TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Material de Estudo Projeto

Por:   •  4/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  876 Palavras (4 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

NOME DA FACULDADE

LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

NOME ALUNO/s

(alunos em ordem alfabética)

TÍTULO DO TRABALHO

Educação infantil a Distância: um barco sem rumo?

CIDADE – PB

2020

NOME ALUNO/s

(alunos em ordem alfabética)

TÍTULO DO TRABALHO 

Educação a Distância na Educação Infantil: um barco sem rumo?

Projeto Pedagógico referente à Disciplina Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Uniesp Centro Universitário, como requisito comprobatório das atividades desenvolvidas no Componente Curricular.

Docente: Profa. Dra. Lívia Poliana Santana Cavalcante

CIDADE – PB

2020

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO

    O presente projeto vem trazer à Educação a Distância na Educação Infantil: um barco sem rumo? Como uma forma reflexiva e mostrar, como a Educação Infantil adaptou-se nesse momento de pandemia dando um no resinificado, aos trabalhos com esse público.

   É de suma importância ressaltar que a história da Educação à distância no Brasil, não é recente. A mesma existe há pelo menos 80 anos e inicia-se ao longo da história com o surgimento do serviço de rádio-difusão do Ministério da Educação como objetivo de promover a alfabetização, passando para a utilização dos materiais sendo enviados aos alunos do Instituto Universal Brasileiro via correio e mais tarde sendo veiculado através das câmeras de televisão do tele-curso 1º e 2º graus da fundação Roberto Marinho. Dessa maneira é importante destacar que com a LDB – Lei de diretrizes e Bases da Educação- em 1996, os cursos de modalidade a distância passaram a ser incentivados segundo o Art. 8º: O Poder Público incentivará o desenvolvimento e a veiculação de programas de ensino a distância, em todos os níveis e modalidades de ensino, e de educação continuada (BRASIL, 1996).

      Na visão de Freire a tecnologia não era a solução para a Educação, pois não podia mudar sozinha, mas muitas coisas ela poderia fazer. A Educação a distância está inserida na sociedade da informação. Atualmente as pessoas têm mais possibilidades de ingresso as Universidades, e atualmente existiu a necessidade de uma forma ou de outra, que todos fossem inseridos aos meios tecnológicos, mesmo sem nenhuma formação inicial, principalmente nas escolas de Educação Infantil.

       Observa-se´, e é importante destacar que nos cursos em EaD, os alunos podem contar com vários recursos disponíveis no ambiente de aprendizagem virtual: vídeos das tele aulas, apostilas digitalizadas, fórum, chats e entre outros e ainda podem contar com a mediação dos professores tutores a distância e presenciais. Com toda esta riqueza de materiais, e este para obter sucesso se faz necessário a reflexão sobre sua autonomia, responsabilidade, senso de organização e compromisso. Sem estes atributos, o aluno corre o risco de perder o ritmo, e se perder ao longo do curso. Dessa maneira, a adaptação ao que se refere a Educação Infantil, fez-se necessária, sendo assim necessário utilizar diversos meios e aplicativos para que a criança mantivesse o vínculo entre o professor-aluno e principalmente com a família.

     Entretanto é imprescindível destacar que: “A Educação pode ser em qualquer lugar e em qualquer tempo”, hoje esta ideia defendida por Freire se transportamos para a esfera da Educação a distância, onde a dialética educacional ocorre rompendo a barreira do espaço temporal e geográfico. A escola ultrapassa a barreira concreta de suas paredes. E segundo Aquino:

O uso dessas tecnologias reflete uma nova forma de aprendizagem por meio da interação multimídia e da comunicação entre pessoas. Especificamente, com esta segunda, a partir do advento da internet, expande-se o processo educativo para além dos muros das escolar e das universidades com a modalidade de ensino a distância. As tecnologias podem ser utilizadas também como espaço de luta.(AQUINO, 2009, p.4)

  É importante perceber que nesta modalidade de Educação à distância o aluno, durante seu transcurso, aprende a não esperar por respostas prontas, é estimulado e motivado a pesquisar, procurar soluções, e interagir com os outros alunos. Em relação a educação infantil não é diferente. É de fundamental importância a mediação do professor nas aulas online ou na gravação dos vídeos que dão direcionamentos as crianças para o que fazer e dessa forma os pais também tem um papel fundamental na execução das atividades propostas.

        Portanto, o mais importante na Educação Infantil em meio a essa Pandemia e manter o vínculo entre as famílias e os alunos. Partindo da própria BNCC que diz que a educação infantil “têm o objetivo de ampliar o universo de experiências, conhecimentos e habilidades dessas crianças, diversificando e consolidando novas aprendizagens, atuando de maneira complementar à educação familiar”, em outro trecho reforça ainda dizendo “ para potencializar as aprendizagens e o desenvolvimento das crianças, a prática do diálogo e o compartilhamento de responsabilidades entre a instituição de Educação Infantil e a família”, portanto cabe nossa reflexão acerca de que escola e família devem caminhar juntas, uma completando a outra, potencializando assim as aprendizagens. Diálogo é a chave nesse momento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (83.5 Kb)   docx (18.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com