TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O LUGAR DOS SABERES TRADICIONAIS NA EDUCAÇÃO QUILOMBOLA: ESCOLA OU COMUNIDADE?

Artigos Científicos: O LUGAR DOS SABERES TRADICIONAIS NA EDUCAÇÃO QUILOMBOLA: ESCOLA OU COMUNIDADE?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/12/2014  •  5.388 Palavras (22 Páginas)  •  637 Visualizações

Página 1 de 22

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

FACULDADE DE EDUCAÇÃO

CURSO DE PEDAGOGIA – VESPERTINO

POLÍTICA EDUCACIONAL E DIVERSIDADE

JÚLIA BORGES CALDERONI

O LUGAR DOS SABERES TRADICIONAIS NA EDUCAÇÃO QUILOMBOLA:

ESCOLA OU COMUNIDADE?

SÃO PAULO

JUNHO DE 2013 

JÚLIA BORGES CALDERONI

O LUGAR DOS SABERES TRADICIONAIS NA EDUCAÇÃO QUILOMBOLA:

ESCOLA OU COMUNIDADE?

Trabalho apresentado como requisito de avaliação à disciplina Política Educacional e Diversidade, ministrada pela Prof.ª Drª Rosângela Pietro, no período vespertino do curso de graduação em Pedagogia da Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo.

SÃO PAULO

JUNHO DE 2013

Resumo

O presente trabalho apresenta um balanço de produções que visou, a partir de levantamento bibliográfico sobre o tema, encontrar em produções diversas, tanto de âmbito acadêmico como governamental e até em bases de um programa educativo televisivo, encontrar as relações entre os saberes tradicionais e a educação quilombola averiguando qual é o lugar destes saberes dentro dos projetos pedagógicos para quilombos. Aborda-se, a partir do que se encontrou nas produções destacadas neste, a conceituação de quilombo, bem como a definição de saberes tradicionais, o âmbito da territorialidade e suas relações com as tradições e cultura quilombola, a educação não-formal, em confronto com a educação formal, questionando-se o lugar ocupado por estes saberes tradicionais e demarcando as possíveis diferenças e semelhanças entre tais saberes e esta chamada ‘educação não-formal’, os valores civilizatórios afro-brasileiros e, por fim, a função sócio-política e econômica do saberes tradicionais para estas comunidades.

Palavras-chave: Educação quilombola; Saberes tradicionais; Políticas de diferença; Cultura; Valores civilizatórios afro-brasileiros; Quilombo; Territorialidade.

Introdução

A educação quilombola é ainda uma política nova no Brasil, bem como um campo recente de pesquisa e produção de conhecimento. A educação diferenciada de grupos minoritários e historicamente excluídos vem sendo reconhecida tanto por pesquisadores como também por órgãos governamentais, como pré-condição para a superação das desigualdades. No caso das comunidades de remanescentes de quilombos tal diferenciação se baseia principalmente em peculiaridades culturais e tradições constitutivas destas culturas de resistência (ALMEIDA; SILVA, 2010).

Simone Ramos de Almeida e Paulo Sérgio da Silva, em seu texto Saberes Tradicionais e Educação Profissional na Comunidade Quilombola do Limoeiro (2010), nos lembram das palavras de Paulo Freire:

Paulo Freire (1980) nos orienta que pensar em educação nos faz acreditar que o homem não é um ser vazio, a quem a escola ou a sociedade vai encher de conteúdos. Este ser que não é completo, é inacabado, carrega saberes, aptidões e capacidade de discernimento e de ação e constitui o fundamento de uma relação que resulta na construção de um conhecimento renovado, ressignificado estimulando o necessário diálogo entre diferentes atores sociais, como é o caso deste estudo. (p.26)

É, portanto, pertinente o aprofundamento no tema dos saberes tradicionais comunitários e suas possíveis relações com a edificação de uma educação quilombola. O objetivo deste balanço de produções é verificar na literatura encontrada se e como se dão tais relações.

Para a seleção dos textos, foi adotada inicialmente a busca nas bases de dados SciELO, teses e dissertações da Universidade de São Paulo (USP), teses e dissertações da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp) e teses e dissertações da Universidade de Campinas (Unicamp), utilizando-se das palavras-chave “educação quilombola” e “saberes tradicionais”. Foram localizadas nesta busca apenas três produções no SciELO, que uma vez verificadas se provaram não-pertinentes ao trabalho, pois tratavam de outras áreas; a saber Economia, Antropologia e Saúde. Foi então feita uma segunda busca nestas bases de dados, mantendo-se como palavras-chave “educação quilombola” e adicionando-se “cultura”. Mais uma vez nada pertinente foi encontrado.

Foi então feita uma busca no Google Acadêmico , com o primeiro conjunto de palavras-chave e desta vez dezessete resultados, entre artigos, teses, dissertações, entre outras modalidades de produções foi encontrada. Após feita uma triagem, através da leitura de resumos e introduções desses resultados e verificação da aproximação com o recorte objetivado nesta análise (muitos dos textos encontrados apenas citavam os temas “educação quilombola” e/ou “saberes tradicionais”, não sendo desta forma material interessante para este balanço, outros chegavam a tratar o tema, mas de forma tangencial), chegou-se às produções que baseiam este documento.

Escolha de produções

As oito produções escolhidas foram selecionadas por fazerem dialogar, em alguma medida, o tema dos saberes tradicionais com a educação quilombola, seja esta formal ou não-formal. Uma fonte inesperada foi encontrada no Boletim 10 do programa Salto para o Futuro, da rede TV escola , gerenciado pela Secretaria de Educação à Distância. Tal boletim, composto por textos de professores e pesquisadores de referência na área, foi a base para uma série sobre Educação Quilombola que foi ao ar em 2007. Pela pertinência de tal boletim ao tema, foram selecionados deste 4 textos para este balanço. Posteriormente três destes foram encontrados citados como referência em outro texto deste balanço: “Orientações Curriculares Para Educação Escolar Quilombola”, da Secretaria do Estado de Educação do Mato Grosso (SEDUC), escrito por Ângela Maria dos Santos e João Bosco da Silva (s/d).

Procurou-se abranger diferentes tipos de produção,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.9 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com