: PIAGET (1987), VYGOSTKY (1994), KISHIMOTO (2002), BRANDÃO (2009), dentre outros que através da pesquisa bibliográficas forneceram informações, para a produção desse trabalho.

PALAVRAS CHAVE: Jogos pedagógicos, Brincadeiras, Alfabetização

  1. INTRODUÇÃO

O presente artigo tem como tema uma análise das contribuições dos jogos pedagógicos nas séries iniciais do Ensino Fundamental na Escola Municipal Francisco José do Rêgo Castro no município de Esperantina no Estado do Piauí.

O jogo e as brincadeiras são uma forma divertida que a criança encontra de aprimo

rar suas habilidades que além de proporcionar a construção do conhecimento de forma lúdica e prazerosa promove a interação uns com os outros

Torna – se significativo à medida que a criança cria fantasia, inventa e reinventa também desenvolve – se nos aspectos cognitivo afetivo e social.

É importante ressaltar que adquirir esses resultados não depende unicamente do jogo, muito pelo contrário, o jogo torna-se apenas uma ferramenta através da qual o professor atinge seus objetivos. Portanto, os objetivos, e a concepção do professor a respeito do processo ensino aprendizagem e a reflexão contínua a respeito de suas práticas vão ser os fatores decisivos para o sucesso ou fracasso da atividade.

 Onde o caráter desafiador e divertido do jogo faz com que os alunos se envolvam na atividade como sujeitos ativos tornando seu aprendizado resultado da sua interação com o objeto estudado, despertando-lhes a curiosidade e o interesse pelo brincar. Os jogos podem ser vistos como sentido funcional, onde através de ações que os alunos repetem durante o “brincar”, pode trazer para eles vários significados, possibilitando a compreensão, a satisfação, além deformarem hábitos, que num ambiente educacional os alunos percebam que existem regras e regularidades para toda ação cometida. Com isso, o aluno passa a compreender um dos passos para o processo de ensino-aprendizagem - conquista cognitiva, emocional, moral, social que é um estímulo para o desenvolvimento do raciocínio lógico por isso o brincar possibilita o desenvolvimento, não sendo somente um instrumento didático facilitador para o aprendizado, já que os jogos, brincadeiras e brinquedos influenciam em áreas do desenvolvimento infantil como: motricidade, inteligência, sociabilidade, afetividade e criatividade. Desse modo, o brinquedo contribui para a criança externar seu potencial criativo.

Os jogos, brinquedos e brincadeiras não são apenas um entretenimento, mas uma atividade que possibilita a aprendizagem de várias habilidades e, portanto, é com esse desenvolvimento prazeroso da criança que o educador deverá interagir com o lúdico, concretizando os jogos, brinquedos e brincadeiras não apenas como recursos pedagógicos decorrente dos diversos níveis de conhecimento onde cabe ao professor está sempre atento as mudanças.

A escolha por esse tema deu-se devido à importância que muitos professores tratam os jogos pedagógicos e propõem às crianças sem objetividade. (é bom ampliar essa justificativa)

 Essa pesquisa ressalta as contribuições dos jogos, brinquedos e brincadeiras no processo de aprendizagem no contexto educacional atual, com a finalidade de contribuir para que o professor possa perceber que os jogos são um importante aliado como recurso metodológico no processo de alfabetização. Nesse contexto o referido estudo tem como objetivo geral analisar quais as contribuições dos jogos pedagógicos no processo ensino aprendizagem.

O presente artigo foi realizado por meio de uma pesquisa de campo no mês de fevereiro de 2016 na Escola Municipal Francisco José do Rêgo Castro no município de Esperantina, sendo entrevistadas três professoras formadas na área da educação, duas delas formadas em Licenciatura Plena em Pedagogia e outra professora em Licenciatura Plena em Matemática, que lecionam nas séries iniciais (1°, 2° e 3° ano) da referida escola, instrumento esse que serviu como a análise de dados à pesquisa bibliográfica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.1 Kb)   pdf (249.1 Kb)   docx (32.2 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com