TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Memorial Equipamentos e Materiais Didáticos

Por:   •  24/10/2019  •  Relatório de pesquisa  •  456 Palavras (2 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 2

PROFUNCIONÁRIO – TÉCNICO EM INFRAESTRUTURA ESCOLAR

COORDENADORA: PRISCILA GOBETI

ALUNO: RONIVALDO MARQUES PINTO

MEMORIAL: EQUIPAMENTOS E MATERIAIS DIDÁTICOS

        Neste módulo tivemos a oportunidade de conhecer os materiais e os equipamentos didáticos em uso nas escolas brasileiras, bem como o conceito de didática, que por sua vez pode ser conhecido como uma disciplina de pedagogia, onde se estuda todo os componentes do processo, e de outro lado é a que considera a didática sendo um conjunto de princípios e técnicas utilizadas no ensino regular, como normas gerais para o trabalho docente.

        Aprendemos como utilizar melhor as técnicas e métodos de ensino, juntamente com estratégia, onde cada um com seu conceito e diferenças básicas. Assim, o método é como iremos fazer determinadas coisas para chegar a tal fim, já a técnica é o tipo de saber que iremos empregar na realização do método escolhido, já a estratégia significa organizar os recursos disponíveis que melhor se encaixa com o seu objetivo.

        Seguindo no segundo livro, estudamos os equipamentos e materiais didáticos, que são todo e qualquer recurso utilizado em um procedimento de ensino, visando à estimulação do aluno e à sua aproximação do conteúdo, como por exemplo, os mapas e globo para ensinar a disciplina de geografia, mas também podem ser um cartaz, revistas, discos, computador, mural, entre outros, todos com a finalidade de ajudar o professor na transmissão do conhecimento para o aluno.

Tive a oportunidade de conhecer a lista dos equipamentos didáticos mais conhecidos no Brasil, dentre os 39 na lista citarei os 10 primeiros: álbum seriado, cartazes, computador, data show, desenhos, diorama, disco, DVD, episcópio, e o Filme, mas o mais conhecido e antigo dentre os materiais didáticos com certeza é o quadro de giz, ou quadro negro, ou lousa.

Não poderia deixar de mencionar o mimeógrafo, aquele equipamento que reproduza material impresso, ao me referir deste equipamento é como que estivesse sentindo o cheirinho de álcool que exala quando em funcionamento e nas folhas já impressas. Estes que utilizam álcool são das versões mais antigas e podem ser que nem todas as crianças os conheçam, mas que faz lembrar o tempo de escola e bate boas lembranças.

Em seguida conhecemos a melhor forma de deixar a sala de aula bem produtiva e aconchegante para um melhor aprendizado, com distribuição adequada dos equipamentos didáticos e também com a organização das carteiras dos alunos, tudo devem estar em sintonia para que não seja apenas um objeto sem função em sala. No texto nos dá um direcionamento de quais equipamentos devem estar presente nos diversos ambientes da escola, como sala de ciências, sala de história, sala de matemática, sala de artes visuais.                                                

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (40.9 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com