TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS CONTRIBUIÇÕES DOS JOGOS E BRINCADEIRA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

Por:   •  19/2/2020  •  Ensaio  •  3.942 Palavras (16 Páginas)  •  418 Visualizações

Página 1 de 16

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - UFBA[pic 1][pic 2]

FACULDADE DE EDUCAÇÃO – FACED

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

                                MÁRCIA LIMA DOS SANTOS

 

AS CONTRIBUIÇÕES DOS JOGOS E BRINCADEIRAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

                                             

                           

Ilhéus 

2020

                                MÁRCIA LIMA DOS SANTOS

        

AS CONTRIBUIÇÕES DOS JOGOS E BRINCADEIRAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Curso de Especialização em Alfabetização e Letramento, da Universidade Federal da Bahia como requisito parcial para obtenção do grau de especialista.

Orientadora: Prof.ª. Ms. Taísa de Sousa Ferreira

Tutora: Lavínia Rodrigues de Jesus.

Ilhéus 

2020

Dedico este trabalho primeiramente а Deus, por ser essencial na minha vida, autor de meu destino, meu guia, socorro presente na hora da angústia, ao meu amado esposo Valdomiro е aos meus adorados e amados filhos Gessy, Manuellen e Hanri.

AGRADECIMENTOS

Agradeço a Deus pela vida que Ele me concedeu.

Agradeço aos meus pais por todo o esforço investido na minha educação.

Sou grata às professoras Lavínia, Lívia e minha orientadora Taísa pela confiança depositada na minha proposta de projeto. Obrigada pela paciência durante as correções de minhas atividades!

Sou grata a Marilda, obrigada por me manter motivada durante todo o processo.

Por último, quero agradecer também à Universidade Federal da Bahia e todo o corpo docente do curso, bem como aos/as colegas de curso.

Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso aprendemos sempre.

Paulo Freire

RESUMO

O presente projeto de intervenção é fruto do trabalho de conclusão de curso da Especialização em Alfabetização e Letramento da Universidade Federal da Bahia. Esta proposta foi construída a partir da observação dos métodos de alfabetização na unidade escolar em que o projeto será desenvolvido e as dificuldades em adequar uma metodologia que garanta um bom aprendizado no processo de alfabetização e letramento. A intervenção tem como objetivo abordar a importância dos jogos e brincadeiras no processo de alfabetização e letramento de alunos do 1º ano do ensino fundamental em uma escola pública no município de Itacaré - Ba. Para que sejam alcançados os objetivos propostos apresento um breve histórico sobre o ato da utilização dos jogos e brincadeiras no processo de alfabetização e letramento. Para dar embasamento teórico, a presente pesquisa utilizou-se de método bibliográfico utilizando pesquisadores. O professor precisa sempre buscar meios e materiais lúdicos para que a criança fique mais atenta e concentrada durante as aulas, pois os métodos onde se utiliza os jogos e brincadeiras são muito benéficos à aprendizagem e ainda ajuda no processo de ensino dentro da escola, por serem compostos de normas e regras o que mobiliza na criança a construção dos seus limites enquanto ser social.

Palavras-chave: Jogos. Brincadeiras. Alfabetização. Letramento.


SUMÁRIO[a]

 

 

  1. INTRODUÇÃO
  1. Problema
  2. Objetivos
  3. Justificativa
  1. REVISÃO DE REFERENCIAL TEÓRICO
  2. PROPOSTA DE INTERVENÇÃO
  3. CONSIDERAÇÕES FINAIS

REFERÊNCIAS

        


  1. INTRODUÇÃO

O presente projeto de intervenção é fruto de um trabalho desenvolvido no âmbito do curso de Especialização em Alfabetização e Letramento da Universidade Federal da Bahia, tendo como proposta desenvolver uma ação com foco na importância da contribuição dos jogos e brincadeiras no processo de alfabetização e letramento.

Os métodos educacionais são questões constantemente discutidas e nós educadores/as enfrentamos muitos desafios para mudar os nossos paradigmas, principalmente quando o assunto é alfabetização, uma vez que há uma grande variedade de métodos e técnicas de ensino, e muitas vezes se constitui um desafio conseguirmos adequar uma metodologia que garanta o pleno aprendizado no processo de ensino e de aprendizagem de cada turma.

Na alfabetização, por muito tempo os/as docentes ficaram “presos” a solicitar que os alunos/as fizessem cópias, cobrissem pontilhados e a aprendessem o som das letras, ficando baseando-se em métodos que não priorizavam os desafios para alcançar o conhecimento, muito menos colaboravam para a motivação ao aprender.

Não queremos dizer que na atualidade esses métodos foram totalmente excluídos da escola, na medida em que alguns alunos precisam de exercícios de fixação e repetição, porém há uma grande necessidade de que essas atividades sejam realizadas a partir de meios concretos e com o uso de materiais lúdicos adequados à faixa etária e a aprendizagem de cada um. Na realidade de muitas unidades escolares, os jogos e as brincadeiras, quase nunca são utilizados, principalmente, porque para algumas pessoas só tem valor os conteúdos propostos pelo currículo e nessa questão ainda dizem que os alunos vão para escola aprender a ler e escrever, e não para brincar, alguns afirmam que se brinca em casa ou no recreio, sala de aula não é lugar de brincadeira. Indo na contramão do que a própria legislação educacional e diferentes pesquisadores/as apontam.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.2 Kb)   pdf (193.8 Kb)   docx (126.2 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com