TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O MEMORIAL DO 3º MÓDULO DA PRATICA PROFISSIONAL PEDAGÓGICA

Por:   •  2/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.276 Palavras (14 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

DISCIPLINA: Orientação e Sistematização da Prática Profissional – Etapa II

SEMESTRE: 2017-1

CURSO: Secretaria Escolar

PROFESSORAS: Regina Celia da Silva Reis e Ildoana Paz Oliveira

NOME DO ALUNO: Diego Salustriano da Silva

MEMORIAL DO 3º MÓDULO DA PRATICA PROFISSIONAL

BARRA DO CORDA

2017


Diego Salustriano da Silva

 

 

 

 

 

MEMORIAL DO 3º MÓDULO DA PRATICA PROFISSIONAL PEDAGÓGICA

Memorial apresentado a disciplina de Orientação e Sistematização da Prática Profissional, como requisito de obtenção de nota do terceiro módulo do curso de Secretaria escolar do Programa Profuncionário.

 

                                                            Orientadora: Ildoana Paz Oliveira e Regina Silva

 

 

 

Barra do Corda

2017


[pic 2]

“Que os vossos esforços desafiem as impossibilidades, lembrai-vos de que as grandes coisas do homem foram conquistadas do que parecia impossível.”


(Charles Chaplin)

[pic 3]


SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        4

2. DESCRIÇÕES DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NA PPS        6

2.1 Gestão da Educação Escolar        6

2.2 Gestão Democrática nos Sistemas e na Escola        7

2.3 Legislação Escolar        9

2.4 Homem, Trabalho Escolar e Teorias Administrativas        10

3. CONCLUSÃO        13

REFERÊNCIAS        14


1. INTRODUÇÃO[pic 4]

As atividades de pratica profissional pedagógica foram realizadas na escola Unidade Integrada Isabel Cafeteira, no período de 02 abril até 08 de julho de 2017, sendo esta etapa de suma para o aprimoramento do conhecimento estudado durante o modulo 03 do curso de secretaria escolar. Durante a realização das atividades na escola houve a contribuição da direção e coordenação durante todo o processo de realização das atividades, os professores quando procurados responderam os questionários e os pais e alunos também se dispuseram a contribuir com as atividades.

Entre as primeiras disciplinas a serem vistas deste módulo estudamos a Gestão da Educação Escolar, na qual foram abordadas as diferentes concepções da administração capitalista, destacando a especificidade da gestão educacional, seus desdobramentos, limites e possibilidades, no que concerne aos atuais processos de organização e gestão.

Na disciplina de Gestão Democrática nos Sistemas e na Escola foi possível refletir sobre uma parte importante da prática social da educação: a gestão democrática no sistema de ensino e na escola.

Nos estudos de Legislação Escolar veremos tanto os preceitos legais que regem o fazer administrativo escolar quanto como ferramenta de consulta para seus executores. E por fim na disciplina Homem, Trabalho Escolar e Teorias Administrativas será possível analisar a escola como organização, considerando as contribuições das principais teorias administrativas e sua especificidade como organização responsável pela sistematização do saber.

Este memorial apresentará um levantamento dos conhecimentos adquiridos no 3° módulo do curso de Secretaria Escolar, bem como conceitos fundamentais estudados durante esse período.


2. DESCRIÇÕES DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NA PPS

2.1 Gestão da Educação Escolar

Professor: Edlena Tereza Silva Lago

Nesta disciplina foram analisados os limites e as possibilidades de construção de processos de participação que contribuam para o repensar da gestão da educação e da escola pública no país, envolvendo os diferentes sujeitos da comunidade local e escolar: estudantes, professores, funcionários, pais, equipe gestora e comunidade, dando ênfase ao papel dos funcionários da educação.

O modelo de gestão democrática tem sido implementado aos poucos na escola em que trabalho, onde as decisões e ações são compartilhadas entre os segmentos da escola. Visto que é cada vez mais difícil coordenar uma escola com poucas pessoas e que o poder centralizado não tem dado os resultados esperados, o conselho escolar tem agido para garantir a participação de todos na gestão da escola. Os debates realizados para chegar a um consenso são a maior riqueza que um trabalho coletivo pode ter.

        No entanto percebe-se que as reuniões não são tão frequentes, onde seria necessário que mensalmente os gestores, professores e funcionários se reunissem para fazer o planejamento e avaliar as ações pedagógicas ou pelo menos que houvesse reuniões bimestrais com o Conselho de Escola - formado por alunos, pais e professores.  Mesmo não havendo essas reuniões a direção está sempre disposta a receber dicas, reclamações e proporcionar uma interação com toda a comunidade escolar.

A escola é uma instituição com papel essencial na sociedade. O compromisso da escola em nossas vidas vai além de somente ensinar conteúdos e intermediar a entrada no vestibular. A escola traz junto de seus objetivos a formação do caráter, valores e princípios morais, que direcionará o aluno a utilizar os conhecimentos aprendidos de maneira eficaz, para que sejam aplicados em favor da sociedade e de uma realidade melhor para todos. para que esse objetivo seja alcançado a escola deve formar cidadãos críticos e conscientes para a sociedade, educar os alunos pensando no futuro social que os aguarda, reforçando que isto só pode ser feito quando família e escola trabalham juntos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.8 Kb)   pdf (374.5 Kb)   docx (140.2 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com