TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS JOGOS E BRINCADEIRAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL: BRICANDO E APRENDENDO

Por:   •  9/2/2018  •  Dissertação  •  764 Palavras (4 Páginas)  •  391 Visualizações

Página 1 de 4

OS JOGOS E BRINCADEIRAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

NA EDUCAÇÃO INFANTIL: BRICANDO E APRENDENDO

Thaís Mendes Sabino Martins

                                 

               A educação infantil é a 1º etapa da educação básica que envolve crianças de 0 a 5 anos, a qual trabalha o desenvolvimento em seus aspectos intelectual, físico, social, psicológico. Como toda modalidade, a educação infantil é mais uma etapa importante na vida da criança, para que se tornem cidadãos engajados na sociedade.

              

Quando se trata de criança, fala-se também do lúdico que faz parte da etapa que pedagogicamente inclui no aprendizado da criança. De acordo com Araújo, (2009 ,p. 1 ):

Ensinar através de jogos é um bom começo para o professor desenvolver aulas mais interessantes, descontraídas e dinâmicas, podendo competir em igualdade de condições com inúmeros recursos que o aluno tem acesso dentro e fora da escola.        

              

Uma vez que o educador proporciona atividades lúdicas, as crianças adquirem aprendizagens que fornecem sua interação social, obtendo regras e limites tanto na escola como no seu convívio social.

              A família e a escola devem sempre estar trabalhando juntas, uma vez que o lúdico não trabalha somente com jogos e brincadeiras, mas sim com os desafios, imaginação, concentração, observação, exploração. Assim, Hellen esboça em uma de suas apostilas:

“O mundo lúdico é um mundo onde a criança está em constante exercício. É o mundo da fantasia, imaginação, faz de conta, do jogo e da brincadeira”. (Apostila, p 26).

            

         Os brinquedos também estão inseridos neste mundo cheio de aprendizagens, porque fornecem as crianças diversas aquisições, como quando se tem contato concreto, transmite aos pequenos conhecimentos que proporcionará experiências que só ampliarão no seu desenvolvimento geral.

“É enorme a influência do brinquedo no desenvolvimento de uma criança. É no brincar que a criança aprende a agir em uma esfera cognitiva, ao invés de agir em uma esfera visual externa, dependendo das motivações e tendências internas, e não por incentivos fornecidos por objetos externos.”

(Vygotsky, 1989, p.109)

               

        Entretanto, para que aconteça essa aprendizagem eficaz o educador e a família devem respeitar a faixa etária em que cada criança está, porque o mesmo se desenvolve a cada dia e os brinquedos, jogos e brincadeiras estão ligados neste processo de desenvolvimento e evolução.

       

        Kishimoto (1996) estabelece que para cada faixa etária, existe uma classificação referente aos brinquedos ,que são:

  • Brinquedos de berço: trabalha o estimulo sensorial e motor;

  • Brinquedos do faz de conta: estimula a fantasia da criança
  • Brinquedos pedagógicos: proporcionam aprendizagens diversificadas que envolvem as cores, formas, números, letras.
  • Brinquedos de construção: estimula a criatividade no meio social, na qual a criança está inserida.

                

Contudo, é essencial que o brincar faça parte da vida de toda criança, porque é brincando que aprende, adquirindo autonomia, autoestima, interação. O professor é o mediador e seus atos refletem os de seus educandos, conduzindo-os para uma aprendizagem lúdica e envolvente.

                Mas, como toda aprendizagem tem objetivo, o brincar quando não direcionado torna-se apenas um passa tempo, e a aprendizagem por meio do lúdico não é concebida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (200.5 Kb)   docx (327 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com