TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O LIXO ELETRÔNICO

Por:   •  1/6/2019  •  Seminário  •  553 Palavras (3 Páginas)  •  76 Visualizações

Página 1 de 3

DEFINIÇÃO DE E-WASTE:

É o nome dado aos resíduos sólidos resultantes da rápida obsolescência de equipamentos eletroeletrônicos. A crescente demanda por equipamentos eletroeletrônicos, sua rápida obsolescência, e a falta de legislação e fiscalização sobre sua destinação correta têm contribuído para que equipamentos ou suas partes como computadores, televisores, celulares, refrigeradores, baterias, pilhas, entre outros, sejam descartados como lixo comum. Os equipamentos eletroeletrônicos possuem metais pesados altamente tóxicos, como o mercúrio, cádmio, arsênio, cobre, chumbo, entre outros, que se forem queimados, poluem o ar, representam riscos à saúde dos coletores de lixo que os manipulam e, em contato com o solo, podem poluir o lençol freático, além de plantas, animais, e consequentemente afetar a saúde humana.

A Análise de Ciclo de Vida avalia os efeitos ambientais gerados ao longo da vida de um produto, desde os fatores primários até o descarte final, sendo uma ferramenta importante para gerar uma informação quantitativa de sustentabilidade. Conhecer o impacto ambiental de novas tecnologias, cada vez mais presentes na sociedade moderna é de suma importância. Assim, possibilidades de melhorias podem ser identificadas e desenvolvidas para aplicação em produtos futuros, substitutos e similares.

DESCARTE CRESCENTE:

A rapidez de novidades no mercado estimula as pessoas a trocarem seus celulares e/ou equipamentos eletrônicos.

CUSTO DECRESCENTE DOS PRODUTOS ELETROELETRÔNICOS:

O custo fixo médio é calculado pelo quociente entre o custo fixo total e a quantidade produzida. Por seu turno, o custo total fixo é constante para cada intervalo de produção. Em decorrência desse fato, o custo fixo médio é decrescente à medida que a produção aumenta.

POLITICA DE INCENTIVO À PRODUÇÃO:

Politica que tem como objetivo incentivos fiscais para a arrecadação de ICMS e o desenvolvimento econômico, assim crescendo de forma significativa a produção de Smartphones.

OBSOLESCENCIA PROGRAMADA:

Estratégia de empresas que programam o tempo de vida útil de seus produtos para que durem menos do que a tecnologia permite. Assim, eles se tornam ultrapassados em pouco tempo, motivando o consumidor a comprar um novo modelo.

CONSUMISMO:

Consumo desenfreado e excessivo. É o ato de comprar apenas por comprar, sem que aquela compra tenha sido devidamente planejada e necessária.

REPARABILIDADE DIFICULTOSA E CUSTOSA;

Os fabricantes programam de forma que dificultam reparos dos aparelhos quando apresentarem problemas, além do alto custo. Desta forma é mais viável fazer a troca de aparelho, empurrando ao consumidor a necessidade de compra.

Aparentemente estas duas palavras (lixo e tecnologia) não tem muito a ver uma com a outra, ou quando tem é no melhor dos sentidos, ou seja, no sentido de algum tipo de tecnologia que trate ou dê destino adequado para o lixo. Porém estou querendo me referir ao sentido ruim que, juntas, podem formar. O sentido de que a tecnologia que utilizamos todos os dias vira lixo. Porque?

Você já percebeu com que velocidade as tecnologias são substituídas (veja o exemplo dos telefones celulares e computadores);

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (37.2 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com