TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escola Comunidade

Dissertações: Escola Comunidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2015  •  258 Palavras (2 Páginas)  •  799 Visualizações

Página 1 de 2

A participação efetiva da comunidade na gestão escolar é um dever e de responsabilidade da escola. A integração da escola e comunidade é de fundamental importância e traz inúmeras vantagens na busca de qualidade para a educação, porém reconhece-se que há inúmeros obstáculos em relação a essa integração. Mesmo assim, a escola deve promover essa integração desde o início para que a comunidade participe do funcionamento da escola.

INTRODUÇÃO

A escola constitui-se como espaço plural e diversificado destinado à servir a comunidade,

Muito tem se falado sobre a necessidade e importância da prática comunidade na escola. Nos últimos anos propostas de participação de pais e da comunidade escolar na gestão da escola se intensificaram. Nesta direção, podemos afirmar que a participação da comunidade na escola é uma prática indispensável para uma educação de qualidade.

Ancorada na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e na constituição de 1988 as escolas têm a obrigação de se articular com as famílias e os pais e a comunidade têm direito a ter ciência do processo pedagógico, bem como de participar da gestão das escolas.

Conscientizar, estimular e buscar os mais variados meios para que a comunidade possa criar o hábito de participar da gestão escolar, percebendo o quanto a comunidade é importante no processo Ensino Aprendizagem do aluno, propor alteração no Projeto Político Pedagógico com o intuito de melhorar o processo ensino aprendizagem, criar momentos de integração entre pais, alunos e comunidade escolar, mostrando-lhes o quanto eles são importantes na vida escolar de seus filhos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com