TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil: Usando a Lubricidade no Processo de Ensino-Aprendizagem

Por:   •  15/10/2018  •  Projeto de pesquisa  •  623 Palavras (3 Páginas)  •  358 Visualizações

Página 1 de 3

TEMA

Lúdico

DELIMITAÇÃO

Jogos e brincadeiras na educação infantil: usando a ludicidade no processo de ensino-aprendizagem.

1. PROBLEMÁTICA

Como os jogos e brincadeiras podem desenvolver a aprendizagem da criança?

2. JUSTIFICATIVA

Essa pesquisa tem como eixo principal a importância da ludicidade no processo de aprendizagem. Tendo em vista que o ciclo escolar da criança se inicia na educação infantil. É no ambiente escolar que a criança constrói sua própria história e cultura. O jogos e brincadeiras são mecanismos eficientes para a construção do processo de aprendizagem, pois favorece as interações sociais, propiciando situações de que desafiam as capacidades cognitivas e perceptivas. Por meio da ludicidade, elas aprendem a agir, têm a curiosidade estimulada, adquirem iniciativa e exercitam sua autonomia.

O professor de educação infantil precisa proporcionar situações que possibilitem a exploração pelas crianças das habilidades físicas, motoras e perceptivas no conhecimento do próprio corpo, como um todo integrado, que envolve tanto o conhecimento das partes do corpo, os diversos órgãos e funções como as sensações, as emoções, os sentimentos e o pensamento.

Portanto, deduz-se que os educadores precisam ter em mente o que querem atingir, mas às vezes é surpreendido pelo resultado positivo pelo que a atividade lúdica irá realmente proporcionar, principalmente na experiência motora, social, afetiva e cognitiva da criança. Pretende-se com essa pesquisa, verificar se o trabalho com jogos e brincadeiras, favorece o desenvolvimento da aprendizagem e como esse mecanismo é eficiente no processo cognitivo infantil.

Desta maneira, pretende-se incentivar principalmente educadores a resgatarem a importância do lúdico no desenvolvimento da criança, de uma forma contextualizada e fundamentada, conscientizando-os de que os jogos e brincadeiras são indispensáveis no cotidiano escolar.

3. OBJETIVOS

3.1 OBJETIVOS GERAL

• Discutir as contribuições da ludicidade no processo de desenvolvimento da criança na educação infantil.

3.2 OBJETIVO ESPECIFICO

• Demostrar a importância das atividades lúdicas e como elas proporcionam às crianças a estimulação necessária para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem;

• Identificar as diferentes práticas pedagógicas utilizada em sala de aula.

HIPOTESE

A importância do brincar para o desenvolvimento da criança e a conscientização dos professores, para o fato de proporcionar aos educandos um aprendizado lúdico, dessa forma, contribuir para uma assimilação dos conteúdos em sala de aula. Proporcionar o aprendizado de maneira diversificada e divertida, ajuda no desenvolvimento da criança na saúde física, mental e na construção da sua identidade na sociedade. Se o lúdico fosse visto pelos educadores com um mecanismo primordial no processo educacional, a aprendizagem se tornaria significativa, não um desgaste ou perca de tempo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (48 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com